dc.contributor.advisor |
Sampaio, Patrícia Regina Pinheiro |
|
dc.contributor.author |
Munhoz, Emilie Kalyne |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-09T18:18:41Z |
|
dc.date.available |
2015 |
|
dc.date.available |
2018-03-09T18:18:41Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
MUNHOZ, Emilie Kalyne. Direito à educação: critérios e parâmetros para a garantia e o controle do princípio constitucional de padrão de qualidade. 107 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11327 |
|
dc.description |
O texto completo do trabalho não foi enviado para a Biblioteca pelo curso de Pós-Graduação. Confira em <www2.unirio.br/unirio/ccjp/ppgdpp> |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Direito à educação: critérios e parâmetros para a garantia e o controle do princípio constitucional de padrão de qualidade |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Patrícia Regina Pinheiro |
|
dc.degree.department |
CCJP |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Direito |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. DIREITO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public policy. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Right to equality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Right to education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social rights |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research focuses on the importance of the right to education for human and
socioeconomic development. In a constitutional context, it emphasizes the duty of the State to provide education with quality for society. After some data analysis and after assessing relevant case law and legislation, the dissertation aims to demonstrate that such right has not yet found the efficiency that the Brazilian Constitution assigns it. As a second step, the research seeks to find the legal meaning of the right to education with quality to provide some clear and objective criteria and parameters to pursue it as a public service. Finally, the research analyzes the possibility of exercising the control of the right to quality education, as well the requirement to increase the monitoring and evaluation of public service of education in Brazil. The discussion, once again, is in the chasm between the legislation and social reality. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O estudo se propõe a refletir sobre o direito à educação de qualidade como pressuposto para o desenvolvimento humano e socioeconômico. Aos auspícios da Constituição Federal de 88, da legislação infraconstitucional e internacional, enfatiza o dever do Estado de garantir à sociedade o direito à educação de qualidade. Após a análise de alguns dados estatísticos, da legislação pertinente e da análise jurisprudencial, a pesquisa procura
demonstrar que tal direito ainda não encontrou a eficácia que o texto constitucional lhe
confere. Em um segundo momento, o trabalho busca encontrar o significado jurídico de
direito à educação de qualidade para que seja possível fornecer, ao final do trabalho,
parâmetros e critérios minimamente objetivos para se avaliar a qualidade do serviço
educacional. Por fim, analisa a possibilidade de se exercer diversas formas de controle sobre a
qualidade do serviço de educação, bem como a necessidade de se avaliar e monitorar a
prestação de serviço educacional para que haja substrato para o controle efetivo. A discussão,
uma vez mais, se encontra no abismo traçado entre o texto normativo e a realidade
sociopolítica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Direitos sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Direito à educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Direito à igualdade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas públicas |
pt_BR |