dc.contributor.advisor |
Lins, Elizabeth Travassos |
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dc.contributor.author |
Gregory, Jonathan Alexander Araújo |
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dc.date.accessioned |
2018-03-08T20:17:11Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-08T20:17:11Z |
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dc.date.issued |
2012-03 |
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dc.identifier.citation |
GREGORY, Jonathan Alexander Araújo. Os carnavais do Monobloco: um estudo etnomusicológico sobre blocos e oficinas de percussão no Rio de Janeiro. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64975>. Acesso em: 8 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11286 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2012/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os carnavais do Monobloco : um estudo etnomusicológico sobre blocos e oficinas de percussão no Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Carnivals of Monobloco: an ethnomusicological study on blocos and percussion workshops in Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Saldgado, José Alberto |
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dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
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dc.contributor.referee |
Bitter, Daniel |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carnival |
pt_BR |
dc.subject.en |
Percussion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gender |
pt_BR |
dc.subject.en |
Monobloco |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation results from a field research conducted with the group Monobloco.
Currently, street carnival groups from Rio de Janeiro have been increasingly occupying
performance stages and teaching centers, extending beyond city limits and even carnival
itself. From the participant observer experience in these scenarios, we sought to investigate
gender asymmetries in professional circles, especially in disagreement with what is observed
in the amateur circuit. To achieve this goal, we turned to the studies of music and gender
initiated by scholars Marcia Citron and Susan McClary, expanding discussions on percussion
and gender that, until recently, received little attention in academic venues. In the process, we
found significant gender bias within different stages of musical production, giving men better
conditions in the professional realm. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa de campo realizada junto às oficinas do
Monobloco e espaços associados. Atualmente, os blocos cariocas de rua ocupam espaços cada
vez maiores em palcos e oficinas de percussão, extrapolando os limites da cidade e do próprio
carnaval. A partir do convívio como observador participante nesses espaços, buscou-se
investigar os motivos de uma assimetria de gênero (masculino e feminino) nos círculos
profissionais, notadamente em dissonância com o que se observa no circuito amador. Para
cumprir com este objetivo, recorremos aos estudos de música e gênero iniciados por Marcia
Citron e Susan McClary, ampliando discussões sobre percussão e gênero que, até
recentemente, recebiam pouca atenção nos recintos acadêmicos. Neste processo, constatou-se
um enviesamento de gênero em diversas etapas da cadeia produtiva dos blocos, dando aos
homens melhores condições no processo de profissionalização. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Carnaval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percussão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Monobloco |
pt_BR |