dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Lins, Luiz Felipe |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T19:25:42Z |
|
dc.date.available |
2018-03-07T19:25:42Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
LINS, Luiz Felipe. Resignificando da Matemática na educação pública da cidade do Rio de Janeiro: um novo projeto de vida para os alunos. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11264 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Resignificando a Matemática na educação pública da cidade do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um novo projeto de vida para os alunos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Rangel, Letícia Guimarães |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Rangel, Letícia Guimarães untranslated |
|
dc.contributor.referee |
Cambrainha, Michel |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Olympics of Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical Games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching Practices in Mathematics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The current work deals with some teaching practices which were developed with students from a public municipal school in the city of Rio de Janeiro that had a great influence on the results achieved by these students in the Olympics of Mathematics. It was presented an abstract of my professional path, the origin of this research and challenges I had to fight to implement this methodology. From these methodological proposals, two are teaching sequences which were accomplished during the Mathematics classes that can be reproduced in other schools and with other groups of students. The other two are suggestions to use games as playful tools that benefit the building and the fixation of mathematical concepts. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho apresenta algumas práticas didáticas utilizadas com alunos de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro que tiveram grande influência nos resultados obtidos pelos alunos nas Olimpíadas de Matemática. É apresentado um resumo da trajetória profissional do autor, a origem desse trabalho e os desafios enfrentados para desenvolver essas atividades. Dessas propostas metodológicas, duas são sequências didáticas que foram realizadas na disciplina de matemática e que podem ser reproduzidas em outras escolas e com outros grupos de alunos. As outras duas são sugestões para utilizações de jogos como ferramenta lúdica de aprendizagem que favoreçam a construção e a fixação de conceitos matemáticos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos no ensino da Matemática |
pt_BR |