dc.contributor.advisor |
Lima Neto, Manoel Ricardo de |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Cosme José Marques da |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-16T22:30:44Z |
|
dc.date.available |
2018-03-16T22:30:44Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Cosme José Marques Da. Da capo, a orquestra em ensaio: músicos, narrativas e memórias. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11409 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Da capo, a orquestra em ensaio : músicos, narrativas e memórias |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima Neto, Manoel Ricardo de |
|
dc.contributor.referee |
Fuks, Leonardo |
|
dc.contributor.referee |
Gemino, Alessandro de Magalhães |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Orchestra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fellini |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musician |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conductor |
pt_BR |
dc.subject.en |
Politics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
From the initial explosion, the Big Bang that gave rise to the Universe and to the first
sound presence, the frequencies and waves of sounds cross everything at all times.
Throughout the ages, the most varied cultures have realized its importance, recognizing
sound as a creative breath that emanates from emptiness and spreads into nothingness;
musical cosmos whose vibration rules stars in harmony and celestial music; true power
of purification, therapeutic, in connection with the divine. Some of its aspects - physical,
mythological, philosophical, metaphysical, mathematical, phenomenological and artistic -
were approached in this study to try to understand the sounds of the world and the world
of sounds, reason and essence of the praxis of the musician. With the sound as a
fundamental element, conductor and stimulator, throughout the professional musician's
career, the present study studies the relation between the sound and the musician's
formation, as composition of a social memory, for the constitution of an ethics of the
music / musician. A work of fiction, Federico Fellini's (1978) film "Ensaio de Orquestra",
is the column around which the questions of this work revolve and on which I develop
the method of reading and critical thinking about the condition of the orchestra
musicians. With Fellini, avoiding the analysis or the interpretation of the film, I arrive at a
scene that could "complement" his magnificent work. A real crisis, widely publicized, in
the Brazilian Symphonic Orchestra (OSB) in 2011, generated a scene worthy of Fellini's
work, which makes it possible to make a connection between fiction and reality, throwing
lights in the symphonic environment and in the relationships that occur within it. This
thesis focuses on the orchestra musician due to the lack of emphasis that this
professional receives in the studies produced about music and its institutions. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Desde a explosão inicial, Big Bang que deu origem ao Universo e à primeira presença sonora, as frequências e ondas dos sons atravessam tudo a todo instante. Através dos tempos, as mais variadas culturas perceberam sua importância, reconhecendo o som como sopro criador que aflora do vazio e se propaga no nada; cosmos musical cuja vibração rege astros e estrelas em harmonia e música celestial; verdadeira força de purificação, terapêutica, de ligação com o divino. Alguns de seus aspectos físico, mitológico, filosófico, metafísico, matemático, fenomenológico e artístico - foram abordados neste estudo para tentar compreender os sons do mundo e o mundo dos sons, razão e essência da práxis do músico. Tendo o som como elemento fundamental, condutor e estimulador, em todo o percurso do músico profissional, o presente trabalho estuda qual relação se projeta, como composição de uma memória social, entre o som e a formação do músico para a constituição de uma ética da música/do músico. Uma obra de ficção, o filme "Ensaio de Orquestra", de Federico Fellini (1978), é a coluna em torno da qual giram as questões deste trabalho e sobre a qual desenvolvo o método de leitura e o pensamento crítico sobre a condição do músico de orquestra. Com Fellini, evitando a análise ou a interpretação do filme, chego a uma cena que poderia "complementar" a sua magnífica obra. Uma crise real, amplamente divulgada, ocorrida em 2011 na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), gerou uma cena digna da obra de Fellini, que possibilita fazer uma ligação entre ficção e realidade, jogando luzes no ambiente sinfônico e nas relações que ocorrem em seu interior. Esta tese focaliza o músico de orquestra, solista ou de fileira, em razão do pouco destaque que este profissional recebe nos estudos produzidos sobre a música e suas instituições. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Orquestra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fellini |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Músico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Maestro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Política |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |