dc.contributor.advisor |
Lins, Elizabeth Travassos |
|
dc.contributor.author |
Fernandes, Daniel Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-08T20:16:42Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-08T20:16:42Z |
|
dc.date.issued |
2012-05 |
|
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Daniel Costa. O calango no Vale do Paraíba: estudos etnográficos em Duas Barras e Vassouras (RJ). 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=65935>. Acesso em: 8 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11285 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2012/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O calango no Vale do Paraíba: estudos etnográficos em Duas Barras e Vassouras (RJ) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Calango folk music in Vale do Paraíba – ethnographic studies in the cities of Duas Barras and Vassouras in the state of Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Bitter, Daniel |
|
dc.contributor.referee |
Wolff, Marcus Straubel |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Calango |
pt_BR |
dc.subject.en |
Desafio |
pt_BR |
dc.subject.en |
Repente |
pt_BR |
dc.subject.en |
Folk Poetry and Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accordion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Calango is a festive, choreographic, performatic, poetic, musical, social and cultural practice
which is present in some areas of states in the southeast of Brazil. Two or more singers, along
with instruments such as the accordion and the pandeiro (a Brazilian kind of tambourine), take
turns singing rhyming verses (preexistent or improvised), which are usually performed as a
kind of challenge. Taking into consideration ethnographic studies, we have analyzed calango
performances in two cities in the state of Rio de Janeiro – Duas Barras and Vassouras, and in
Cataguases, in the state of Minas Gerais, thus focussing on the social contexts of these areas
and the understanding that these participants have of this practice. Writers such as Clifford
Geertz, Gregory Bateson, Henry Paul Grice and Richard Baumann, among others, have
contributed to the interpretation of what calango consists of, and to the understanding of the
musical, textual, and gestural parameters which are used by the singers in their performances.
We have also discussed the close relationship between the calango and other manifestations,
such as the folia de reis and the samba music. In addition, we have briefly studied some
phonographic materials which are records of the history of calango, from its beginning to the
last decades of the 20th century. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O calango é uma manifestação cultural, social, poético-musical, performativa, coreográfica e
festiva, difundida em algumas áreas dos Estados do Sudeste brasileiro. Dois ou mais
cantadores, acompanhados por instrumentos como sanfona de oito baixos (ou acordeom) e
pandeiro, alternam-se no canto de versos rimados, preexistentes ou improvisados, assumindo,
geralmente, a forma de um desafio. A partir de estudos etnográficos, analisamos performances
calangueiras em duas cidades fluminenses, Duas Barras e Vassouras, e em Cataguases, Minas
Gerais, colocando em relevo os contextos sociais onde se realizam e o entendimento que os
participantes têm dessa prática. Autores como Clifford Geertz, Gregory Bateson, Henry Paul
Grice e Richard Baumann, entre outros, contribuíram para interpretações do que constitui o
calango e sobre os parâmetros musicais, textuais e gestuais utilizados pelos calangueiros em
suas performances. Discorremos também sobre o estreito vínculo do calango com outras
manifestações, como a folia de reis e o samba, e abordamos brevemente questões relativas a
alguns registros fonográficos de calango, datados desde o início até as últimas décadas do
século XX. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Calango |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Desafio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Repente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Poesia popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sanfona |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |