DSpace Repository

Resignificando a Matemática na educação pública da cidade do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Lins, Luiz Felipe
dc.date.accessioned 2018-03-07T19:25:42Z
dc.date.available 2018-03-07T19:25:42Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation LINS, Luiz Felipe. Resignificando da Matemática na educação pública da cidade do Rio de Janeiro: um novo projeto de vida para os alunos. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11264
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Resignificando a Matemática na educação pública da cidade do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative um novo projeto de vida para os alunos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rangel, Letícia Guimarães
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Rangel, Letícia Guimarães untranslated
dc.contributor.referee Cambrainha, Michel
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Mathematical Education pt_BR
dc.subject.en Olympics of Mathematics pt_BR
dc.subject.en Mathematical Games pt_BR
dc.subject.en Teaching Practices in Mathematics pt_BR
dc.description.abstracten The current work deals with some teaching practices which were developed with students from a public municipal school in the city of Rio de Janeiro that had a great influence on the results achieved by these students in the Olympics of Mathematics. It was presented an abstract of my professional path, the origin of this research and challenges I had to fight to implement this methodology. From these methodological proposals, two are teaching sequences which were accomplished during the Mathematics classes that can be reproduced in other schools and with other groups of students. The other two are suggestions to use games as playful tools that benefit the building and the fixation of mathematical concepts. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho apresenta algumas práticas didáticas utilizadas com alunos de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro que tiveram grande influência nos resultados obtidos pelos alunos nas Olimpíadas de Matemática. É apresentado um resumo da trajetória profissional do autor, a origem desse trabalho e os desafios enfrentados para desenvolver essas atividades. Dessas propostas metodológicas, duas são sequências didáticas que foram realizadas na disciplina de matemática e que podem ser reproduzidas em outras escolas e com outros grupos de alunos. As outras duas são sugestões para utilizações de jogos como ferramenta lúdica de aprendizagem que favoreçam a construção e a fixação de conceitos matemáticos. pt_BR
dc.subject.pt Matematica pt_BR
dc.subject.pt Jogos no ensino da Matemática pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|