DSpace Repository

Observação e análise do comportamento de crianças com deficiência : um estudo exploratório sobre o processo de inclusão em aulas de música na escola

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Gomes, Joana Malta
dc.date.accessioned 2018-03-15T18:21:48Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-15T18:21:48Z
dc.date.issued 2010-08
dc.identifier.citation GOMES, Joana Malta. Observação e análise do comportamento de crianças com deficiência: um estudo exploratório sobre processo de inclusão em aulas de música na escola. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64964>. Acesso em: 15 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11394
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/05 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Observação e análise do comportamento de crianças com deficiência : um estudo exploratório sobre o processo de inclusão em aulas de música na escola pt_BR
dc.title.alternative Observation and analysis of the musical behavior of children with disabilities: an exploratory study on the process of inclusion in music lessons at school pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Glat, Rosana
dc.contributor.referee Gomes, Leila Regina D´Oliveira de Paula
dc.contributor.referee Duarte, Mônica de Almeida
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Inclusive education pt_BR
dc.subject.en Children with disabilities pt_BR
dc.subject.en Music lessons at school pt_BR
dc.description.abstracten With the current proposal for inclusive education, the process of inclusion of children with disabilities in regular school becomes an important field of research for pedagogical proposals that build to meet the demand for these students. This study aimed to systematize the observation and analysis of the behavior of children with disabilities in music class in order to identify their special educational needs in this context and evaluate the process of inclusion. It is an exploratory qualitative study, whose procedures used for data collection were questionnaires to the direction of observation of classes and schools of music in two private schools located in the city of Rio de Janeiro. We observed four groups of children in preschool and first grade of elementary school. The observations were described by hand, in real time in a field diary and transcribed into a digital file. Analyses were supported by a framework of categories and variables in which highlighted four aspects of behavior: emotional, motor, social and musical. In the first stage of the analytical process were made on individual analysis of each child observed. In a second phase was carried out the interpretation of the analysis obtained as a development effort to understand the process of inclusion of disabled children in music lessons at school. The final remarks are pointed out the possibilities of applying the procedure of observation and analysis of the behavior as a resource for developing teaching strategies or pedagogical inclusive. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Com a atual proposta de educação inclusiva, o processo de inclusão de crianças com deficiência na escola regular passa a ser um campo de pesquisa indispensável para que se construam propostas pedagógicas que atendam a demanda desses alunos. Neste trabalho objetivei sistematizar a observação e análise do comportamento de crianças com deficiência na aula de música com o propósito de identificar suas necessidades educacionais especiais neste contexto e avaliar seu processo de inclusão. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, cujos procedimentos utilizados para coleta de dados foram questionários dirigidos à direção das escolas e observação das aulas de música de duas escolas particulares situadas na cidade do Rio de Janeiro. Foram observadas quatro crianças em turmas de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental. As observações foram descritas em tempo real em diário de campo e transcritas para arquivo digital. As análises tiveram suporte de um quadro de categorias e variáveis no qual destaquei quatro aspectos do comportamento: emocional, motor, social e musical. Na primeira etapa do processo analítico foram feitas análises individuais do comportamento de cada criança observada. Em um segundo momento foi realizado uma interpretação das análises obtidas como desdobramentos possíveis para compreensão do processo de inclusão de crianças com deficiência em aulas de música na escola. Nas considerações finais são apontadas as possibilidades de aplicação do procedimento de observação e análise do comportamento como recurso para elaboração de propostas pedagógicas e estratégias didáticas inclusivas. pt_BR
dc.subject.pt Educação inclusiva pt_BR
dc.subject.pt Crianças com deficiências pt_BR
dc.subject.pt Aula de música na escola pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|