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A experimentação como poética musical e suas notações

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dc.contributor.advisor Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.author nassaro, Neder José
dc.date.accessioned 2018-03-14T18:45:36Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-14T18:45:36Z
dc.date.issued 2011-02
dc.identifier.citation NASSARO, Neder José. A experimentação como poética musical e suas notações. 2011. 173p. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=65105>. Acesso em: 14 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11385
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2011/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A experimentação como poética musical e suas notações pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gubernikoff, Carole
dc.contributor.referee Leite, Vânia Dantas
dc.contributor.referee Cicchelli, Rodrigo
dc.contributor.referee Levin, Rami
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Dentre as mudanças que marcaram a música ocidental do século XX,damos destaque, nesta tese, a experimentação como forma poética. Esta incide na criação, na realização e na notação musicais, através de uma postura mais flexível do compositor, produzindo uma obra que comporta a participação ativa dos intérpretes como co-autores. Para esse música experimental, a escolha de uma notação musical própria se constitui uma ferramenta primordial do compositor operando em duas vertentes. A primeira diz respeito a elaboração de ideias e a criação de um processo expressivo aberto a muitas possibilidades de realização. A segunda se refereà busca de um controle mais determinado de materiais, técnicas e processos pelo compositor, como no caso da exploração de técnicas de reprodução sonora não-ortodoxas. Como cada compositor, geralmente, busca suas próprias soluções notacionais para as questões artísticas, com alterações em relação a sua função na produção da obra, podemos falar não de uma notação, mas no plural, de notações experimentais. Nosso interesse em pesquisar a experimentação se relaciona com nossa própria produção composicional atual. Além disso, há a sua importância histórica, e ainda válida, no campo da composição musical, sendo esta a escolha de muitos compositores contemporrâneos. Com base em uma bibliografia especializada e na análise de obras, pesquisamos as causas, as motivações, o funcionamento, tanto da música experimental como das notações experimentais. Assim, os objetivos principais de nossa pesquisa são estudar a música experimental como um fenômeno na produção criativa, no impulso expressivo da composição, e abordar de que maneira as notações experimentais exprimem (ou podem exprimir) os interesses composicionais. Tais formas de expressão artísticas, fruto de uma sensibilidade própria, compõem uma poética musical, entendida como um modo próprio e singular de se criar relações. pt_BR
dc.subject.pt Composição pt_BR
dc.subject.pt Música experimental pt_BR
dc.subject.pt Notações experimentais pt_BR


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