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Trajetórias ambientalistas como espaço de formação na Educação Ambiental Crítica

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dc.contributor.advisor Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.author Silveira, Guilherme Cardoso da
dc.date.accessioned 2018-03-09T15:39:12Z
dc.date.available 2018-03-09T15:39:12Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SILVEIRA, Guilherme. Trajetórias ambientalistas como espaço de formação na Educação Ambiental Crítica. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11304
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2014/28. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Trajetórias ambientalistas como espaço de formação na Educação Ambiental Crítica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.referee Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.contributor.referee Miranda, Cláudia
dc.contributor.referee Araújo, Helena Maria Marques
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Critical enviromental education pt_BR
dc.subject.en Way of life pt_BR
dc.subject.en Militancy pt_BR
dc.subject.en Enviromental movement pt_BR
dc.subject.en Non-formal education pt_BR
dc.description.abstracten Using the theory of French sociologist Pierre Bourdieu and authors that discuss environmental issues, this thesis analyzes the journey of environmental activists in the state of Rio de Janeiro involved in environmentalist struggles, finding how to understand the changes they experience in respect to the alterations of habitus and accumulation of capitals that occur in virtue of the activists' insertion in the environmental movement. This discussion situates itself in the field of Critical Environmental Education through the premise that social situations, beyond formal schooling, also play an important role in learning. As a form of oral history, four environmental activists from the state of Rio de Janeiro were interviewed; they each have at least ten years of experience and are the official spokespeople for the groups that they represent. The results of this research clearly indicate the educational potential of learning and teaching in activist practice. The position of the spokesperson within a group is also shown to be a type of catalyst in the educational process. In this way, we can understand environmental activism as a process that is pertinent to Critical Environmental Education as a form of non-formal education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Utilizando-se da teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu e autores que discutem o campo ambiental, esta dissertação analisa a trajetória de militantes ambientalistas do Estado do Rio de Janeiro engajados em lutas de defesa ambiental, procurando compreender as mudanças, no que diz respeito às alterações de habitus e acumulação de capitais, que sofrem em decorrência de sua inserção no movimento ambientalista. Esta discussão situa-se no campo da Educação Ambiental Crítica através da premissa de que outras instâncias sociais, além da escola, também cumprem o papel de formação. Através da História Oral foram entrevistados quatro militantes do movimento ambientalista do Estado do Rio de Janeiro, todos com pelo menos dez anos de militância e com uma atual condição de porta-voz do grupo que representam. Ao final do trabalho fica evidente o potencial educativo da prática militante, tanto no que diz respeito ao seu aspecto formador quanto formativo. Também fica claro que a posição de porta-voz que um indivíduo ocupa dentro de um grupo funciona como uma espécie de catalisador do processo educativo. Assim podemos compreender a militância no campo ambientalista como um processo pertencente à Educação Ambiental Crítica em uma perspectiva de educação não-formal. pt_BR
dc.subject.pt Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject.pt Trajetória de vida pt_BR
dc.subject.pt Militância pt_BR
dc.subject.pt Movimento ambientalista pt_BR
dc.subject.pt Educação não-formal pt_BR


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