DSpace Repository

A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro 1955-1969

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rabetti, Maria de Lourdes
dc.contributor.author Sá, Alvaro Luis de
dc.date.accessioned 2018-03-14T18:48:08Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-14T18:48:08Z
dc.date.issued 2011-08-26
dc.identifier.citation SÁ, Alvaro Luis de. A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro 1955-1969. 134 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênica). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=67954>. Acesso em: 14 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11387
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/09 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro 1955-1969 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Chiaradia, Maria Filomena Villela
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Theater pt_BR
dc.subject.en Graduation pt_BR
dc.subject.en Technique pt_BR
dc.subject.en .Modernization pt_BR
dc.description.abstracten This work is a research about the FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE TEATRO, from 1955 to 1969.The school worked for 14 years graduating actors, actresses, directors, stage setting decorators and drama critics. Dulcina Moraes, its founder, made all her efforts and invested all her savings to make a dream come true; Enabling technically a generation of theater professionals that would be able to deepen the relationship between the theoretical and practical theatrical skills, refining their view about the theater before the complexity developed in the Brazilian theatrical scene in the late 30´s,after the work of the company TEATRO DO ESTUDANTE DO BRASIL and the impact of the performance of the play " VESTIDO DE NOIVA ",written by Nelson Rodrigues, by the company " OS COMEDIANTES " . Dulcina de Moraes´s ideal reveals one of the essential questions of this Brazilian theatrical period: The theatrical modernization based on the qualification and technical development of all the people envolved in this transformation of the Brazilian theatrical practices pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada sobre a Fundação Brasileira de Teatro de 1955 a 1969. A escola funcionou por 14 anos no Rio de Janeiro formando atores, diretores, cenógrafos, críticos de teatro. Dulcina de Moraes – fundadora da escola – investiu todos os seus esforços e reservas econômicas na concretização de um ideário: capacitar tecnicamente uma geração de artistas de teatro que aprofundassem as relações entre a teoria e prática teatral, refinando sua visão sobre o teatro, em face da complexidade desenvolvida na cena teatral brasileira a partir do final dos anos trinta, após o início dos trabalhos do Teatro do Estudante do Brasil e o impacto da encenação de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, pelos Comediantes. O ideário de Dulcina de Moraes desvela uma das questões essenciais deste período do teatro brasileiro: a modernização teatral tendo como sustentação a formação e o desenvolvimento técnico de todos os artistas engajados nesta transformação das práticas teatrais brasileiras. pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Formação pt_BR
dc.subject.pt Técnica pt_BR
dc.subject.pt Modernização pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|