dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Paulo José Moraes |
|
dc.contributor.author |
Silva, José Eduardo Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-13T18:45:28Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-13T18:45:28Z |
|
dc.date.issued |
2011-06 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, José Eduardo Costa. Condições ontólogicas dos descritivos sobre a música. 2011. x, 181p. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=70345>. Acesso em: 13 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11374 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2011/15 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Condições ontológicas dos discursos descritivos sobre a musica |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gubernikoff, Carole |
|
dc.contributor.referee |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.referee |
Feitosa, Charles |
|
dc.contributor.referee |
Hartmann Sobrinho, Ernesto Frederico |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heidegger |
pt_BR |
dc.subject.en |
music |
pt_BR |
dc.subject.en |
subjectiveless thought |
pt_BR |
dc.subject.en |
descriptive discourses |
pt_BR |
dc.subject.en |
lógos (mousiké) |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Heidegger |
pt_BR |
dc.subject.fr |
music |
pt_BR |
dc.subject.fr |
pensée désubjectivée |
pt_BR |
dc.subject.fr |
discours descriptifs |
pt_BR |
dc.subject.fr |
lógos (mousiké) |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
A study about ontological conditions for the descriptive discourses about the music,
based on Martin Heidegger’s philosophy. The music and its essential link with truth. The
music and the imediate experience with the concept of thought and the sense of the being as
anticipation. The music as lógos (mousiké) sustains the subjectiveless thought and the
discourses proffered about it. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Ce texte est une étude sur les conditions ontologiques et ontiques qui rendent
possible la constituition de discours descriptifs sur la musique. Il a comme fondement la
philosofie de Martin Heidegger: la musique et son lien essentiel avec la verité; la musique
et l’expérience immédiate avec les catégories de la pensée et du sens de l’être comme
anticipation. La musique, conçue comme logos (mousiké), supporte la pensée
désubjectivée et aussi les discours que l’on énnonce à propos d’elle. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Um estudo sobre os condicionamentos ontológicos e ônticos que possibilitam a
constituição de discursos descritivos sobre a música, fundamentado pelo referencial teórico
oferecido pela filosofia de Martin Heidegger. A música e seu vínculo essencial com a
verdade. A música e a experiência imediata com as categorias do pensamento e o sentido
do ser como antecipação. A música, concebida como lógos (mousiké), sustenta o
pensamento des-subjetivado e os discursos que sobre ela proferimos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Heidegger |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pensamento des-subjetivado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
discursos descritivos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
lógos (mousiké) |
pt_BR |