dc.contributor.advisor |
Gandelman, Salomea |
|
dc.contributor.author |
Batalha, Rodrigo Serapião |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-15T18:34:34Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-15T18:34:34Z |
|
dc.date.issued |
2011-01 |
|
dc.identifier.citation |
BATALHA, Rodrigo Serapião. Orquestra de garrafas: uma experiência de ensinar e aprender música. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=65110>. Acesso em: 15 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11395 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Orquestra de garrafas : uma experiência de ensinar e aprender música |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Bottles Orchestra: an experiment in music teaching and learning |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Marcos Ribeiro de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Alternative Musical Instruments |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rhythm |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation focuses on the Bottles Orchestra, a program of musical education involving
children and adolescents existing since 2004 in the city of Serra, state of Espirito Santo.
Utilizing plastic bottles, wind (aerophones) and percussion (idiophones) musical instruments
were created, having determined or indetermined pitch. Having created and developed this
experiment, I have expanded my dissertation in the shape of a practice-research, presenting
the principles that shape the musical education of the participants. The research involves the
systematic description and classification of the musical instruments produced, as well as an
ethnographic study that analyses the historical background of this venture, the profile of the
children and adolescents involved and their socio-cultural background. Our theoretical
framework involves Moraes, Fernandes and Swanwick, and we investigate questions related
to musical education and musical theory/language, hoping to contribute to a discussion of the
pedagogic and musical activities of the group. As regards theory and musical language, we
consider rhythm as the fundamental structure in musical performance/perception and this
demands a capacity of orientation in a pulsating system that ensures locating the positions of
sound attacks, in contraposition to the recurrent concept of duration as a sound parameter that
characterizes rhythm. In the field of musical education we criticize some aspects of the socalled
conservatorial model in music teaching, adopting instead a contextualized model to
study the Bottles Orchestra enterprise. Our results open doors for other proposals in the field
of musical education/learning and for discussions of public policies in musical teaching. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem como foco a Orquestra de Garrafas, um programa de educação musical
envolvendo crianças e adolescentes, em desenvolvimento desde 2004, na cidade de Serra,
Espírito Santo. A partir da utilização de garrafas plásticas foram criados instrumentos
musicais de sopro (aerofones) e de percussão (idiofones) com altura determinada e
indeterminada. Enquanto idealizador e coordenador dessa experiência, desenvolvi a
dissertação na forma de uma pesquisa-ação, apresentando princípios que norteiam a educação
musical dos participantes. A pesquisa envolve a sistematização e classificação dos
instrumentos musicais produzidos, bem como uma etnografia que analisa a retrospectiva
histórica da experiência, o perfil dos adolescentes e crianças nela envolvidos e seu ambiente
sociocultural. Em nosso referencial teórico, basicamente a partir de Moraes, Fernandes e
Swanwick, investigamos respectivamente questões relativas à educação musical e à
teoria/linguagem musical, com a perspectiva de subsidiar uma discussão em torno das
atividades pedagógicas e musicais praticadas no grupo. No que concerne à teoria/linguagem
musical, reconhecemos no ritmo a estrutura mais fundamental da execução/percepção em
música, que demanda, por sua vez, uma capacidade de orientação em um sistema
pulsativo que garante a localização das posições dos ataques sonoros, em contraposição à
recorrente ideia de duração como um parâmetro sonoro que fundamenta o ritmo. No campo da
educação musical, criticamos alguns aspectos do chamado modelo conservatorial de ensino
da música, adotando uma concepção contextualista para abordar a experiência da Orquestra
de Garrafas. Os resultados abrem portas para outras propostas referentes ao
ensino/aprendizagem em música e para discussões acerca de políticas públicas de educação
musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instrumentos Musicais Alternativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ritmo |
pt_BR |