dc.contributor.advisor |
Gubernikoff, Carole |
|
dc.contributor.author |
Michailowsky, Alexei Figueiredo |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T20:09:08Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-07T20:09:08Z |
|
dc.date.issued |
2014-03 |
|
dc.identifier.citation |
MICHAILOWSKY, Alexei Figueiredo. Tecnologias eletrônicas no projeto PRISMA (1984-7). x, 234 p. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66818>. Acesso em: 7 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11276 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2014/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-‐1987) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Electronic Technologies in the Prisma Project (1984-7). |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Merhy, Silvio |
|
dc.contributor.referee |
Carneiro, Marcelo |
|
dc.contributor.referee |
Palombini, Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Lazzetta, Fernando |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
popular electronic music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian popular music |
pt_BR |
dc.subject.en |
synthesizers |
pt_BR |
dc.subject.en |
MIDI |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
music performance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This doctorate dissertation investigates the use of electronic technologies in the Prisma Project, a
musical enterprise held between 1984 and 1987 by a group of musicians and technicians led by
keyboardist César Camargo Mariano with the main purpose of recording and performing
instrumental Brazilian music with synthesizers and MIDI technologies, under varied perspectives.
Presents the history of the project, discussing instrumental Brazilian popular music as a stable
musical tradition and possibilities of destabilization due to the insertion of electronic sounds.
Analyzes a selection of themes whose listening reflects peculiarities resulting from the use of
electronic tools, through listening and sound analysis software image visualization, focusing on
their respective recordings as ultimate and complete scores. From photographs and motion pictures,
it approaches the influence of electronic technologies on live performance in Prisma, counterposing
the act of playing musical instruments in real time to controlling automatic performances with the
help of sequencers on stagecraft. Considering the general aspects of performance and defining two
specific models adopted by influent electronic musicians in the early eighties, it discusses the roles
of machines and musicians in the concerts of the group. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese investiga do uso das tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma, desenvolvido entre 1984 e
1987 por um grupo de músicos e profissionais técnicos liderados pelo tecladista César Camargo
Mariano para produzir música popular brasileira instrumental com sintetizadores e tecnologias
MIDI, sob diferentes perspectivas. Apresenta um histórico do projeto, discutindo a música brasileira
instrumental e as possíveis situações de desestabilização no repertório do grupo através da inserção
de sons eletrônicos. Analisa uma seleção de temas cuja audição evidencia peculiaridades
decorrentes do uso das ferramentas eletrônicas, por intermédio da escuta e da visualização de
imagens de softwares de análise sonora, focalizando os fonogramas enquanto partitura. A partir de
fotografias e filmagens dos espetáculos, aborda a influência das tecnologias eletrônicas na
performance do Prisma, contrapondo a execução de instrumentos musicais em tempo real e o
controle de execuções automatizadas com intermédio de dispositivos sequenciadores no
planejamento cênico. Considerando os aspectos gerais da performance e caracterizando dois
modelos específicos adotados por músicos eletrônicos influentes no início dos anos 80, discute o
papel das máquinas e dos instrumentistas nas apresentações do grupo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música eletrônica popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música popular brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
sintetizadores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
MIDI |
pt_BR |
dc.subject.pt |
análise musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performance musical |
pt_BR |