dc.contributor.advisor |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.author |
Bittar, Iuri Lana |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-14T18:47:00Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-14T18:47:00Z |
|
dc.date.issued |
2011-04 |
|
dc.identifier.citation |
PONTES, Francini Barros. Fabulações. 2012. 146f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11386 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Fixando uma gramática : Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Aragão, Pedro de Moura |
|
dc.contributor.referee |
Taborda, Marcia Ermelinda |
|
dc.contributor.referee |
Braga, Luiz Otávio |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Meira |
pt_BR |
dc.subject.en |
Acompanhamento |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Regionais |
pt_BR |
dc.subject.en |
Benedito Lacerda |
pt_BR |
dc.subject.en |
Canhoto |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Analysis of the accompaniments of samba, performed by Florencio, Jayme Thomaz, also known
as Meira, in three distinct periods: (1) in 1928-1929, while guitarist of the group Voz do Sertão
(Voice of the Wilderness), (2) between 1937 and 1950, when he was a member of the Regional de
Benedito Lacerda, and (3) from 1951 until 1980, in which Meira participated in the Regional do
Canhoto. Each of these three periods consists of the three dissertation chapters, that deals with the
historical context around the selected repertoire available from the viability of clear listening to
accessible recordings. Some concepts on the methodology developed by Philip Tagg were used as
an analytical tool of the recordings chosen for analysis. Through the transcripts and descriptions of
"musemes" (related to rhythmic, melodic and harmonic aspects) some elements that belong to an
especific samba accompanying gramar are highlighted inside Meira's accompanying. Biographical
and historical aspects are also discussed in this work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Análise dos acompanhamentos de samba, executados por Jayme Thomaz Florêncio, o Meira, em
três períodos distintos: (1) 1928-1929, enquanto violonista do grupo Voz do Sertão; (2) entre 1937 e
1950, quando era integrante do Regional de Benedito Lacerda; e (3) a partir de 1951 até
aproximadamente 1980, no qual participava do Regional do Canhoto. Cada um desses períodos
compõe respectivamente os três capítulos da dissertação, que trata da contextualização histórica em
torno do repertório selecionado a partir da viabilidade de escuta do mesmo nas gravações
disponíveis. Alguns conceitos da metodologia elaborada por Phillip Tagg foram utilizados como
ferramenta analítica das gravações eleitas para as análises. Através das transcrições e descrições de
“musemas” (relacionados a aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos) elementos pertencentes a
uma gramática específica de acompanhamento de samba são destacados dentro dos
acompanhamentos realizados por Meira. Aspectos históricos e biográficos também são discutidos
no decorrer do trabalho. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Meira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acompanhamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Regionais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Benedito Lacerda |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Canhoto |
pt_BR |