dc.contributor.advisor |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.author |
Diniz, Flavio Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-09T15:38:22Z |
|
dc.date.available |
2018-03-09T15:38:22Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
DINIZ, Flavio Guimarães. A formação contínua de professores de Geografia para implementação da Lei Federal nº 10.639/03 a partir de um projeto de pesquisa-ação. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11303 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/27. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A formação contínua de professores de Geografia para implementação da Lei Federal nº 10.639/03 a partir de um projeto de pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.referee |
Emerson, Renato |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Denilson Araújo de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Federal Law No. 10,639 |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training of teachers |
pt_BR |
dc.subject.en |
Continuous training |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this paper, we analyze the process of continuous training of teachers of Geography for
implementation of Federal Law No. 10,639 inside the school discipline cited. The central
scope of this writing is founded in the exhibition of the particularities of a formation based on the methodology of action research that so superficial, consists of a methodological approach that aims at collective transformation of a particular theme or to solve a problem. To contemplate such a goal, discussions around the Geographical science and its transformation while school discipline have been associated with the education of racial-ethnic relations to demonstrate the important role that this country can play in the implementation of the law. After that, discussed the concept of teacher education, initial formation, through continued training until you reach the continuous formation, the latter, addressed from the action research methodology, methodological line used by the research group "law 10,639 and geography teaching" that coordinated the formative process analyzed. Presented actions and collective concepts for teachers rethink and rebuild their pedagogical practices and attitudes around the law and education of racial-ethnic relations in favor of an egalitarian education and providing teachers and students a critical view of the world. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho, analisamos o processo de formação contínua de professores de Geografia para implementação da Lei Federal nº 10.639 dentro da disciplina escolar citada. O escopo central deste escrito funda-se na exposição das particularidades de uma formação baseada na metodologia da pesquisa-ação que, de maneira superficial, consiste numa postura metodológica que visa à transformação coletiva de uma determinada temática ou à resolução de um problema. Para contemplar tal objetivo, discussões em torno da ciência Geográfica e de sua transformação enquanto disciplina escolar foram associadas à educação das relações étnico-raciais para demonstrar o papel importante que este campo pode desempenhar na implementação da lei. Depois disso, debateu-se o conceito de formação de professores, da formação inicial, passando pela formação continuada até chegar à formação contínua, esta última, abordada a partir da metodologia da pesquisa-ação, linha metodológica utilizada pelo grupo de pesquisa "A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia" que coordenou o processo formativo analisado. Apresentaram-se as ações e as concepções do coletivo para que os professores repensassem e reconstruíssem suas práticas e posturas pedagógicas em torno da lei e da educação das relações étnico-raciais em prol de um ensino igualitário e que forneça aos docentes e discentes uma visão de mundo crítica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei Federal nº 10.639 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação contínua |
pt_BR |