| dc.contributor.advisor | Bento, Maria Enamar Ramos Neherer | |
| dc.contributor.author | Soares, Alexandre Lambert | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-13T16:10:19Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-13T16:10:19Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.identifier.citation | SOARES, Alexandre Lambert. Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenômeno social ocorrido em "Hoje é dia de Rock". 2011. 208f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25072>. Acesso em: 13 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11369 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/04 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenômeno social de Hoje é Dia de Rock. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Carioca Theater | pt_BR |
| dc.subject.en | Theater Ipanema | pt_BR |
| dc.subject.en | Counterculture | pt_BR |
| dc.subject.en | Rubens Corrêa | pt_BR |
| dc.subject.en | Klauss Vianna | pt_BR |
| dc.subject.en | Luiz Carlos Ripper | pt_BR |
| dc.subject.en | Body and Space | pt_BR |
| dc.subject.en | Reception and Perception | pt_BR |
| dc.subject.en | Total Theatre | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The theatrical play Hoje é Dia de Rock (Today is a Rock Day), directed by Rubens CORRÊA at Teatro Ipanema (1971/1972), became a landmark in Brazilian theater. The play presented a series of ethical and aesthetic innovations in its montage process and in its dramaturgy, opening the doors of history to Brazilian contemporary theater. However, according to Yan Michalski, a rare event in the performing arts occurred: “the normal boundaries of theatrical communication” were overcome. The play became a social and cultural phenomenon, influencing the thinking and behavior of a part of the population and changing the lives of many people; a good part of the audience made a change toward a communication of religious order, turning the show into a worship and Teatro Ipanema into a kind of temple. Why and how this phenomenon occurred is our scope in this work. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O espetáculo teatral Hoje é Dia de Rock dirigido, por Rubens CORRÊA, no Teatro Ipanema1 (1971/1972), tornou-se um marco no teatro brasileiro. O espetáculo apresentou uma série de inovações éticas e estéticas em seu processo de montagem e em=[] sua dramaturgia, abrindo de vez as portas da história para o teatro contemporâneo brasileiro. Porém, segundo Yan Michalski, ocorreu um fato raro nas artes cênicas: “as fronteiras normais da comunicação teatral” foram ultrapassadas. O espetáculo tornou-se um fenômeno sociocultural, influenciando o pensamento e o comportamento de parte da população, mudando a vida de muita gente, e boa parte do público da peça fez essa ultrapassagem em direção a uma comunicação de ordem religiosa, transformando o espetáculo em culto e o Teatro Ipanema em uma espécie de templo. Por que e como esse fenômeno ocorreu é nosso escopo neste trabalho. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro Carioca | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro Ipanema | pt_BR |
| dc.subject.pt | Contracultura | pt_BR |
| dc.subject.pt | Rubens Corrêa | pt_BR |
| dc.subject.pt | Klauss Vianna | pt_BR |
| dc.subject.pt | Luiz Carlos Ripper | pt_BR |
| dc.subject.pt | Corpo e Espaço | pt_BR |
| dc.subject.pt | Recepção e Percepção | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro total | pt_BR |