dc.contributor.advisor |
Cal Neto, José Teixeira |
|
dc.contributor.author |
Antunes, Angela Barros da Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T22:19:09Z |
|
dc.date.available |
2018-03-07T22:19:09Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-19 |
|
dc.identifier.citation |
ANTUNES, Angela Barros da Silveira. O ENEM e o ensino fundamental. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11279 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ENEM e o ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cal Neto, José Teixeira |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Middle school |
pt_BR |
dc.subject.en |
ENEM |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scatter diagram |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pearson's Linear Correlation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Linear regression |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The National High School Exam, ENEM, is the exam which arouses the greatest interest among high school students because it offers them not only an opportunity to self-evaluate all the knowledge they acquired throughout their school years, but it also represents a chance to carry on with their studies, making their dreams of studying in a university come true. Offered only once a year at reasonable prices, ENEM constitutes the biggest educational assessment exam in the country – its 2015 edition was taken by approximately 7.7 million candidates. In its Maths exam, a great part of the questions concerns contents which are covered and studied in middle school. Considering this fact, this study analyses 9th year students’ performances while taking ENEM questions which regard contents they have previously studied. The present study consists of a question-based research in which public school students residing in the city of Nova Iguaçu had to do a 20-question mock test created out of several ENEM editions. This research is an exploratory one with a qualitative nature and it was developed in one single phase, without considering its correction when grades from 0 to 10 were given. This result was compared with the school grade, in order to evaluate how significant the use of ENEM is also in this segment of schooling.. Therefore, this study is divided into three parts. The first one introduces a brief history of ENEM, which was created in 1998 and underwent major changes in 2009 when it was termed as Novo ENEM. The second part discusses the methodology through which the analysis of results was carried out, considering scatter diagrams, Pearson product-moment correlation coefficient and linear regression. Finally, the third part offers a discussion concerning the description of the answer key of the mock test questions and also makes room for some comments by students. Considering its relevance in contemporary times, this study offers some reflection upon the use of ENEM questions as one more tool which contributes effectively to the learning process. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é, na atualidade, a avaliação de maior interesse por parte dos estudantes egressos do ensino médio, pois lhe propicia uma autoavaliação dos conhecimentos adquiridos na educação básica, bem como uma forma de continuar seus estudos, realizando o sonho de ingressar em uma universidade. Proposto anualmente a um valor bem acessível à população em geral, configura-se na maior avaliação do país, contando na sua edição de 2015 com um quantitativo de aproximadamente 7,7 milhões de participantes. No ENEM grande parte da composição da prova de matemática e suas tecnologias é de questões que versam sobre conteúdos desenvolvidos ainda no Ensino Fundamental. Diante disso, este trabalho analisa o desempenho de um aluno do ensino fundamental (9° ano), quando submetido a questões do ENEM referentes ao seu nível de aprendizagem. O presente estudo se traduz numa pesquisa com alunos de uma escola pública do município de Nova Iguaçu, na qual foi aplicado um Simulado com vinte questões retiradas de várias edições ENEM, condizentes com o conhecimento escolar desse segmento. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi desenvolvida em uma única etapa, com uma correção em que se atribuiu nota de 0 a 10. Esse resultado foi confrontado com a nota escolar, afim de avaliar o quão significativo é o uso do ENEM também neste segmento de escolaridade. Desse modo, este trabalho está dividido em três partes. A primeira parte apresenta um histórico do ENEM, que foi criado em 1998 e passou por uma grande reformulção em 2009, quando foi chamado de Novo ENEM. A segunda trata dos assuntos Diagrama de Dispersão, Correlação Linear de Pearson e Regressão Linear, meios pelos quais foi feita a análise dos resultados. Finalmente, na terceira parte há a descrição das questões escolhidas para compor o Simulado ENEM, na qual também é apresentado o gabarito e alguns comentários feitos pelos alunos. Nesse cenário, este trabalho contribui com uma reflexão acerca do uso das questões do ENEM como mais uma ferramenta para contribuir eficientemente no processo de aprendizagem dos alunos nesse segmento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Diagrama de Dispersão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Correlação Linear de Pearson |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Regressão Linear |
pt_BR |