dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Vieira, Andréa Reis |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T23:23:44Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T23:23:44Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Andréa Reis. Enturmações diferenciadas no ensino fundamental: as turmas de projeto no Rio de Janeiro e outras experiências. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11255 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Enturmações diferenciadas no ensino fundamental : as turmas de projeto no Rio de Janeiro e outras experiências |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Inês G. F. Marcondes de |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cycles |
pt_BR |
dc.subject.en |
Differentiated insertion into classes in elementary school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Project groups |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The dissertation aimed to analyze the proposals differentiated insertion into classes,
identify their goals , especially in network design classes in Rio de Janeiro , seeking
to present its characteristics, understand the pedagogical concepts that guide and
identify how the project team is perceived in a school by the people who interact with it . The survey was conducted in the municipal school everyday that I work , where I realized that the Municipal Network project groups of the Rio de Janeiro Education are not part of the school's overall planning . These classes are in school , but pedagogical orientation is not part of it , since all of this guidance is developed and monitored by the institutions Instituto Ayrton Senna and the Roberto Marinho Foundation , which are agreements the Municipal Department of Education . This study examined the different ways that school groups have taken in trying to cope with the learning differences that happen to children and adolescents. The regroupings , in the proposal of the Municipal Education Network of Rio de Janeiro, are proposed with the intention of minimizing the problems of rejection , evasion and distortion age / education , seeking to combat the high repetition rates . To develop the study, we adopted the qualitative research that took the form of case study. The research allows us to understand the differentiated insertion into classes in the
proposal of the Municipal of Rio de Janeiro Education were created by the need to
minimize the educational problems that affect public education for decades , with the
goal of providing quality education for their students. The project groups exert a
contradictory view in schools , because while receive students who , for various
reasons, meet with discrepancy in age / education and provide the acceleration of
their learning , they also cause the exclusion of students within the school because
the they withdraw from their original groups to build a new class with students who
have a history of school failure , labeling them and reaffirming the selectivity that
characterizes the school. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação teve por objetivos analisar as propostas de enturmações diferenciadas, identificar seus objetivos, em especial nas turmas de projeto da rede do Rio de Janeiro, buscando apresentar suas características, compreender as concepções pedagógicas que as orientam e identificar como a turma de projeto é percebida em uma escola pelos sujeitos que com ela interagem. A pesquisa foi realizada no cotidiano da escola municipal em que trabalho, onde percebo que as turmas de projeto da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro não fazem parte do planejamento global da escola. Essas turmas estão na escola, mas a orientação pedagógica não faz parte dela, uma vez que toda esta orientação é elaborada e fiscalizada pelas instituições Instituto Ayrton Senna e Fundação Roberto Marinho, que são conveniadas à Secretaria Municipal de Educação. Este trabalho verificou as diferentes formas que os agrupamentos escolares têm tomado na tentativa de dar conta das diferenças de aprendizagem que acontecem com crianças e adolescentes. Os reagrupamentos, na proposta da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, são propostos com a intenção de minimizar os problemas relativos à reprovação, evasão e distorção idade/escolarização, buscando combater as elevadas taxas de repetência. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa que assumiu a forma de estudo de caso. A pesquisa permitiu compreender que essas enturmações diferenciadas na proposta da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro foram criadas pela necessidade de minimizar os problemas educacionais que afetam o ensino público há décadas, com o objetivo de proporcionar educação de qualidade para seus alunos. As turmas de projeto exercem uma visão contraditória nas escolas, pois ao mesmo tempo em que acolhem os alunos que, por motivos variados se encontram com defasagem idade/escolaridade e proporcionam a aceleração da sua aprendizagem, elas também causam a exclusão desses alunos dentro da escola, pois os retiram de suas turmas originais para construírem uma nova turma com alunos que possuem histórico de fracasso escolar, rotulando-os reafirmando a seletividade que caracteriza a escola. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enturmações diferenciadas no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Turmas de projeto |
pt_BR |