dc.contributor.advisor |
Pereira, Celso Sánchez |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Guilherme Cardoso da |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-09T15:39:12Z |
|
dc.date.available |
2018-03-09T15:39:12Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Guilherme. Trajetórias ambientalistas como espaço de formação na Educação Ambiental Crítica. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11304 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/28. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Trajetórias ambientalistas como espaço de formação na Educação Ambiental Crítica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pereira, Celso Sánchez |
|
dc.contributor.referee |
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Cláudia |
|
dc.contributor.referee |
Araújo, Helena Maria Marques |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Critical enviromental education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Way of life |
pt_BR |
dc.subject.en |
Militancy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Enviromental movement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Non-formal education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Using the theory of French sociologist Pierre Bourdieu and authors that discuss
environmental issues, this thesis analyzes the journey of environmental activists in the
state of Rio de Janeiro involved in environmentalist struggles, finding how to understand the changes they experience in respect to the alterations of habitus and accumulation of capitals that occur in virtue of the activists' insertion in the environmental movement. This discussion situates itself in the field of Critical Environmental Education through the premise that social situations, beyond formal schooling, also play an important role in learning. As a form of oral history, four environmental activists from the state of Rio de Janeiro were interviewed; they each have at least ten years of experience and are the official spokespeople for the groups that they represent. The results of this research clearly indicate the educational potential of learning and teaching in activist practice. The position of the spokesperson within a group is also shown to be a type of catalyst in the educational process. In this way, we can understand environmental activism as a process that is pertinent to Critical Environmental Education as a form of non-formal education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Utilizando-se da teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu e autores que discutem o campo ambiental, esta dissertação analisa a trajetória de militantes ambientalistas do Estado do Rio de Janeiro engajados em lutas de defesa ambiental, procurando compreender as mudanças, no que diz respeito às alterações de habitus e acumulação de capitais, que sofrem em decorrência de sua inserção no movimento ambientalista. Esta discussão situa-se no campo da Educação Ambiental Crítica através da premissa de que outras instâncias sociais, além da escola, também cumprem o papel de formação. Através da História Oral foram entrevistados quatro militantes do movimento ambientalista do Estado do Rio de Janeiro, todos com pelo menos dez anos de militância e com uma atual condição de porta-voz do grupo que representam. Ao final do trabalho fica evidente o potencial educativo da prática militante, tanto no que diz respeito ao seu aspecto formador quanto formativo. Também fica claro que a posição de porta-voz que um indivíduo ocupa dentro de um grupo funciona como uma espécie de catalisador do processo educativo. Assim podemos compreender a militância no campo ambientalista como um processo pertencente à Educação Ambiental Crítica em uma perspectiva de educação não-formal. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação ambiental crítica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trajetória de vida |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Militância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Movimento ambientalista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação não-formal |
pt_BR |