dc.contributor.advisor |
Bento, Maria Enamar Ramos Neherer |
|
dc.contributor.author |
Soares, Alexandre Lambert |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-13T16:10:19Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-13T16:10:19Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
SOARES, Alexandre Lambert. Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenômeno social ocorrido em "Hoje é dia de Rock". 2011. 208f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25072>. Acesso em: 13 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11369 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenômeno social de Hoje é Dia de Rock. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carioca Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater Ipanema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Counterculture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rubens Corrêa |
pt_BR |
dc.subject.en |
Klauss Vianna |
pt_BR |
dc.subject.en |
Luiz Carlos Ripper |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body and Space |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reception and Perception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Total Theatre |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The theatrical play Hoje é Dia de Rock (Today is a Rock Day), directed by Rubens CORRÊA at Teatro Ipanema (1971/1972), became a landmark in Brazilian theater. The play presented a series of ethical and aesthetic innovations in its montage process and in its dramaturgy, opening the doors of history to Brazilian contemporary theater. However, according to Yan Michalski, a rare event in the performing arts occurred: “the normal boundaries of theatrical communication” were overcome. The play became a social and cultural phenomenon, influencing the thinking and behavior of a part of the population and changing the lives of many people; a good part of the audience made a change toward a communication of religious order, turning the show into a worship and Teatro Ipanema into a kind of temple. Why and how this phenomenon occurred is our scope in this work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O espetáculo teatral Hoje é Dia de Rock dirigido, por Rubens CORRÊA, no Teatro Ipanema1 (1971/1972), tornou-se um marco no teatro brasileiro. O espetáculo apresentou uma série de inovações éticas e estéticas em seu processo de montagem e em=[] sua dramaturgia, abrindo de vez as portas da história para o teatro contemporâneo brasileiro. Porém, segundo Yan Michalski, ocorreu um fato raro nas artes cênicas: “as fronteiras normais da comunicação teatral” foram ultrapassadas. O espetáculo tornou-se um fenômeno sociocultural, influenciando o pensamento e o comportamento de parte da população, mudando a vida de muita gente, e boa parte do público da peça fez essa ultrapassagem em direção a uma comunicação de ordem religiosa, transformando o espetáculo em culto e o Teatro Ipanema em uma espécie de templo. Por que e como esse fenômeno ocorreu é nosso escopo neste trabalho. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Carioca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Ipanema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contracultura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rubens Corrêa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Klauss Vianna |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Luiz Carlos Ripper |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corpo e Espaço |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Recepção e Percepção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro total |
pt_BR |