DSpace Repository

Função exponencial natural [exp(x)] e número: uma proposta de abordagem através de aplicações cotidianas e curiosidades

Show simple item record

dc.contributor.advisor Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.author Lima, Mário Cesar Martins de
dc.date.accessioned 2018-03-06T23:38:17Z
dc.date.available 2018-03-06T23:38:17Z
dc.date.issued 2016-07-23
dc.identifier.citation LIMA, Mário Cesar Martins de. Função exponencial natural [exp(x)] e número [e]: uma proposta de abordagem através de aplicações cotidianas e curiosidades. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11257
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Função exponencial natural [exp(x)] e número: uma proposta de abordagem através de aplicações cotidianas e curiosidades pt_BR
dc.title.alternative pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Pereira, Orlando dos Santos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Exponential functions pt_BR
dc.subject.en High School pt_BR
dc.subject.en Didactic sequence pt_BR
dc.subject.en Contextualization pt_BR
dc.subject.en Applications pt_BR
dc.description.abstracten This paper aims to present a different and innovative proposition on the approach of exponential functions, as well as natural exponential functions for High School. With a didactic sequence of lessons, motivated by contextualization and interesting and challenging applications, the objective is to provide the reader a new parameter of knowledge transmission, keeping in the intention to arouse the students attention, by fleeing from the pure and abstract concepts and, in consequence, improving the teaching and learning process, not leaving the rigor and mathematical formalism in secondary plan. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O trabalho possui o objetivo de apresentar uma proposta diferente e inovadora da abordagem dos conteúdos de funções exponenciais, bem como as funções exponenciais naturais para o Ensino Médio. Através de uma sequência didática de aulas, motivadas por contextualizações e aplicações interessantes e desafiadoras, procura-se proporcionar ao leitor um novo parâmetro de transmissão de ensinamentos, tendo a intenção de despertar o interesse do discente, fugindo dos conceitos puros e abstratos e, por consequência, melhorar o processo de ensino-aprendizagem, sem deixar o rigor e formalismo matemático em plano secundário. pt_BR
dc.subject.pt Funções exponenciais pt_BR
dc.subject.pt Matemática (Ensino médio) pt_BR
dc.subject.pt Matematica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|