DSpace Repository

Performance no teatro instrumental : o repertório brasileiro para um percussionista

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.author serale, Daniel Osvaldo.
dc.date.accessioned 2018-03-15T18:41:14Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-15T18:41:14Z
dc.date.issued 2011-02
dc.identifier.citation SERALE, Daniel Osvaldo. Performance no teatro instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista. 2011. 172 f. Dissertação Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64768>. Acesso em: 15 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11396
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/02 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Performance no teatro instrumental : o repertório brasileiro para um percussionista pt_BR
dc.title.alternative Performance in Instrumental Theatre. The Brazilian repertoire for one percussionist pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rocha, Fernando de Oliveira
dc.contributor.referee Leite, Vania Dantas
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Instrumental Theatre pt_BR
dc.subject.en Percussion pt_BR
dc.subject.en Brazilian repertoire pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation studies the performance of instrumental theater works, focusing on the Brazilian repertoire for one percussionist. The central purpose is to reflect on the genre and to make a concert performing the pieces collected during the research. A survey of the repertoire brings together four pieces which form the object of study: Cenas sugestivas, by Carlos Kater; Canção simples de tambor, by Carlos Stasi, Le cru et le cuit, by Jorge Antunes, and Sonhos by Arthur Rinaldi. The data obtained from literature review and interviews provide a critical interpretation of the works. The study examines the historical development and the theory of music theater and instrumental theater in the national and international levels. It also reveals the role of the percussion in this context, by tracing the historical evolution of the discipline and the development of their inherent characteristics. The case study serves as a basis for raising questions that allow an expanded view of performance: the percussionist is no longer just someone who strikes their instruments, but is also an actor, a singer or a dancer. The conclusion highlights that, in instrumental theater, sound and gesture are integrated into a whole, and a fluid, balanced and conscious relationship among all visual and acoustical elements of the work is needed. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação estuda a interpretação de obras de teatro instrumental, focando no repertório brasileiro para um percussionista. A finalidade central é fazer uma reflexão sobre o gênero e realizar um concerto com a performance das peças reunidas ao longo da pesquisa. Um levantamento de repertório permitiu reunir as quatro peças que conformam o objeto de estudo: Cenas sugestivas, de Carlos Kater; Canção simples de tambor, de Carlos Stasi; Le cru et le cuit, de Jorge Antunes; e Sonhos, de Arthur Rinaldi. Os dados obtidos por meio de revisão bibliográfica e entrevistas permitem uma interpretação crítica das obras. O estudo analisa o desenvolvimento histórico e teórico do teatro musical e do teatro instrumental no panorama nacional e internacional. Também revela o papel da percussão nesse contexto, por meio do traçado histórico da evolução da disciplina e do desenvolvimento de suas características inerentes. O processo de estudo serve como base para levantar questões que permitem uma visão ampliada do fazer interpretativo: o percussionista não é mais só um executante dos seus instrumentos, mas é também ator, cantor ou bailarino. Conclui-se ressaltando como no teatro instrumental som e gesto são uma mesma ação integrada, existindo uma necessária relação fluida, equilibrada e consciente entre todos os elementos visuais e sonoros da obra. pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR
dc.subject.pt Teatro Instrumental pt_BR
dc.subject.pt Percussão pt_BR
dc.subject.pt Repertório brasileiro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|