dc.contributor.advisor |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.author |
Curado, Renata Valério Póvoa |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-16T21:17:43Z |
|
dc.date.available |
2018-03-16T21:17:43Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-21 |
|
dc.identifier.citation |
CURADO, Renata Valério Póvoa. Memórias tradicionais como Performances Culturais: experiências na Aldeia Indígena Multiétnica em Goiás. 2017. 200 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11405 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2017/05. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memórias tradicionais como Performances Culturais : experiências na Aldeia Indígena Multiétnica em Goiás |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, José Luiz Ligiéro |
|
dc.contributor.referee |
Olschewski, Luisa Elvira Belaunde |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Waldelice Maria Silva de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Traditional folk |
pt_BR |
dc.subject.en |
Festival |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural diversity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the northeast of Goiás, since 2000, annually takes place the Meeting of Traditional
Cultures of Chapada dos, festivity which has participated about 400 traditional groups
and thousands of popular artists. In Multiethnic Village, which opens the event,
traditional peoples have their ritualistic experiences, cultural and artistic to the public.
To contribute to the development of public policies directed to peoples and traditional
communities, this is the main focus of this study.
The dissertation addresses the inclusion of ethnic memories in the body of national
memory and discusses the enhancement of the traditional peoples heritage, the existence
and continuity of immaterial culture, contextualizing them in the relatively hostile
environment of public policies in Brazil. Search cultural performances grounded in
tradition and practices of ritual manifestations in the body of the subject is also part of
the struggle for survival and resistance of these people, which are essential for the
socio-cultural diversity of the country.
The field research was based on participant observation in several previous editions of
the event, with more systematic study in the last of them in 2016. The data collected and
the interviews were recorded on portable recorder and short videos, worked with the
theoretical reflection of authors they use as analytical tools the concepts of social
memory, ethnic memory, cultural heritage and cultural and political resistance. The
main argument is to think like the memories of the bodies of these traditional people
dancing, paint themselves, ritualize and keeps its know-how through oral tradition and
body, become carriers and means of keeping alive the ancestry. Reflect also on
strategies to stimulate intercultural exchange and traffic information and interpersonal
relations among traditional peoples and urban through Multiethnic Village as space for
dialogue. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
No nordeste de Goiás, desde o ano 2000, ocorre anualmente o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, festividade da qual já participaram cerca de 400 grupos tradicionais e milhares de artistas populares. Na Aldeia Multiétnica, que abre o evento, povos tradicionais apresentam suas experiências ritualísticas, culturais e artísticas ao grande público. Por contribuir para a elaboração de políticas públicas direcionadas aos povos e comunidades tradicionais, esse é o foco principal deste estudo. A dissertação aborda a inserção das memórias étnicas no corpo da memória nacional e discute a valorização do patrimônio de povos tradicionais, a existência e a continuidade da cultura imaterial, contextualizando-as no ambiente relativamente hostil das políticas públicas no Brasil. Pesquisar as performances culturais alicerçadas na tradição e nas práticas das manifestações- rituais no corpo dos sujeitos faz parte também da luta pela sobrevivência e resistência desses povos, que são essenciais para a diversidade sociocultural do país. A pesquisa de campo se baseou na observação participante de edições anteriores do evento, com estudo mais sistemático na de 2016. Os dados coletados e as entrevistas foram registrados em gravador portátil e em vídeos curtos, trabalhados com a reflexão teórica de autores que usam como instrumentos de análise os conceitos de memória social, memória étnica, patrimônios culturais e resistência cultural e política. O argumento principal é pensar como as memórias dos corpos desses povos tradicionais que dançam, se pintam, ritualizam e mantém seu saber-fazer através da tradição oral e corporal, se tornam suportes e meios de manter viva a ancestralidade. Refletir também sobre como estimular estratégias que visem o intercâmbio intercultural e o trânsito de informações e relações interpessoais entre os povos tradicionais e os urbanos, através da Aldeia Multiétnica como espaço de diálogo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Povos tradicionais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Festival |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Diversidade cultural |
pt_BR |