dc.contributor.advisor |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.author |
serale, Daniel Osvaldo. |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-15T18:41:14Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-15T18:41:14Z |
|
dc.date.issued |
2011-02 |
|
dc.identifier.citation |
SERALE, Daniel Osvaldo. Performance no teatro instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista. 2011. 172 f. Dissertação Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64768>. Acesso em: 15 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11396 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Performance no teatro instrumental : o repertório brasileiro para um percussionista |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Performance in Instrumental Theatre. The Brazilian repertoire for one percussionist |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rocha, Fernando de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Leite, Vania Dantas |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Instrumental Theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
Percussion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian repertoire |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation studies the performance of instrumental theater works, focusing on the
Brazilian repertoire for one percussionist. The central purpose is to reflect on the genre and to
make a concert performing the pieces collected during the research. A survey of the repertoire
brings together four pieces which form the object of study: Cenas sugestivas, by Carlos Kater;
Canção simples de tambor, by Carlos Stasi, Le cru et le cuit, by Jorge Antunes, and Sonhos
by Arthur Rinaldi. The data obtained from literature review and interviews provide a critical
interpretation of the works. The study examines the historical development and the theory of
music theater and instrumental theater in the national and international levels. It also reveals
the role of the percussion in this context, by tracing the historical evolution of the discipline
and the development of their inherent characteristics. The case study serves as a basis for
raising questions that allow an expanded view of performance: the percussionist is no longer
just someone who strikes their instruments, but is also an actor, a singer or a dancer. The
conclusion highlights that, in instrumental theater, sound and gesture are integrated into a
whole, and a fluid, balanced and conscious relationship among all visual and acoustical
elements of the work is needed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação estuda a interpretação de obras de teatro instrumental, focando no repertório
brasileiro para um percussionista. A finalidade central é fazer uma reflexão sobre o gênero e
realizar um concerto com a performance das peças reunidas ao longo da pesquisa. Um
levantamento de repertório permitiu reunir as quatro peças que conformam o objeto de estudo:
Cenas sugestivas, de Carlos Kater; Canção simples de tambor, de Carlos Stasi; Le cru et le
cuit, de Jorge Antunes; e Sonhos, de Arthur Rinaldi. Os dados obtidos por meio de revisão
bibliográfica e entrevistas permitem uma interpretação crítica das obras. O estudo analisa o
desenvolvimento histórico e teórico do teatro musical e do teatro instrumental no panorama
nacional e internacional. Também revela o papel da percussão nesse contexto, por meio do
traçado histórico da evolução da disciplina e do desenvolvimento de suas características
inerentes. O processo de estudo serve como base para levantar questões que permitem uma
visão ampliada do fazer interpretativo: o percussionista não é mais só um executante dos seus
instrumentos, mas é também ator, cantor ou bailarino. Conclui-se ressaltando como no teatro
instrumental som e gesto são uma mesma ação integrada, existindo uma necessária relação
fluida, equilibrada e consciente entre todos os elementos visuais e sonoros da obra. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Instrumental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percussão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Repertório brasileiro |
pt_BR |