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O Corpo Revoltado: Considerações acerca da dimensão política em algumas obras de Vera Mantero

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dc.contributor.advisor Feitosa, Charles
dc.contributor.author Vieira, Helena de Castro Amaral
dc.date.accessioned 2018-03-09T17:22:57Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-09T17:22:57Z
dc.date.issued 2012-05
dc.identifier.citation VIEIRA, Helena de Castro Amaral. O corpo revoltado: Considerações acerca da dimensão política em algumas obras de Vera Mantero. 2012. 222f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25137>. Acesso em: 8 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11313
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2012/10 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Corpo Revoltado: Considerações acerca da dimensão política em algumas obras de Vera Mantero pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.en contemporary dance pt_BR
dc.subject.en desire pt_BR
dc.subject.en revolt and revolution pt_BR
dc.description.abstracten This work focuses on the construction of a new of contemporary dance in an era of end of utopias and no desire to find the revolution. We will try to think of this contemporary dance from concepts such as Revolt (Albert Camus) and Will to Power (Nietzsche), applying them to some works of Vera Mantero. She is a Portuguese artist (1966), that during the 1990s produced three solos within we find this idea of revolt for contemporary dance: a body that breaks with conventions and certainities and transforms desire into discourse. At the same time, we seek to illuminate aspects poorly observed on erotism in contemporary dance as a claim of female autonomy. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho debruça-se sobre o pensamento de uma nova dança contemporânea em época de fim de utopias e sem anseio de encontrar a revolução. Procuraremos pensar essa dança contemporânea a partir de conceitos como os de Revolta (Albert Camus) e de Vontade de Potência (Nietzsche) aplicando-os a algumas obras de Vera Mantero, artista portuguesa (1966), que durante a década de 1990 produziu três solos que apresentam essa ideia de revolta para a dança contemporânea: um corpo que rompe com convenções e certezas e transforma o desejo em discurso. Ao mesmo tempo, procuraremos iluminar aspectos pouco observados sobre o erotismo na dança contemporânea como reivindicação feminina de autonomia. pt_BR
dc.subject.pt dança contemporânea pt_BR
dc.subject.pt desejo pt_BR
dc.subject.pt revolução e revolta pt_BR


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