dc.contributor.advisor |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.author |
Mecca, Renata Caruso |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-16T22:56:16Z |
|
dc.date.available |
2018-03-16T22:56:16Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
MECCA, Renata Caruso. Dar a ver o que está ao lado: política, estética e memória no Prêmio Arthur Bispo do Rosário. 2017. 327 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11410 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/06. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Dar a ver o que está ao lado : política, estética e memória no Prêmio Arthur Bispo do Rosário |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Elizabeth Maria Freire Araújo |
|
dc.contributor.referee |
Almeida, Marcus Vinicius Machado de |
|
dc.contributor.referee |
Nogueira, Nilcemar |
|
dc.contributor.referee |
Faria, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Since the psychiatric reform in Brazil, many arts and culture groups have emerged in
mental health that have contributed to the socio-cultural participation of the mental health population. This research aimed to understand how an award that targets this segment can help create the memory of art works situated in the interface between art and mental health by highlighting art forms on the sidelines of the mainstream art world, and to understand the inventive ways used to embrace those forms of art and give them meaning, which are not the usual ways of categorizing them in terms of the utilitarian perspective of art for therapeutic or social purposes. The cartographic method was used to track both the development of one edition of the award and the flows of belief and desire experienced by the actors that generated not only strategies to handle and oppose the stigma attached to the works and foster the socio-cultural participation of their creators, but also criteria to select the works where different views of art and its relationship with madness were confronted. The data obtained revealed two memory
trends: militant and inventive. The former trend is clear from the way the judges
assessed the works, looking for logical continuity between the sensitive forms and the
change expected in how society behaves towards madness, and from the way the
award’s managers devised strategies to create specific spaces for the art made by people
with mental distress. And the latter is clear from the criteria developed to embrace
inventive productions, and thus change the map of the sensitive form and eliminate the
categorizations that assign to them a therapeutic or anti-stigma role, and from the
strategies devised to allow this art to be seen beyond the scope of madness or of serving
a social cause. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Desde a Reforma Psiquiátrica no Brasil, surgiram muitos grupos artístico-culturais na saúde mental que contribuem para a participação sociocultural da população envolvida. Esta pesquisa buscou compreender como um prêmio específico para este segmento participa do processo de construção de memória das produções artísticas na interface das artes e da saúde mental, ao dar a ver as formas de arte que estão ao lado do circuito das artes, e também os modos inventivos de recebê-las e significá-las que estão ao lado das formas habituais de categorizá-las numa perspectiva utilitária para fins terapêuticos ou sociais. O método da cartografia foi utilizado para acompanhar o processo de construção de uma edição do prêmio e seguir os fluxos de crença e desejo que se presentificavam nos atores produzindo: estratégias de gestão para combater a estigmatização das obras e fomentar a participação sociocultural dos autores; e critérios de seleção das obras nos quais se confrontavam diferentes visões sobre arte em sua relação com a loucura. Os dados produzidos resultaram em duas tendências de memória: militante e inventiva. A primeira evidencia-se no modo como jurados avaliaram as obras tencionando por uma lógica de continuidade entre as formas sensíveis e uma esperada mudança de comportamento da sociedade em relação à loucura; e no modo como gestores engendraram estratégias que tendiam à criação de espaços próprios para a arte de pessoas em sofrimento psíquico. A segunda evidencia-se na construção de critérios que dão lugar a produções inventivas que alteram o mapa do sensível e elidem a categorizações que as destinam à função terapêutica ou antiestigmatizante; e na criação de estratégias para que essa arte pudesse ser vista para além da loucura ou do serviço a uma causa social. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |