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"Como estudar se não tenho com quem deixar meus filhos?" : um estudo sobre as salas de acolhimento do Projovem Urbano

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dc.contributor.advisor Esteves, Luiz Carlos Gil
dc.contributor.author Ferreira, Rosilaine Gonçalves da Fonseca
dc.date.accessioned 2018-03-08T16:07:21Z
dc.date.available 2018-03-08T16:07:21Z
dc.date.issued 2014-02-17
dc.identifier.citation FERREIRA, Rosilaine Gonçalves da Fonseca. "Como estudar se não tenho com quem deixar meus filhos?": um estudo sobre as salas de acolhimento do Projovem Urbano. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11281
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/04. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title "Como estudar se não tenho com quem deixar meus filhos?" : um estudo sobre as salas de acolhimento do Projovem Urbano pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Esteves, Luiz Carlos Gil
dc.contributor.referee Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.contributor.referee Abramovay, Miriam
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Urban ProJovem pt_BR
dc.subject.en Receptionroom pt_BR
dc.subject.en EJA pt_BR
dc.subject.en Youth pt_BR
dc.subject.en Justice pt_BR
dc.subject.en Stay pt_BR
dc.description.abstracten This study was exploratory in nature, focuses on the implementation of the research reception room calls for the children of students served by the National Youth Inclusion Program - Urban ProJovem. Currently working with the Department for Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion - Secadi, the Ministry of Education - MEC in the form of youth and adult education - EJA, the program brings together education, initial training for work and citizenship actions for youth 18 to 29 years, although literate, not completed primary school. The question guiding the research is whether such rooms can be considered resources that effectively enable students' stay at the Urban ProJovem, helping to guarantee their right to education. The methodology articulates quantitative approaches (questionnaires) and qualitative (observations, focus groups and semi-structured interviews) applied to the main research subjects in a case study in Itaboraí, located in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. The investigation occurred in classes related to the 2012 edition, the first to offer reception room, the result of domestic demand since the beginning of the program in 2005. The results showed that these constitute an instrument of very effective support for students' stay at the Urban ProJovem, but do not constitute the only solution to the issue of avoidance. We also saw that the debate about the reception room in education is not consensus, while masquerading as former and present in the field of adult education demand. The expectation is that this work can contribute to the debate on shares of stay for public EJA, given the importance that the reception room take for those who are deprived of the right to education, for not having someone to leave their children while theystudy. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo, de caráter exploratório tem como foco de investigação, a implantação das chamadas salas de acolhimento para os filhos dos estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano. Atualmente vinculado à Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão- Secadi, do Ministério da Educação- MEC, na modalidade de educação de jovens e adultos - EJA, o Programa reúne escolarização, formação incial para o trabalho e ações de cidadania para jovens de 18 a 29 anos que,embora sejam alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. A questão que norteia a pesquisa é saber se tais salas podem ser consideradas recursos que, efetivamente, possibilitam a permanência dos estudantes no ProJovem Urbano, contribuindo para a garantia de seu direito à educação. A metodologia adotada articula abordagens quantitativas (questionários) e qualitativas (observações, grupo focal e entrevistas semiestruturadas) aplicadas aos princípios sujeitos da pesquisa, em um estudo de caso no município de Itaboraí, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A investigação ocorreu em turmas referentes à edição 2012, primeiras a ofertar as salas de acolhimento, fruto de demanda nacional desde o início do Programa, em 2005. Os resultados mostraram, que estas se constituem um instrumentos de apoio bastante eficiente para a permanência dos estudantes no ProJovem urbano, mas não se configuram a única solução para a questão da evasão. Vimos também, que o debate sobre as salas de acolhimento na área da educação não é consensual ao mesmo tempo em que aparece como demanda antiga e presente no campo da EJA. A expectativa é a de que este trabalho possa contribuir para o debate sobre as ações de permanência para o público da EJA, tendo em vista a importância que as salas de acolhimento assumem para aqueles que são privados do direito à educação, por não terem com quem deixar seus filhos enquanto estudam. pt_BR
dc.subject.pt ProJovem Urbano pt_BR
dc.subject.pt Salas de acolhimento pt_BR
dc.subject.pt EJA pt_BR
dc.subject.pt Juventude pt_BR
dc.subject.pt Direito pt_BR
dc.subject.pt Permanência pt_BR


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