| dc.contributor.advisor | Mendonça, Paulo Roberto Soares | |
| dc.contributor.author | Franco, Paulo Fernando de Mello | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-12T17:49:52Z | |
| dc.date.available | 2018-03-12T17:49:52Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.identifier.citation | FRANCO, Paulo Fernando de Mello. Do direito fundamental à boa administração ao dever de administrar bem: por uma análise de políticas públicas vinculante na perspectiva dos evolucionismos educacionais. 2015. 286 f. Dissertação (Mestrado em Direito)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11354 | |
| dc.description | O texto completo do trabalho não foi enviado para a Biblioteca pelo curso de Pós-Graduação. Confira em <www2.unirio.br/unirio/ccjp/ppgdpp> | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Do direito à boa administração ao dever de administrar bem: por uma análise de políticas públicas vinculante na perspectiva dos evolucionismos educacionais | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Mendonça, Paulo Roberto Soares | |
| dc.contributor.referee | Sampaio, Patrícia Regina Pinheiro | |
| dc.contributor.referee | Porto, Antônio José Maristrello | |
| dc.degree.department | CCJP | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. DIREITO | pt_BR |
| dc.subject.en | Fundamental Right to Good Public Administration | pt_BR |
| dc.subject.en | Good Government | pt_BR |
| dc.subject.en | Efficiency | pt_BR |
| dc.subject.en | Effectiveness | pt_BR |
| dc.subject.en | Responsiveness | pt_BR |
| dc.subject.en | Ethics | pt_BR |
| dc.subject.en | Duty of Strategic Public Planning | pt_BR |
| dc.subject.en | Analysis of Public Policy | pt_BR |
| dc.subject.en | Fundamental Right to Education | pt_BR |
| dc.subject.en | Good Educator Public Administration | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The fundamental right to good Public Administration and, more than that, the fundamental duty to good manage the res public requires that the good Administration adapt itself, as a responsive foundation, to reality. It’s necessary, therefore, that good governance, which is naturally dynamic, to be essentially constant in its own variations. For good governance is indeclinable, by the commitment to listen, clearly, the voices of the citizens, the incorporation of strategic planning in the area of good Administration and improves the systematic and continuous structuring of public policy evaluation mechanisms that will certainly build the scope to coordination the achievement of good public actions. It’s necessary, however, give the breadth of the quaestio, establish methodological parameters definitions of administrative performance criteria and fruitful public choices in order to gather them to concretize the good Public Administration. Will be highlighted, thus, the parameters of efficiency, effectiveness, responsiveness and, most emphatically, the compelling ethical dimension of allegedly good management. In short, aims the present paper, for the effective implementation of public directors, to raise the (re)construction of the content of the discretionary administrative by technical elementary insertion in decision-making process of public policy. In the contemporary public management scenario, there’s no more room for opportunity and unlimited convenience to be confused with arbitrariness, neither for convenient opportunism. It’s by this reason that, in order to confer legitimacy to good Public Administration, the paper argues that the evaluation of public policies is binding, i.e., transfers to the public administrator the argumentative burden of his insistence against technical experts. Finally, all debated will be tested in the context of constitutional evolutionisms and of the fundamental right to public education and good educator Administration. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O direito fundamental à boa Administração Pública e, mais do que isto, o dever fundamental de administrar bem impõe, ao benfazejo administrativo, adaptar-se, de modo responsivo, à realidade. Faz-se necessário, pois, que o bom governo, dinâmico por natureza, seja, em essência, constante em suas variações. À boa gestão pública é imprescindível, diante do compromisso de ouvir, com clareza, as vozes dos administrados, a incorporação do planejamento estratégico no âmbito da boa governança e a estruturação sistemática e contínua de mecanismos de avaliação de políticas públicas que terão por escopo a coordenação da consecução de boas ações públicas. É preciso, porém, dada a amplitude da quaestio, estabelecer parâmetros metodológicos de definição de critérios de performance administrativa e de profícuas escolhas públicas, a fim de congregá-los à boa Administração Pública. Destacar-se-ão, assim, os parâmetros de eficiência, eficácia, efetividade e, com maior ênfase, a instigante dimensão ética da Administração pretensamente boa. Em suma, visa a dissertação a, para fins de concretização da boa Administração, suscitar a (re)construção do conteúdo do mérito administrativo mediante a inserção de elementares de ordem técnica no processo decisório de políticas públicas. Desburocratizou-se a Administração contemporânea e não há mais espaço para oportunidade e conveniência ilimitadas que se confundam com arbitrariedades, tampouco para oportunismos convenientes. É por esta razão que, com vistas a que se confira legitimidade à boa Administração Pública, defende-se que a avaliação de políticas públicas seja vinculante, i.e., que se transfira ao administrador público o ônus argumentativo de sua atecnia. Finalmente, tudo isto se colocará à prova no contexto dos evolucionismos constitucionais do direito fundamental à educação pública e da boa Administração educadora. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Direito Fundamental à Boa Administração Pública | pt_BR |
| dc.subject.pt | Bom Governo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Eficiência | pt_BR |
| dc.subject.pt | Eficácia | pt_BR |
| dc.subject.pt | Efetividade | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ética | pt_BR |
| dc.subject.pt | Dever de Planejamento Público Estratégico | pt_BR |
| dc.subject.pt | Análise de Políticas Pública | pt_BR |
| dc.subject.pt | Direito Fundamental à Educação | pt_BR |
| dc.subject.pt | Boa Administração Pública Educadora | pt_BR |