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Por uma escrita de processo : conversas de dança do espetáculo 3mulheres e um café / Uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch

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dc.contributor.advisor Costa, José da
dc.contributor.author Cardoso, Thereza Cristina Rocha
dc.date.accessioned 2018-03-12T15:36:37Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-12T15:36:37Z
dc.date.issued 2012-06-22
dc.identifier.citation CARDOSO, Thereza Cristina Rocha. Por uma escrita de processo: conversas de dança do espetáculo 3mulheres e um café / Uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch. 2012. 275f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64648>. Acesso em: 12 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11339
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2012/13 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Por uma escrita de processo : conversas de dança do espetáculo 3mulheres e um café / Uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee kosovski, Lídia
dc.contributor.referee Lima, Tatiana Motta
dc.contributor.referee Meyer, Sandra
dc.contributor.referee Fabião, Eleonora
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.description.abstracten This thesis investigates forms of sayability and writing about a journey of dance creation, specifically of the dance piece 3Mulheres e um Café: uma Conferência Dançada com o Pensamento em Pina Bausch. As the name suggests, 3Mulheres is a spectacle tissued as a hybrid between speech and dance, opportunity for some dialogues: dance and thought; memory and actuality; word and gesture; text and movement; scene and audience. Kind of guided tour through an imaginary museum of dance, the show transcreates (Haroldo de Campos) excerpts from Café Müller, a piece by Pina Bausch (1978), in its attempt to dialogue past and present of contemporary dance. Establishing intimacy with the very way 3Mulheres composes its dramaturgy, the thesis proposes the writing process as a way of followingwriting creation, inspired by the cartography method proposed by Suely Rolnik from Gilles Deleuze and Félix Guattari. The thesis maps not only the eight months between the beginning of the rehearsals and the premiere of the piece, but also the aesthetic‐political circumstances of contemporary dance in the city of Rio de Janeiro from 1992 to 2002, with which the spectacle itself establishes dialogue. In this thesis, it is then another scene, now of thought, woven like a conversation among dances themselves. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A tese investiga regimes de dizibilidade e modos de escritura de um percurso de criação em dança, mais especificamente do espetáculo 3Mulheres e um Café: uma Conferência Dançada com o Pensamento em Pina Bausch. Como o próprio nome sugere, 3Mulheres é um espetáculo tecido como um híbrido entre a palestra e a dança, oportunidade então para alguns diálogos: dança e pensamento; memória e atualidade; palavra e gesto; texto e movimento; cena e plateia. Espécie de visita guiada a um museu imaginário da dança, o espetáculo transcria (Haroldo de Campos) excertos de Café Müller, uma peça de Pina Bausch de 1978, em sua tentativa de fazer conversar o passado e o presente da dança contemporânea. Estabelecendo intimidade com a própria maneira do espetáculo de tecer a sua entremeadura de composição, dramaturgia e escrita cênica, a tese propõe a escrita de processo como modo de acompanhamentoescritura de criação, inspirada no método da cartografia proposto por Suely Rolnik a partir de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Cartografa assim não somente os oito meses que separam o início dos ensaios da estreia do espetáculo, mas também a circunstância estético‐política da dança contemporânea na cidade do Rio de Janeiro de 1992 a 2002, com a qual o próprio espetáculo estabelece diálogo. Nesta tese, trata‐se então de uma outra cena, agora a do pensamento, tecida como uma conversa de danças entre si. pt_BR
dc.subject.pt Pina Bausch pt_BR


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