dc.contributor.advisor |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.author |
Souza, Schneider Ferreira Reis de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T20:09:16Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-07T20:09:16Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Schneider Ferreira Reis de. A video game music na internet: nostalgia e estética no Youtube. viii,158f.; 30cm. Tese (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=70616>. Acesso em: 7 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11277 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2014/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A video game music na internet: nostalgia e estética no youtube |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Video game music in the internet: nostalgia and aesthetics on Youtube |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Video Game Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
field research |
pt_BR |
dc.subject.en |
virtual ethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
YouTube |
pt_BR |
dc.subject.en |
nostalgia |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The mais goal of this dissertation is to show a research about VGM on YouTube. Two issues stand out: (1) the nostalgia that fans of VGM feel when they listen to this kind of music; and (2) the aesthetic pleasure they feel when listening to it. This qualitative research used virtual ethnography as the main method. It were selected four channels of YouTube Brazilians fans of VGM, which produced video content of this music. The research demonstrated that the virtual space is not a problem for listeners and musicians of this music. Instead, it is understood as an easier way to share and have access to VGM. With the field research, it was possible to notice that the majority of songs played by the subjects, involved in this research, are from games produced in the 1980s and 1990s. Because of that, most of the comments is related to the nostalgia felt by them while listening to game’s music, and being able to recall it. However, was also identified that there is an aesthetic pleasure in listening to VGM, directly related to the game or its music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como objetivo, apresentar uma pesquisa sobre a Video Game Music (VGM) no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Duas questões se fazem presente: (1) a nostalgia que os fãs de VGM sentem ao ouvir essa música; e (2) o prazer estético imbuído na escuta da VGM. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se da etnografia virtual como método principal de coleta de dados. Foram selecionados quatro canais de YouTube de fãs brasileiros de VGM, que produziam conteúdos em vídeo dessa música. A pesquisa demonstrou que o espaço virtual não é um problema para os ouvintes e músicos desse tipo de música, pelo contrário, ele é entendido como uma forma facilitada para se compartilhar e ter acesso à VGM. Com a pesquisa de campo, foi possível perceber que a maioria das músicas tocadas, pelos sujeitos envolvidos na pesquisa, são de jogos produzidos na década de 1980 e 1990. Por causa disso, a maioria dos comentários, dos usuários do site, é relacionada à nostalgia sentida por eles ao escutar a música do jogo e poder relembrá-lo. Porém, também foi identificado que há prazer estético na escuta da VGM, relacionado diretamente ao jogo ou à sua música. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Video Game Music |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pesquisa de campo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
etnografia virtual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
YouTube |
pt_BR |
dc.subject.pt |
nostalgia |
pt_BR |