DSpace Repository

Choro e violão na composição musical de Guinga

Show simple item record

dc.contributor.advisor Simões, Nailson de Almeida
dc.contributor.author Siqueira, Antonio Carlos
dc.date.accessioned 2018-03-09T16:52:08Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-09T16:52:08Z
dc.date.issued 2012-06
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Antonio Carlos. Choro e violão na composição musical de Guinga. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86765>. Acesso em: 8 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11308
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Choro e violão na composição musical de Guinga pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Aragão, Pedro de Moura
dc.contributor.referee Pinto, Marco Túlio de Paula
dc.contributor.referee Cãmara, Fábio A. da
dc.contributor.referee Figueiredo, Afonso Cláudio S. de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Choro (musical genre) pt_BR
dc.subject.en (brazilian) guitar pt_BR
dc.subject.en music composition and idiomatism pt_BR
dc.description.abstracten In this work we present a research on the creative process of the composer Guinga explaining the use and combination of idiomatism of choro with the idiomatism of guitar, fundamental fact to search with depth its music composition, in the approach of "Cheio de dedos”, "Dichavado", "Choro pro Zé”, "Igreja da Penha", “Sargento Escobar” and “Constance”, selected for this research. The cut-off of the research focuses on three dimensions: the size of the choro (as musical genre) in the context of the work of the musician that has justified the choice of the works connected to the universe of song and mainly to the universe of guitar. The second dimension is located in its discography as guitarist-composer. The third dimension is located in the choice of guitar as an instrument. The focus of the doctoral thesis is to explain critically how Guinga contributes to the musical renewal of choro seeking to understand the nature of transcendence aesthetic, this harmony of the repertoire selected by the artist in relation to the tradition of the genre. It is in this context that, to discuss their contributions to the musical composition of choro for guitar, the core of the research is located in the thematization of the musical sense (specifically the dimension melodic-harmonic) of tonalism in the work of the composer. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nesse trabalho apresenta-se uma pesquisa sobre o processo criativo do compositor Guinga explicitando-se a utilização e a combinação do idiomatismo do choro com o idiomatismo do violão, dado fundamental para pesquisar com profundidade sua composição musical, na abordagem de “Cheio de dedos”, “Dichavado”, “Choro pro Zé”, “Igreja da Penha”, “Sargento Escobar” e “Constance”, obras selecionadas para essa investigação. O recorte da pesquisa concentra-se em três dimensões: a dimensão do choro no contexto da obra do músico que fundamentou a escolha de obras ligadas ao universo da canção e principalmente ao universo do violão. A segunda dimensão localiza-se na sua discografia como violonista-compositor. A terceira dimensão localiza-se na escolha do violão como instrumento. O foco da tese é explicitar criticamente como Guinga contribui para a renovação do choro, visando compreender o caráter de transcendência estética, presente na harmonia do repertório selecionado, do artista em relação à tradição do gênero. É nesse contexto que, ao discutir suas contribuições para a composição musical do choro para violão, o cerne da pesquisa localiza-se na tematização do sentido musical (especificamente a dimensão melódico-harmônica) do tonalismo na obra do compositor. pt_BR
dc.subject.pt Choro pt_BR
dc.subject.pt violão pt_BR
dc.subject.pt composição musical e idiomatismo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|