DSpace Repository

Da capo, a orquestra em ensaio : músicos, narrativas e memórias

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima Neto, Manoel Ricardo de
dc.contributor.author Silveira, Cosme José Marques da
dc.date.accessioned 2018-03-16T22:30:44Z
dc.date.available 2018-03-16T22:30:44Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SILVEIRA, Cosme José Marques Da. Da capo, a orquestra em ensaio: músicos, narrativas e memórias. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11409
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/07. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Da capo, a orquestra em ensaio : músicos, narrativas e memórias pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima Neto, Manoel Ricardo de
dc.contributor.referee Fuks, Leonardo
dc.contributor.referee Gemino, Alessandro de Magalhães
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Machado, Leonardo Ramos Munk
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Orchestra pt_BR
dc.subject.en Fellini pt_BR
dc.subject.en Musician pt_BR
dc.subject.en Conductor pt_BR
dc.subject.en Politics pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.description.abstracten From the initial explosion, the Big Bang that gave rise to the Universe and to the first sound presence, the frequencies and waves of sounds cross everything at all times. Throughout the ages, the most varied cultures have realized its importance, recognizing sound as a creative breath that emanates from emptiness and spreads into nothingness; musical cosmos whose vibration rules stars in harmony and celestial music; true power of purification, therapeutic, in connection with the divine. Some of its aspects - physical, mythological, philosophical, metaphysical, mathematical, phenomenological and artistic - were approached in this study to try to understand the sounds of the world and the world of sounds, reason and essence of the praxis of the musician. With the sound as a fundamental element, conductor and stimulator, throughout the professional musician's career, the present study studies the relation between the sound and the musician's formation, as composition of a social memory, for the constitution of an ethics of the music / musician. A work of fiction, Federico Fellini's (1978) film "Ensaio de Orquestra", is the column around which the questions of this work revolve and on which I develop the method of reading and critical thinking about the condition of the orchestra musicians. With Fellini, avoiding the analysis or the interpretation of the film, I arrive at a scene that could "complement" his magnificent work. A real crisis, widely publicized, in the Brazilian Symphonic Orchestra (OSB) in 2011, generated a scene worthy of Fellini's work, which makes it possible to make a connection between fiction and reality, throwing lights in the symphonic environment and in the relationships that occur within it. This thesis focuses on the orchestra musician due to the lack of emphasis that this professional receives in the studies produced about music and its institutions. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Desde a explosão inicial, Big Bang que deu origem ao Universo e à primeira presença sonora, as frequências e ondas dos sons atravessam tudo a todo instante. Através dos tempos, as mais variadas culturas perceberam sua importância, reconhecendo o som como sopro criador que aflora do vazio e se propaga no nada; cosmos musical cuja vibração rege astros e estrelas em harmonia e música celestial; verdadeira força de purificação, terapêutica, de ligação com o divino. Alguns de seus aspectos físico, mitológico, filosófico, metafísico, matemático, fenomenológico e artístico - foram abordados neste estudo para tentar compreender os sons do mundo e o mundo dos sons, razão e essência da práxis do músico. Tendo o som como elemento fundamental, condutor e estimulador, em todo o percurso do músico profissional, o presente trabalho estuda qual relação se projeta, como composição de uma memória social, entre o som e a formação do músico para a constituição de uma ética da música/do músico. Uma obra de ficção, o filme "Ensaio de Orquestra", de Federico Fellini (1978), é a coluna em torno da qual giram as questões deste trabalho e sobre a qual desenvolvo o método de leitura e o pensamento crítico sobre a condição do músico de orquestra. Com Fellini, evitando a análise ou a interpretação do filme, chego a uma cena que poderia "complementar" a sua magnífica obra. Uma crise real, amplamente divulgada, ocorrida em 2011 na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), gerou uma cena digna da obra de Fellini, que possibilita fazer uma ligação entre ficção e realidade, jogando luzes no ambiente sinfônico e nas relações que ocorrem em seu interior. Esta tese focaliza o músico de orquestra, solista ou de fileira, em razão do pouco destaque que este profissional recebe nos estudos produzidos sobre a música e suas instituições. pt_BR
dc.subject.pt Orquestra pt_BR
dc.subject.pt Fellini pt_BR
dc.subject.pt Músico pt_BR
dc.subject.pt Maestro pt_BR
dc.subject.pt Política pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|