dc.contributor.advisor |
Rabetti, Maria de Lourdes |
|
dc.contributor.author |
Sá, Alvaro Luis de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-14T18:48:08Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-14T18:48:08Z |
|
dc.date.issued |
2011-08-26 |
|
dc.identifier.citation |
SÁ, Alvaro Luis de. A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro 1955-1969. 134 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênica). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=67954>. Acesso em: 14 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11387 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/09 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro 1955-1969 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Chiaradia, Maria Filomena Villela |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Graduation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Technique |
pt_BR |
dc.subject.en |
.Modernization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is a research about the FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE TEATRO, from 1955 to 1969.The school worked for 14 years graduating actors, actresses, directors, stage setting decorators and drama critics. Dulcina Moraes, its founder, made all her efforts and invested all her savings to make a dream come true; Enabling technically a generation of theater professionals that would be able to deepen the relationship between the theoretical and practical theatrical skills, refining their view about the theater before the complexity developed in the Brazilian theatrical scene in the late 30´s,after the work of the company TEATRO DO ESTUDANTE DO BRASIL and the impact of the performance of the play " VESTIDO DE NOIVA ",written by Nelson Rodrigues, by the company " OS COMEDIANTES " . Dulcina de Moraes´s ideal reveals one of the essential questions of this Brazilian theatrical period: The theatrical modernization based on the qualification and technical development of all the people envolved in this transformation of the Brazilian theatrical practices |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada sobre a Fundação Brasileira de Teatro de 1955 a 1969. A escola funcionou por 14 anos no Rio de Janeiro formando atores, diretores, cenógrafos, críticos de teatro. Dulcina de Moraes – fundadora da escola – investiu todos os seus esforços e reservas econômicas na concretização de um ideário: capacitar tecnicamente uma geração de artistas de teatro que aprofundassem as relações entre a teoria e prática teatral, refinando sua visão sobre o teatro, em face da complexidade desenvolvida na cena teatral brasileira a partir do final dos anos trinta, após o início dos trabalhos do Teatro do Estudante do Brasil e o impacto da encenação de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, pelos Comediantes.
O ideário de Dulcina de Moraes desvela uma das questões essenciais deste período do teatro brasileiro: a modernização teatral tendo como sustentação a formação e o desenvolvimento técnico de todos os artistas engajados nesta transformação das práticas teatrais brasileiras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Técnica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modernização |
pt_BR |