DSpace Repository

O calango no Vale do Paraíba: estudos etnográficos em Duas Barras e Vassouras (RJ)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lins, Elizabeth Travassos
dc.contributor.author Fernandes, Daniel Costa
dc.date.accessioned 2018-03-08T20:16:42Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-08T20:16:42Z
dc.date.issued 2012-05
dc.identifier.citation FERNANDES, Daniel Costa. O calango no Vale do Paraíba: estudos etnográficos em Duas Barras e Vassouras (RJ). 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=65935>. Acesso em: 8 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11285
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2012/03 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O calango no Vale do Paraíba: estudos etnográficos em Duas Barras e Vassouras (RJ) pt_BR
dc.title.alternative The Calango folk music in Vale do Paraíba – ethnographic studies in the cities of Duas Barras and Vassouras in the state of Rio de Janeiro. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bitter, Daniel
dc.contributor.referee Wolff, Marcus Straubel
dc.contributor.referee Duarte, Mônica de Almeida
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Calango pt_BR
dc.subject.en Desafio pt_BR
dc.subject.en Repente pt_BR
dc.subject.en Folk Poetry and Music pt_BR
dc.subject.en Accordion pt_BR
dc.subject.en Samba pt_BR
dc.description.abstracten Calango is a festive, choreographic, performatic, poetic, musical, social and cultural practice which is present in some areas of states in the southeast of Brazil. Two or more singers, along with instruments such as the accordion and the pandeiro (a Brazilian kind of tambourine), take turns singing rhyming verses (preexistent or improvised), which are usually performed as a kind of challenge. Taking into consideration ethnographic studies, we have analyzed calango performances in two cities in the state of Rio de Janeiro – Duas Barras and Vassouras, and in Cataguases, in the state of Minas Gerais, thus focussing on the social contexts of these areas and the understanding that these participants have of this practice. Writers such as Clifford Geertz, Gregory Bateson, Henry Paul Grice and Richard Baumann, among others, have contributed to the interpretation of what calango consists of, and to the understanding of the musical, textual, and gestural parameters which are used by the singers in their performances. We have also discussed the close relationship between the calango and other manifestations, such as the folia de reis and the samba music. In addition, we have briefly studied some phonographic materials which are records of the history of calango, from its beginning to the last decades of the 20th century. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O calango é uma manifestação cultural, social, poético-musical, performativa, coreográfica e festiva, difundida em algumas áreas dos Estados do Sudeste brasileiro. Dois ou mais cantadores, acompanhados por instrumentos como sanfona de oito baixos (ou acordeom) e pandeiro, alternam-se no canto de versos rimados, preexistentes ou improvisados, assumindo, geralmente, a forma de um desafio. A partir de estudos etnográficos, analisamos performances calangueiras em duas cidades fluminenses, Duas Barras e Vassouras, e em Cataguases, Minas Gerais, colocando em relevo os contextos sociais onde se realizam e o entendimento que os participantes têm dessa prática. Autores como Clifford Geertz, Gregory Bateson, Henry Paul Grice e Richard Baumann, entre outros, contribuíram para interpretações do que constitui o calango e sobre os parâmetros musicais, textuais e gestuais utilizados pelos calangueiros em suas performances. Discorremos também sobre o estreito vínculo do calango com outras manifestações, como a folia de reis e o samba, e abordamos brevemente questões relativas a alguns registros fonográficos de calango, datados desde o início até as últimas décadas do século XX. pt_BR
dc.subject.pt Calango pt_BR
dc.subject.pt Desafio pt_BR
dc.subject.pt Repente pt_BR
dc.subject.pt Poesia popular pt_BR
dc.subject.pt Sanfona pt_BR
dc.subject.pt Samba pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|