dc.contributor.advisor |
Tacuchian, Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Pedro Júnior, Alexandre Rachid José |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-09T17:23:33Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-09T17:23:33Z |
|
dc.date.issued |
2012-01 |
|
dc.identifier.citation |
PEDRO JÚNIOR, Alexandre Rachid José. A interação "arte de registrar-orquestração" na elaboração de um concerto para órgão e orquestra. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86727>. Acesso em: 9 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11317 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A interação “arte de registrar-orquestração” na elaboração de um concerto para órgão e orquestra |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The interaction "Art of Registering - Orchestration" in the process of composing a concerto for organ and orchestra. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
L’Interaction « Registration-Orchestration » dans l’Élaboration d’un Concerto pour Orgue et Orchestre |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barancoski, Ingrid |
|
dc.contributor.referee |
Braga, Luiz Otávio |
|
dc.contributor.referee |
Aquino, José Luis de |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Ronaldo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Organ |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Registration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Orchestration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Improvisation |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Orgue |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Composition |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Registration |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Orchestration |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Improvisation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The aim of this dissertation is to provide a composition of a concerto for organ and orchestra
that supplements the absence of a work of this kind in the Brazilian organ repertoire. It
furnishes composers with a discussion and model of registration that offers a better
understanding of the “art of registering” as well as its use in orchestration. Several
compositional procedures were employed. These include baroque and contemporary
techniques as well as the art of improvisation as a important tool for a musical creation. The
result is the creation of the first Brazilian concerto for organ and orchestra built in three
distinct movements. The execution of this work also ratifies the proceedings and musical
ideas of the composer. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Cette thèse propose l’élaboration d’un concerto pour orgue et orchestre, en suppléant au
manque de ce genre musical dans le répertoire de la musique savante brésilienne. Elle fournit
aux compositeurs des moyens pour la compréhension de la registration, ainsi que l’
interaction entre celle-ci et la technique de l’orchestration dans le processus compositionnel.
Plusieurs procédés compositionnels de la technique baroque et de la technique contemporaine
ont été employés, outre l’utilisation de recours de l’improvisation , en tant qu’important outil
pour la production musicale, ceux-ci inhérents à la création de l’oeuvre. Le résultat a été la
création du premier concerto brésilien pour orgue et orchestre, en trois mouvements.
L’exécution de l’oeuvre confirme les procédés et les idées musicales du chercheur. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese propõe a elaboração de um concerto para órgão e orquestra, suprindo a ausência
desse gênero musical no repertório de música erudita brasileira. Fornece aos compositores
subsídios para a compreensão da “arte de registrar”, bem como sua interação no processo
composicional com a técnica da orquestração. Foram empregados diversos procedimentos
composicionais da técnica barroca e contemporânea, além de utilizar recursos da
improvisação como importante ferramenta para a produção musical, recursos inerentes à
criação da obra. O resultado é a criação do primeiro concerto brasileiro para órgão e
orquestra, em três movimentos. A execução da obra ratifica os procedimentos e as idéias
musicais do pesquisador. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Órgão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Registração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Orquestração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Improvisação |
pt_BR |