dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Lúcia Silva |
|
dc.contributor.author |
Beserra, Danilo Jatobá |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-12T18:50:18Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-12T18:50:18Z |
|
dc.date.issued |
2012-03 |
|
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Danilo Jatobá. Sonata para piano n° 1 opus 8 e pó, opús 141 para piano de Linduino Pitombeira: uma abordagem técnico-interpretativa. 2012. 222 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64767>. Acesso em: 12 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11358 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2012/01 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Sonata para piano N.1, opus 8 e Pó, opus 141 para piano de Liduíno Pitombeira : uma abordagem técnico-interpretativa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sonata for piano N.1, opus 8 and Pó, opus 141 for piano of Liduíno Pitombeira: a technical-interpretive approach |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simões, Nailson de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Monteiro, Eduardo Henrique Soares |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Liduino Pitombeira |
pt_BR |
dc.subject.en |
contemporary Brazilian music |
pt_BR |
dc.subject.en |
works for piano |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research draws a technical-interpretive approach of two piano works of the composer
Liduíno Pitombeira: Sonata for piano N.1, opus 8 and Pó, opus 141. Both works were
composed in a gap of seventeen years between them and they show differences in the ambit of
the instrumental writing and the treatment of the sound parameters, such as pitch, dynamics,
texture and tone color. In Sonata N.1, Pitombeira employs the pitch rows through a traditional
musical writing. In Pó, besides the serial technique and the pitch parameter, the composer
explores new forms of sonority and of piano playing with the use of extended piano
techniques. The main goal is to show discussions about the interpretive aspects of the referred
works in form of analysis. The author chose the method of pragmatic conception for writing
the chapters of this dissertation according to John W. Creswell (2010), since the analysis were
performed based on his experience as an interpreter of the works and supported by relevant
works for the discussion of the approached subjects. These works are Sonata Forms (1988) of
Charles Rosen and the thesis Extended Piano Techniques: in Theory, History and
Performance Practice (2009) of Luk Vaes. Other analyses of structural nature complement
the description of the works, though with less emphasis. Among the obtained results, the
author of this dissertation identified some of the resources and the idiomatic characteristics in
the composer’s repertoire that can be considered as peculiar to his compositional style –
elements from the national music and the universal music. The discussions presented in this
work offer alternatives for those involved with the performance practice – especially the
pianists – who wish to know more about the repertoire and the piano writing of Pitombeira.
This dissertation also counts on the support of interviews made with the composer, listing of
works and awards up to the present day and scores of the mentioned works. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação traça uma abordagem técnico-interpretativa de duas obras para piano do
compositor Liduíno Pitombeira: Sonata para piano N.1, opus 8 e Pó, opus 141. As duas obras
foram concebidas em intervalo de dezessete anos entre ambas e mostram diferenças nos
âmbitos da escrita instrumental e do tratamento dos parâmetros do som, como altura,
dinâmica, textura e timbre. Em Sonata N.1, Pitombeira emprega o serialismo de alturas
através da escrita tradicional e, em Pó, além da técnica serial e do parâmetro altura, o
compositor explora novas formas de sonoridade e de execução pianística com o emprego de
técnicas estendidas. O objetivo principal é o de apresentar discussões sobre os aspectos
interpretativos das referidas obras sob forma de análises. O autor elegeu o método de
concepção pragmática para a composição dos capítulos desta dissertação segundo John W.
Creswell (2010), uma vez que as análises foram realizadas a partir de sua experiência como
intérprete das obras e embasadas com obras relevantes para a discussão dos assuntos
abordados, como Sonata Forms (1988) de Charles Rosen e a tese Extended Piano
Techniques: in Theory, History and Performance Practice (2009) de Luk Vaes. Outras
análises de cunho estrutural complementam a descrição das obras, porém com menor ênfase.
Dentre os resultados obtidos, o autor desta dissertação identificou alguns dos recursos e
características da escrita idiomática presentes na obra do compositor como peculiares a seu
estilo composicional – elementos oriundos da música nacional e da música universal. As
discussões apresentadas propõem alternativas para aqueles envolvidos com a prática
interpretativa – em especial, os pianistas – que almejam conhecer um pouco mais do
repertório e da escrita pianística de Pitombeira. Esta dissertação também conta com o apoio de
entrevistas realizadas com o compositor, listagens de obras compostas e prêmios recebidos até
o momento atual e as partituras das obras supracitadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Liduino Pitombeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música contemporânea brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
obras para piano |
pt_BR |