dc.contributor.advisor |
Gandelman, Salomea |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Joana Malta |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-15T18:21:48Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-15T18:21:48Z |
|
dc.date.issued |
2010-08 |
|
dc.identifier.citation |
GOMES, Joana Malta. Observação e análise do comportamento de crianças com deficiência: um estudo exploratório sobre processo de inclusão em aulas de música na escola. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64964>. Acesso em: 15 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11394 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Observação e análise do comportamento de crianças com deficiência : um estudo exploratório sobre o processo de inclusão em aulas de música na escola |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Observation and analysis of the musical behavior of children with disabilities: an exploratory study on the process of inclusion in music lessons at school |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Glat, Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Gomes, Leila Regina D´Oliveira de Paula |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Children with disabilities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music lessons at school |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
With the current proposal for inclusive education, the process of inclusion of children with disabilities in regular school becomes an important field of research for pedagogical proposals that build to meet the demand for these students. This study aimed to systematize the observation and analysis of the behavior of children with disabilities in music class in order to identify their special educational needs in this context and evaluate the process of inclusion. It is an exploratory qualitative study, whose procedures used for data collection were questionnaires to the direction of observation of classes and schools of music in two private schools located in the city of Rio de Janeiro. We observed four groups of children in preschool and first grade of elementary school. The observations were described by hand, in real time in a field diary and transcribed into a digital file. Analyses were supported by a framework of categories and variables in which highlighted four aspects of behavior: emotional, motor, social and musical. In the first stage of the analytical process were made on individual analysis of each child observed. In a second phase was carried out the interpretation of the analysis obtained as a development effort to understand the process of inclusion of disabled children in music lessons at school. The final remarks are pointed out the possibilities of applying the procedure of observation and analysis of the behavior as a resource for developing teaching strategies or pedagogical inclusive. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com a atual proposta de educação inclusiva, o processo de inclusão de crianças com deficiência na escola regular passa a ser um campo de pesquisa indispensável para que se construam propostas pedagógicas que atendam a demanda desses alunos. Neste trabalho objetivei sistematizar a observação e análise do comportamento de crianças com deficiência na aula de música com o propósito de identificar suas necessidades educacionais especiais neste contexto e avaliar seu processo de inclusão. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, cujos procedimentos utilizados para coleta de dados foram questionários dirigidos à direção das escolas e observação das aulas de música de duas escolas particulares situadas na cidade do Rio de Janeiro. Foram observadas quatro crianças em turmas de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental. As observações foram descritas em tempo real em diário de campo e transcritas para arquivo digital. As análises tiveram suporte de um quadro de categorias e variáveis no qual destaquei quatro aspectos do comportamento: emocional, motor, social e musical. Na primeira etapa do processo analítico foram feitas análises individuais do comportamento de cada criança observada. Em um segundo momento foi realizado uma interpretação das análises obtidas como desdobramentos possíveis para compreensão do processo de inclusão de crianças com deficiência em aulas de música na escola. Nas considerações finais são apontadas as possibilidades de aplicação do procedimento de observação e análise do comportamento como recurso para elaboração de propostas pedagógicas e estratégias didáticas inclusivas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crianças com deficiências |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aula de música na escola |
pt_BR |