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Experiências e narrativas : (re)pensando saberesfazeres docentes na Educação de Surdos

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dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Lima, Camila Machado de
dc.date.accessioned 2018-03-09T15:36:26Z
dc.date.available 2018-03-09T15:36:26Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation LIMA, Camila Machado de. Experiências e narrativas: (re)pensando saberesfazeres docentes na Educação de Surdos. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003- ), Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11301
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/26. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Experiências e narrativas : (re)pensando saberesfazeres docentes na Educação de Surdos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Ribetto, Anelice
dc.contributor.referee Lopes, Maura Corcini
dc.contributor.referee Sousa, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Süssekind, Maria Luiza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.es Inclusión pt_BR
dc.subject.es Educación de sordos pt_BR
dc.subject.es Formación docente pt_BR
dc.subject.es Narrativas pt_BR
dc.subject.es Experiencias docentes pt_BR
dc.description.abstractes Esta acción investigativa tiene como objetivo buscar, junto con profesoras oyentes que actúan en redes públicas en la provincia de Rio de Janeiro con niñas y niños sordos incluidos, prácticas, conocimientos y experiencias que permean, se (re)crean y se constituyen en el cotidiano de la escuela, lugar privilegiado de (trans)formación de políticas públicas para la educación. La investigación se interesa por los modos que la política de educación inclusiva dirijida a las personas sordas viene materializándose en el espaciotiempo escolar en la relación entre diferentes sujetos educativos, secretarias de educación, dirección escolar, profesores y estudiantes. De esta manera, la investigación se sumerge en narrativas docentes y elige la conversación como un procedimiento metodológico. Esta práctica pretende legitimar y tornar visibles voces de las profesoras que, al narrar, asumen postura reflexiva y (re)viven experiencias e historias de sus quehaceres y saberes docentes con sujetos sordos. La investigación defiende la sordera como diferencia y esta diferencia ocurre y se constituye en la relación de alteridad. ¿Qué reflexiones y prácticas esta relación – entre profesoras y estudiantes – ha provocado en la educación de sordos como también en la formación docente? Comprendiendo la formación desde la experiencia, la presente búsqueda se interesa por los efectos producidos en la experiencia, cuáles acontecimientos irrumpen y lo que nos provoca a pensar. En conversación con las profesoras ha sido posible comprender diferentes sentidos y lecturas del contexto de la educación inclusiva bien como (re)pensar situaciones escolares y prácticas pedagógicas producidas y creadas en la Educación de Sordos. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta ação investigativa tem como objetivo pesquisar, com professoras ouvintes atuantes em redes públicas no estado do Rio de Janeiro com crianças surdas incluídas, práticas, saberes fazeres e experiências que permeiam, se (re)criam e se constituem no cotidiano escolar, lugar privilegiado de (trans)formação de políticas públicas para a educação. A pesquisa se interessa pelos modos como a política de educação inclusiva para surdos vem se materializando no espaço tempo escolar na relação entre diferentes sujeitos educativos, secretarias de educação, direção escolar, professores e estudantes. Desse modo, a investigação mergulha em narrativas docentes e elege a conversa como procedimento metodológico. Esta prática visa legitimar e tornar visíveis vozes das professoras que, ao narrar, assumem postura reflexiva e (re)vivem experiências e histórias de seus fazeres e saberes com sujeitos surdos. Não obstante, a investigação defende a surdez como diferença, e esta diferença acontece e se constitui na relação de alteridade. O que esta relação - entre professoras e estudantes - tem provocado a praticar e pensar a educação de surdos bem como a formação docente? Compreendendo a formação desde a experiência, a pesquisa se interessa por efeitos que a experiência produz, que acontecimentos a irrompem, o que ela nos provoca pensar. A conversa com as professoras tornou possível compreender diferentes sentidos e leituras do contexto da educação inclusiva bem como (re)pensar situações escolares e práticas pedagógicas produzidas e criadas na educação de surdos. pt_BR
dc.subject.pt Inclusão pt_BR
dc.subject.pt Educação de surdos pt_BR
dc.subject.pt Formação docente pt_BR
dc.subject.pt Narrativas pt_BR
dc.subject.pt Experiências docentes pt_BR


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