dc.contributor.advisor |
Merísio, Paulo |
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dc.contributor.author |
Junqueira, Mariana Rabelo |
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dc.date.accessioned |
2018-03-09T17:23:03Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-09T17:23:03Z |
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dc.date.issued |
2012-10-29 |
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dc.identifier.citation |
JUNQUEIRA, Mariana Rabelo. Da graça ao riso: contribuições de uma palhaça sobre a palhaçaria feminina. 2012. 185f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64690>. Acesso em: 8 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11314 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2012/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Da graça ao riso : contribuições de uma palhaça sobre a palhaçaria |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Erminia |
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dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lúcia Martins |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
woman |
pt_BR |
dc.subject.en |
clown |
pt_BR |
dc.subject.en |
grace |
pt_BR |
dc.subject.en |
comic |
pt_BR |
dc.subject.en |
laughter |
pt_BR |
dc.subject.en |
feminine |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work analyzes the figure of women as a clown, their references and
stereotypes, their history, their place and role into society, at the circus and the theater to
identify whether or not a female perspective on the art of clownin. The main goal is to
understand how the social role of women influences their gaze on comic, her body into
the scene, the way she relates with the audience and building specific feminine comic
tools. Identify in which moment women begin the defense of their space as clowns,
without the need to dress as a man, and then begin the search from a female view of
comedy, changing from the status of the muse to take place as an artist, assuming as the
subject in the world of clownin. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho analisa a figura da palhaça, suas referências, seus estereótipos, sua
história, seu espaço e seu papel na sociedade, no circo e no teatro, com o objetivo de
identificar a existência ou não de uma ótica feminina na arte da palhaçaria. Trata‐se de
entender como o papel social da mulher influencia seu olhar sobre a comicidade, seu
corpo em cena, na maneira como ela se relaciona e é vista pelo público e na construção
de ferramentas cômicas especificamente femininas. Identificar em que momento as
mulheres iniciam a defesa de seu espaço como palhaças, sem a necessidade de se
travestirem de homens, e principiam, então, a busca por uma comicidade a partir de uma
visão feminina, trocando o status de musa pelo lugar de artista, assumindo‐se
oficialmente como sujeito de um discurso artístico no mundo da palhaçaria. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaça |
pt_BR |
dc.subject.pt |
mulher |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaçaria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
graça |
pt_BR |
dc.subject.pt |
riso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
feminino |
pt_BR |