DSpace Repository

A música nas escolas públicas estaduais da região metropolitana do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Merhy, Silvio Augusto
dc.contributor.author Castro, Vanessa Weber de
dc.date.accessioned 2018-03-14T18:57:11Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-14T18:57:11Z
dc.date.issued 2011-06
dc.identifier.citation CASTRO, Vanessa Weber de. A música nas escolas públicas estaduais da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64973>. Acesso em: 14 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11391
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A música nas escolas públicas estaduais da região metropolitana do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative The music in the public state schools from Rio de Janeiro’s região Metropolitana pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Duarte, Mônica de Almeida
dc.contributor.referee Cohen, Sara
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Teaching of Music pt_BR
dc.subject.en Rio de Janeiro Educational System pt_BR
dc.subject.en Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject.en Ensino Médio pt_BR
dc.subject.en Everyday Life Study pt_BR
dc.description.abstracten In Rio de Janeiro State Schools, Arts as a subject is offered from the 6th to the 9th year of Ensino Fundamental and in the 2nd year of Ensino Médio. The plan of work of this subject is organized by the teacher, according to his/her academic background. Topics related to visual arts, music, drama and dance can be included. Taking this context into consideration, this present study aims at analyzing how teachers of Music are teaching music in the Ensino Fundamental. Based on the everyday life studies developed by Michel Certeau (2009) and the development of the cultural capital theory and its influence on education by Pierre Bourdieu (2010), there was an attempt to observe if the choice of topics to be taught by the teachers is related to their students’ social context; to analyze the use of official educational documents, such as: the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) and the Reorientação Curricular da Rede Estadual, by the teachers when they are preparing their plan of work; ponder on how students make use of what is presented in the lessons and examine the way the teachers deal with the differences in cultural capital present at schools. By doing research on the website of the Secretaria de Estado e Educação (SEEDUC) and making contact with 135 schools of the Metropolitan region of the state of Rio de Janeiro, ten teachers of Arts graduated in Music were found, they answered a selfaccess questionnaire. The research showed that music is still very little present in those schools, and the teachers’ answers revealed that different schools have the same difficulties and requests. The diversity of cultural capital that is present among the several characters of the educational process is a factor that influences the development of the musical work in the schools. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro (RJ), a disciplina Artes é oferecida do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e no 2º ano do Ensino Médio (EM). O planejamento do trabalho a ser realizado em tal disciplina é organizado pelo professor de acordo com sua formação acadêmica, podendo ser abordados artes visuais, música, teatro e dança. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a situação do ensino específico de música ministrado por professores com essa formação no EF. Tendo como referencial teórico os estudos do cotidiano desenvolvidos por Michel de Certeau (2009) e a teoria do desenvolvimento do capital cultural e suas influências na educação de Pierre Bourdieu (2010), buscou-se também observar se a escolha dos temas e conteúdos abordados pelos professores tem conexão com o contexto social de seus alunos; analisar quais são os usos que os professores fazem dos documentos educacionais oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Reorientação Curricular da rede estadual, na organização de seu plano de trabalho; ponderar sobre os usos que os alunos fazem do que é abordado nas aulas e examinar como os professores lidam com as diferenças de capital cultural existente no ambiente escolar. Por meio de pesquisa no site da Secretaria de Estado e Educação (SEEDUC) e do contato com 135 escolas da região Metropolitana do estado do RJ, foram localizados dez professores de Artes habilitados em Música, que responderam a um questionário autoadministrado. A pesquisa apontou que a música ainda é presença muito limitada nas escolas estaduais do RJ, e que dificuldades e reivindicações são compartilhadas pelos profissionais das diferentes escolas. A diversidade de capital cultural existente entre os diversos atores envolvidos no processo educacional é um fator que influencia o desenvolvimento do trabalho musical das escolas. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Música pt_BR
dc.subject.pt Rede estadual de ensino do Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.pt Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject.pt Ensino Médio pt_BR
dc.subject.pt Estudo do cotidiano pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|