dc.contributor.advisor |
Kosovski, Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Maia, Adriana Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-12T18:58:57Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-12T18:58:57Z |
|
dc.date.issued |
2012-04-27 |
|
dc.identifier.citation |
MAIA, Adriana Gonçalves. Teatralidade, narratividade e fazer teatral. 2012. 474f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25133>. Acesso em: 12 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11359 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada Dt 2012/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Teatralidade, narratividade e fazer teatral |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernat, Isaac Garson |
|
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
|
dc.contributor.referee |
Kosovski, Lídia |
|
dc.contributor.referee |
Palomero, Angel Custódio |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lúcia Martins |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
narrative |
pt_BR |
dc.subject.en |
theatricality |
pt_BR |
dc.subject.en |
staging |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Like a balance where two plates stables, the theatre finds its central axle in the tension of two elements: the epic and the dramatic. This work looks through the theatrical art considering the narrative aspect, investigating this course from the origin and reviewing its development through the centuries. Accordingly, the mission of the actor as part of this process.
The establishment of a new way at the theatrical scene where the authors and playwrights taken use of the narrative aspect as the kicker element of the drama paved the road for the theatrical artists finds out a singular theatricality concerning the stories which are not written aiming the stage. The present work analyses this aspect of the contemporary scene, the theatricalizing of narrative literary texts, in its original form, maintaining the voice of the author and searching for a specific theatricality capable of response for the challenges generated for this voice. The study also contains a theoretical reflection about directors who develops this line of work and, more specifically, the results of a practicum field in the subject which generates three versions of the same story, staged in the course of a two years investigation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Como uma balança onde se equilibram dois pratos, o teatro estabelece seu eixo central na tensão entre dois elementos: o épico e o dramático. Este trabalho examina a arte teatral sob o prisma de seu aspecto narrativo, investigando esta trajetória desde a sua origem e desenvolvimento ao longo dos séculos. Por conseguinte, o papel que cabe ao ator narrador neste percurso.
A abertura de uma nova vertente na cena teatral onde autores e dramaturgos lançam mão do aspecto narrativo como o elemento propulsor do drama, propiciou ao artista de teatro um olhar atento em relação a textos que não foram escritos para serem encenados. O presente trabalho analisa esta modalidade da cena contemporânea, a teatralização de textos literários narrativos, sem adaptação de gênero, preservando a voz autoral e a descoberta de uma teatralidade específica capaz de responder as demandas geradas por esta voz. O trabalho também contempla uma reflexão teórica sobre diretores teatrais que elegeram esta forma de montagem, e, mais especificamente, a apresentação de resultados práticos sobre este estilo de encenação a partir de um laboratório de experimentação que resultou em três trabalhos artísticos apresentados ao longo de dois anos de pesquisa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
narrativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatralidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
encenação |
pt_BR |