DSpace Repository

Escola de aprendizes marinheiros : uma educação para as camadas populares na marinha do Brasil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.author Prates, Regis Fernando Ferreira
dc.date.accessioned 2018-03-06T23:24:13Z
dc.date.available 2018-03-06T23:24:13Z
dc.date.issued 2015-06
dc.identifier.citation RATES, Regis Fernando Ferreira. Escola de aprendizes marinheiros: uma educação para as camadas populares na marinha do Brasil. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11256
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/08. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Escola de aprendizes marinheiros : uma educação para as camadas populares na marinha do Brasil pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.referee Nascimento, Álvaro Pereira do
dc.contributor.referee Costa, Nailda Marinho da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en School of Sailors Apprentices pt_BR
dc.subject.en Education / History of Education pt_BR
dc.subject.en Experience pt_BR
dc.subject.en Popular layers pt_BR
dc.subject.en Nineteenth century pt_BR
dc.description.abstracten The Master's thesis here present a work that seeks make a historical reflection about kind of education available to members of the lower classes of Brazil in the second half of the nineteenth century. Education was happening in the military space in Navy of Brazil – School of Sailors Apprentices. The study of this character education institution maintained by the State at the time of the Empire (and also in the Republic), search of his intentions, broaden the approach of possibilities on Education and its offering throughout the history. For observe this type of education available to the poorest, we elected three ongoing processes in the nineteenth century in trying to understand the role of this institution in that context. It is the formation of the Brazilian Navy, the end of slave labor and the debate about education. The sources consulted in the development of the research were the Navy Ministry reports, the subsidies to the maritime history of Brazil, the Maritime Magazine Brazileira and B5 Fund - Series Navy of the National Archives. Part of notes made in this work were based on analytical tools minted by the British historian Edward Palmer Thompson, among which we highlight the category experience. With this research we tried to identify the importance of apprentices Sailors schools in the country's life and the lives of the boys who joined them. We try, in this research, reveal the movement of some individuals coming from the lower strata of the Brazilian society front of the request of the state entering the military world and how moved within the state as part of the Navy in the late nineteenth century. The lack of opportunities, especially education at the end of the Empire, was one of the main reasons for this survey. The School for Sailors was a space that provided military education as a mode of education for the poor. Our intention in this research, in addition to only record this experience, was raising what conditions this type of education being offered. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente Dissertação de Mestrado é um trabalho que procura realizar uma reflexão histórica a respeito de um tipo de educação disponível aos membros das camadas populares do Brasil, na segunda metade do século XIX. Educação essa, que acontecia em um espaço militar, na Marinha do Brasil - nas Escolas de aprendizes Marinheiros. O estudo sobre esta instituição de caráter educativo, mantido pelo Estado na época do Império (e também na República), busca entre suas intenções, ampliar as possibilidades de abordagem sobre a Educação e sua oferta ao longo da história do país. Para observar essa modalidade de educação disponível aos mais pobres, elegemos três processos em curso no século XIX, na tentativa de compreender a atuação dessa instituição naquele contexto. Trata-se da formação da Marinha brasileira, o término do trabalho escravo e o debate sobre educação. As fontes consultadas para o desenvolvimento da pesquisa foram os Relatórios do Ministério da Marinha, os Subsídios para a história marítima do Brasil, a Revista Marítima Brazileira e o Fundo B5 - Série Marinha do Arquivo Nacional. Parte dos apontamentos realizados nesse trabalho foram fundamentados por ferramentas analíticas cunhadas pelo historiador britânico Edward Palmer Thompson, dentre elas, destacamos a categoria experiência. Com essa investigação procurou-se identificar a importância das Escolas de Aprendizes Marinheiros na vida do país e na vida dos meninos que nelas ingressaram. Tentamos, nessa pesquisa, desvelar o movimento de alguns sujeitos oriundos das camadas baixas da sociedade brasileira frente à solicitação do Estado para o ingresso no universo militar e como se movimentaram dentro do Estado, fazendo parte da Marinha no final do século XIX. A ausência de oportunidades, sobretudo de educação, no final do Império, foi uma das principais razões que justificam a realização dessa pesquisa. A Escola de Aprendizes Marinheiros foi um espaço que disponibilizou a educação militar como uma modalidade de educação para a população pobre. Nossa intenção nessa pesquisa, para além de somente registrar essa experiência, foi levantar em que condições essa modalidade de educação estava sendo ofertada. pt_BR
dc.subject.pt Escola de Aprendizes Marinheiros pt_BR
dc.subject.pt Educação/ História da Educação pt_BR
dc.subject.pt Experiência pt_BR
dc.subject.pt Camadas Populares pt_BR
dc.subject.pt Século XIX pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|