DSpace Repository

Ensino de ciências na educação infantil : um diálogo com os professores

Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.contributor.author Reynozo, Anelize Pires da Silva
dc.date.accessioned 2018-03-09T15:29:27Z
dc.date.available 2018-03-09T15:29:27Z
dc.date.issued 2014-02-26
dc.identifier.citation REYNOZO, Anelize Pires da Silva. Ensino de ciências na educação infantil: um diálogo com os professores. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003- ), Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11300
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/21. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ensino de ciências na educação infantil : um diálogo com os professores pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.referee Lima, Maria da Conceição de A. Barbosa
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Teaching of science pt_BR
dc.subject.en Early childhood education pt_BR
dc.subject.en Child development pt_BR
dc.description.abstracten Science education is constituted as one of the possibilities to promote the integral development of the child at the stage of early childhood education. However, this knowledge has been relegated to the detriment of other knowledge, and when it does occur, tends to remain in the field of concrete and manipulable. In this sense, the main objective, this research aims to understand the perception of early childhood education teachers with regard to teaching science developed with their classes of children aged between 04-05 years old. The work advocates education as a condition for child development and the importance of interaction in the construction of concepts by the child process. To lecture on the subject, the research brings to the stage of discussions studies of Lev Vygotsky and his collaborators. From this perspective, walks in the presentation of a science education that goes beyond the concrete and noticeable, recognizing its importance in stimulating the imagination / creation process from an early age. Inserted in this context, is the crux of the issue need to understand what they say the discourses of early childhood education teachers about science teaching developed with their classes. This would be limited to the field of education directly observable and palpable? Or already advanced, recognizing and encouraging the process of developing childhood creation? Aiming to operationalize the objectives, the research consisted of the following steps: bibliographic studies on the subject and interviews with teachers that work at this school group, these being submitted to recordings, transcripts and, later, analyzes based on the analysis Content from the perspective of Laurence Bardin and support of the Atlas Software IT tools. From the analyzes , we found that the pedagogical knowledge are imbued with the idea that children this age are concrete , and therefore , the teaching of science must remain in the field of concrete , the infant directly perceptible to the senses , the reality surrounding the child, with predominance in the contents that involve environmental issues and concepts of biology. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O ensino de Ciências se constitui como uma das possibilidades de promover o desenvolvimento integral da criança na fase da educação infantil. Entretanto, esse conhecimento vem sendo relegado em detrimento de outros, saber e quando de fato ocorre,tende a permanecer no campo do manipulável e concreto. Nesse sentido, como objetivo principal, essa pesquisa almeja compreender a percepção dos professores de educação infantil no que diz respeito ao ensino de Ciências desenvolvido com suas turmas de crianças com faixa etária compreendida entre 04-05 anos de idade. O trabalho defende o ensino como condição para o desenvolvimento infantil e da importância da interação no processo de construção dos conceitos por parte da criança. Para dissertar sobre a temática, a pesquisa traz ao palco das discussões os estudos de Lev Vigotski e seus colaboradores. Nessa perspectiva, caminha na apresentação de um ensino de Ciências que vá além do concreto e perceptível, reconhecendo a sua importância no estímulo ao processo de imaginação/criação desenvolvido desde a mais tenra idade. Inserido nesse contexto, tem como cerne da questão a necessidade de compreender o que dizem os discursos dos professores de educação infantil sobre o ensino limitado ao campo do diretamente observável e palpável? Ou já avançou, reconhecendo e estimulando o processo de desenvolvimento de criação infantil? Visando a operacionalização dos objetivos, a pesquisa foi composta pelas seguintes etapas: estudos bibliográficos sobre a temática e realização de entrevistas com as professoras que atuam junto a esse grupo escolar, sendo estas submetidas à gravações, transcrições e, posteriores, análise, baseadas na Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin e o apoio das ferramentas do Software Atlas TI. A partir das análises realizadas, observamos que os saberes pedagógicos estão imbuídos na ideia de que as crianças dessa faixa etária são concretas, e que, portanto, o ensino de Ciências deve permanecer no campo do concreto, do diretamente perceptível aos sentidos infantis, da realidade que cerca a criança, com predominância nos conteúdos que envolvem as questões ambientais e os conceitos de biologia. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject.pt Educação infantil pt_BR
dc.subject.pt Desenvolvimento da criança pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|