dc.contributor.advisor |
Simões, Nailson de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Siqueira, Antonio Carlos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-09T16:52:08Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-09T16:52:08Z |
|
dc.date.issued |
2012-06 |
|
dc.identifier.citation |
SIQUEIRA, Antonio Carlos. Choro e violão na composição musical de Guinga. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86765>. Acesso em: 8 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11308 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Choro e violão na composição musical de Guinga |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Aragão, Pedro de Moura |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
|
dc.contributor.referee |
Cãmara, Fábio A. da |
|
dc.contributor.referee |
Figueiredo, Afonso Cláudio S. de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choro (musical genre) |
pt_BR |
dc.subject.en |
(brazilian) guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
music composition and idiomatism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this work we present a research on the creative process of the composer Guinga
explaining the use and combination of idiomatism of choro with the idiomatism of guitar,
fundamental fact to search with depth its music composition, in the approach of "Cheio de
dedos”, "Dichavado", "Choro pro Zé”, "Igreja da Penha", “Sargento Escobar” and
“Constance”, selected for this research.
The cut-off of the research focuses on three dimensions: the size of the choro (as
musical genre) in the context of the work of the musician that has justified the choice of the
works connected to the universe of song and mainly to the universe of guitar. The second
dimension is located in its discography as guitarist-composer. The third dimension is
located in the choice of guitar as an instrument.
The focus of the doctoral thesis is to explain critically how Guinga contributes to
the musical renewal of choro seeking to understand the nature of transcendence aesthetic,
this harmony of the repertoire selected by the artist in relation to the tradition of the genre.
It is in this context that, to discuss their contributions to the musical composition of choro
for guitar, the core of the research is located in the thematization of the musical sense
(specifically the dimension melodic-harmonic) of tonalism in the work of the composer. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nesse trabalho apresenta-se uma pesquisa sobre o processo criativo do compositor
Guinga explicitando-se a utilização e a combinação do idiomatismo do choro com o
idiomatismo do violão, dado fundamental para pesquisar com profundidade sua
composição musical, na abordagem de “Cheio de dedos”, “Dichavado”, “Choro pro Zé”,
“Igreja da Penha”, “Sargento Escobar” e “Constance”, obras selecionadas para essa
investigação.
O recorte da pesquisa concentra-se em três dimensões: a dimensão do choro no
contexto da obra do músico que fundamentou a escolha de obras ligadas ao universo da
canção e principalmente ao universo do violão. A segunda dimensão localiza-se na sua
discografia como violonista-compositor. A terceira dimensão localiza-se na escolha do
violão como instrumento.
O foco da tese é explicitar criticamente como Guinga contribui para a renovação do
choro, visando compreender o caráter de transcendência estética, presente na harmonia do
repertório selecionado, do artista em relação à tradição do gênero. É nesse contexto que, ao
discutir suas contribuições para a composição musical do choro para violão, o cerne da
pesquisa localiza-se na tematização do sentido musical (especificamente a dimensão
melódico-harmônica) do tonalismo na obra do compositor. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Choro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
violão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
composição musical e idiomatismo |
pt_BR |