DSpace Repository

Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-­‐1987)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gubernikoff, Carole
dc.contributor.author Michailowsky, Alexei Figueiredo
dc.date.accessioned 2018-03-07T20:09:08Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-07T20:09:08Z
dc.date.issued 2014-03
dc.identifier.citation MICHAILOWSKY, Alexei Figueiredo. Tecnologias eletrônicas no projeto PRISMA (1984-7). x, 234 p. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66818>. Acesso em: 7 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11276
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2014/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-­‐1987) pt_BR
dc.title.alternative Electronic Technologies in the Prisma Project (1984-7). pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Merhy, Silvio
dc.contributor.referee Carneiro, Marcelo
dc.contributor.referee Palombini, Carlos
dc.contributor.referee Lazzetta, Fernando
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en popular electronic music pt_BR
dc.subject.en Brazilian popular music pt_BR
dc.subject.en synthesizers pt_BR
dc.subject.en MIDI pt_BR
dc.subject.en musical analysis pt_BR
dc.subject.en music performance pt_BR
dc.description.abstracten This doctorate dissertation investigates the use of electronic technologies in the Prisma Project, a musical enterprise held between 1984 and 1987 by a group of musicians and technicians led by keyboardist César Camargo Mariano with the main purpose of recording and performing instrumental Brazilian music with synthesizers and MIDI technologies, under varied perspectives. Presents the history of the project, discussing instrumental Brazilian popular music as a stable musical tradition and possibilities of destabilization due to the insertion of electronic sounds. Analyzes a selection of themes whose listening reflects peculiarities resulting from the use of electronic tools, through listening and sound analysis software image visualization, focusing on their respective recordings as ultimate and complete scores. From photographs and motion pictures, it approaches the influence of electronic technologies on live performance in Prisma, counterposing the act of playing musical instruments in real time to controlling automatic performances with the help of sequencers on stagecraft. Considering the general aspects of performance and defining two specific models adopted by influent electronic musicians in the early eighties, it discusses the roles of machines and musicians in the concerts of the group. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese investiga do uso das tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma, desenvolvido entre 1984 e 1987 por um grupo de músicos e profissionais técnicos liderados pelo tecladista César Camargo Mariano para produzir música popular brasileira instrumental com sintetizadores e tecnologias MIDI, sob diferentes perspectivas. Apresenta um histórico do projeto, discutindo a música brasileira instrumental e as possíveis situações de desestabilização no repertório do grupo através da inserção de sons eletrônicos. Analisa uma seleção de temas cuja audição evidencia peculiaridades decorrentes do uso das ferramentas eletrônicas, por intermédio da escuta e da visualização de imagens de softwares de análise sonora, focalizando os fonogramas enquanto partitura. A partir de fotografias e filmagens dos espetáculos, aborda a influência das tecnologias eletrônicas na performance do Prisma, contrapondo a execução de instrumentos musicais em tempo real e o controle de execuções automatizadas com intermédio de dispositivos sequenciadores no planejamento cênico. Considerando os aspectos gerais da performance e caracterizando dois modelos específicos adotados por músicos eletrônicos influentes no início dos anos 80, discute o papel das máquinas e dos instrumentistas nas apresentações do grupo. pt_BR
dc.subject.pt música eletrônica popular pt_BR
dc.subject.pt música popular brasileira pt_BR
dc.subject.pt sintetizadores pt_BR
dc.subject.pt MIDI pt_BR
dc.subject.pt análise musical pt_BR
dc.subject.pt performance musical pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|