DSpace Repository

Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Passos, Pedro Paulo Sena
dc.date.accessioned 2018-03-07T22:36:54Z
dc.date.available 2018-03-07T22:36:54Z
dc.date.issued 2016-11-07
dc.identifier.citation PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11280
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative pt_BR
dc.title.alternative pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Veslasque, Luciene
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Veslasque, Luciene
dc.contributor.referee Cambrainha, Michel
dc.contributor.referee Esquincalha, Aguinaldo
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Active methodologies pt_BR
dc.subject.en Socrative pt_BR
dc.subject.en Evaluation pt_BR
dc.subject.en Quadratic function pt_BR
dc.description.abstracten The work is designed to provide guidance to teachers who want to use in their classes active methods in teaching quadratic functions using instant resource assessment verified through Socrative software. Besides all theoretical dissertation presents an experience in the classroom showing that it is possible to find an alternative outside the traditional education to make the math classes more dynamic and interesting for the high school student, attending the National Curriculum Standards for Mathematics . The trial lesson enabled us to verify that the association between Socrative software and an active teaching methodology and streamline the classroom allows the teacher to make decisions guided by the results of instant assessments. Thus making it more effective intervention in the progress of activities. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O trabalho foi elaborado para servir de orientação aos professores que desejam utilizar em suas aulas metodologias ativas no ensino de funções quadráticas utilizando recursos de avaliação instantâneas verificadas por meio do software Socrative. Além de todo refencial teórico a dissertação apreenta uma experiência em sala de aula mostrando que é possível encontrar uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática. A aula experimental possibilitou verificar que a associação entre o software Socrative e uma metodologia ativa de ensino, além de dinamizar a sala de aula, permite ao docente tomar decisões guiadp pelos resultados das avaliações instantâneas. tornando assim mais efetiva a intervenção no andamento das atividades. pt_BR
dc.subject.pt Metodologias ativas pt_BR
dc.subject.pt Socrative pt_BR
dc.subject.pt Avaliação pt_BR
dc.subject.pt Função Quadrática pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|