dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Cabral, Ana Carolina da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-09T15:28:28Z |
|
dc.date.available |
2018-03-09T15:28:28Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-27 |
|
dc.identifier.citation |
ABRAL, Ana Carolina da Silva. Gestão democrática e suas interfaces com práticas pedagógicas emancipatórias. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11299 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/18. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Gestão democrática e suas interfaces com práticas pedagógicas emancipatórias |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Democratic management and interfaces with emancipatory pedagogical practices |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Hora, Dinair Leal da |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
School management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject.en |
School participation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Critical evaluation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aimed to identify possible relationships between the school management of the early years of elementary teaching and assessment practices developed at school. The objectives of this study were to identify the actions of school management in relation to teaching practices in the school, to understand how these actions guide these practices, analyze the evaluation processes developed at school and how they are perceived by the management team and teachers. The work was constructed considering the assumptions of qualitative research through literature review, document analysis and participant observation. The study was theoretical orientation and democratic management was developed in a school in the municipality of Duque de Caxias, metropolitan region of Rio de Janeiro, which does not perform external evaluations proposed by national and local governments. The observations were made at night time, in step class III (4th and 5th year) and also in study groups and class councils involving the whole school. The observations and reading of the documents began in March 2012 and up to December 2013 were The survey revealed that the evaluation instituted in school is emancipatory perspective and gives a procedural manner, concerned with human learning and training with regard behavior and values; pointed out, also, that the work mediated by school
management fosters educational practices by school group, privileging the collective
work based on the planning, collective assessment, self-assessment and in conjunction with the school community, which provides the student with his intellectual formation and citizen. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho buscou identificar as possíveis relações entre a gestão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental e as práticas avaliativas desenvolvidas na escola. Os objetivos deste trabalho foram identificar as ações da gestão escolar em relação às práticas pedagógicas presentes na escola, compreender de que forma essas ações orientam estas práticas, analisar os processos avaliativos desenvolvidos na escola e a forma como são percebidos pela equipe gestora e pelos professores. O trabalho foi construído considerando os pressupostos da pesquisa qualitativa por meio de revisão da literatura, análise documental e observação participante. O estudo teve como orientação teórica a gestão democrática e foi desenvolvido em uma escola do município de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, que não realiza as avaliações externas propostas pelos governos nacional e local. As observações foram realizadas no horário noturno, na turma etapa III (4º e 5º anos ) e também nos grupos de estudos e conselhos de classe que envolveram toda a escola. As observações e leitura dos documentos iniciaram em março de 2012 e foram até dezembro de 2013. A pesquisa revelou que a avaliação instituída na escola é de perspectiva emancipatória e se dá de forma processual, preocupada com a aprendizagem e a formação humana no que diz respeito ao comportamento e aos valores; apontou, também, que trabalho mediado pela gestão escolar favorece as práticas educacionais desenvolvidas pelo grupo escolar, privilegiado o trabalho coletivo baseado no planejamento, na avaliação coletiva, na autoavaliação e na articulação com a comunidade escolar, o que propicia ao aluno sua formação intelectual e cidadã. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Participação escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação emancipatória |
pt_BR |