dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Passos, Pedro Paulo Sena |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T22:36:54Z |
|
dc.date.available |
2018-03-07T22:36:54Z |
|
dc.date.issued |
2016-11-07 |
|
dc.identifier.citation |
PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11280 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
pt_BR |
dc.title.alternative |
|
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Veslasque, Luciene |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Veslasque, Luciene |
|
dc.contributor.referee |
Cambrainha, Michel |
|
dc.contributor.referee |
Esquincalha, Aguinaldo |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Active methodologies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Socrative |
pt_BR |
dc.subject.en |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Quadratic function |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The work is designed to provide guidance to teachers who want to use in their classes
active methods in teaching quadratic functions using instant resource assessment verified
through Socrative software. Besides all theoretical dissertation presents an experience in
the classroom showing that it is possible to find an alternative outside the traditional
education to make the math classes more dynamic and interesting for the high school
student, attending the National Curriculum Standards for Mathematics . The trial lesson
enabled us to verify that the association between Socrative software and an active
teaching methodology and streamline the classroom allows the teacher to make decisions
guided by the results of instant assessments. Thus making it more effective intervention
in the progress of activities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho foi elaborado para servir de orientação aos professores que desejam utilizar em suas aulas metodologias ativas no ensino de funções quadráticas utilizando recursos de avaliação instantâneas verificadas por meio do software Socrative. Além de todo refencial teórico a dissertação apreenta uma experiência em sala de aula mostrando que é possível encontrar uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática. A aula experimental possibilitou verificar que a associação entre o software Socrative e uma metodologia ativa de ensino, além de dinamizar a sala de aula, permite ao docente tomar decisões guiadp pelos resultados das avaliações instantâneas. tornando assim mais efetiva a intervenção no andamento das atividades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Socrative |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Função Quadrática |
pt_BR |