DSpace Repository

O Príncipe Constante de Ryszard Cieslak e Jerzy Grotowski: Transgressão e Processos de Construção como possibilidades do político na arte

Show simple item record

dc.contributor.advisor Keiserman, Nara
dc.contributor.author Bitencourt, Tuini dos Santos
dc.date.accessioned 2018-03-15T20:28:57Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-15T20:28:57Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation BITENCOURT, Tuini Dos Santos. O príncipe constante de Ryszard e Jerry Grotowski: transgressão e processos de constituição como possibilidades do político na arte. 2011. 217f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25074>. Acesso em: 15 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11398
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Príncipe Constante de Ryszard Cieslak e Jerzy Grotowski: Transgressão e Processos de Construção como possibilidades do político na arte pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en art pt_BR
dc.subject.en politics pt_BR
dc.subject.en body-memory pt_BR
dc.subject.en physical action pt_BR
dc.subject.en poetic-political function pt_BR
dc.description.abstracten This research examines the ways of doing the play The Constant Prince, and investigates the possibilities of a political art that goes beyond the political-ideological discourse, and will be realized in poetry and materiality of action, through an aesthetic experience that generates shocks, interruptions, suspensions. The construction of Ryszard Cieslak and Jerzy Grotowski combines multiple lines of force and non reiterative layers, which gives the play a great artistic and political power. The film of the play, with its peculiar conditions of construction, is the main imagetical source of this research. The texts and the comments that surround the experience of the play/film are juxtaposed with images of the political in art minted by several authors, including Grotowski. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação analisa os modos de fazer do espetáculo O Príncipe Constante e investiga as possibilidades de uma arte-política que ultrapasse o discurso ideológico, e venha se concretizar na poesia e na materialidade da ação, por meio de uma experiência estética que gera choques, interrupções, suspensões. A construção de Ryszard Cieslak e Jerzy Grotowski conjuga em si múltiplas linhas de força e inúmeras camadas não reiterativas, o que confere ao espetáculo uma enorme potência artística e política. O registro fílmico da peça, com suas condições peculiares de construção, é a principal fonte imagética desta pesquisa. Os textos e as observações que circundam a experiência do espetáculo/filmagem são friccionados com imagens do político na arte cunhadas por diversos autores, inclusive Grotowski. pt_BR
dc.subject.pt arte pt_BR
dc.subject.pt política pt_BR
dc.subject.pt corpo-memória pt_BR
dc.subject.pt ação física pt_BR
dc.subject.pt função político-poética pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|