DSpace Repository

O que é isso que chamam de música? Investigações filosóficas sobre linguagem música e educação / José Estevão Moreira.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pinheiro, Paulo
dc.contributor.author Moreira, José Estevão
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:04:50Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:04:50Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation MOREIRA, José Estevão. O que é isso que chamam de música?: investigações filosóficas sobre linguagem música e educação. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64965>. Acesso em: 15 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11411
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O que é isso que chamam de música? Investigações filosóficas sobre linguagem música e educação / José Estevão Moreira. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação se propõe a realizar uma ?investigação filosófica? sobre música, linguagem e educação a partir da pragmática wittgensteiniana1. No entanto, tal delimitação ? música, linguagem e educação ? seria insuficiente para dar a tônica da investigação aqui realizada, pois a abrangência deste recorte poderia escapar por entre os dedos, devido à sua dimensão e volatilidade. Mesmo antes de definir os campos da filosofia, música e educação aqui estudados, é preciso dizer que a presente pesquisa tem como proposta a apresentação de uma abordagem da educação musical do ponto de vista da linguagem. A hipótese motriz deste trabalho reside na suspeita de que a palavra ?música? ? e todo um léxico ? evoca diversas e até divergentes concepções, que não são possíveis de se conhecer senão na práxis, nas ações, e tais questões são consideradas a partir dos conceitos de jogos de linguagem, formas de vida e o argumento da impossibilidade de uma linguagem privada, de Wittgenstein. Desenvolve-se, a partir do conceito dos jogos de linguagem, a ideia de que pressupostos tácitos são partilhados em contextos específicos, nos quais se empregue a palavra ?música?. Problematiza-se também a corriqueira ideia de ?linguagem musical? ? a partir das diferentes concepções de linguagem ? bem como suas implicações para o campo da música e da educação abrangendo assim a dimensão ética e estética da educação musical a partir da ótica wittgensteiniana. Trata-se, portanto do campo dos valores, daquilo que não se diz e que é silenciado não podendo ser enunciado. A partir destas questões, busca-se pensar em algumas propostas para a educação e, sobretudo, para a educação musical. pt_BR
dc.subject.pt Educação Musical pt_BR
dc.subject.pt Filosofia da linguagem pt_BR
dc.subject.pt Wittgenstein pt_BR
dc.subject.pt Pragmática pt_BR
dc.subject.pt Ética e estética pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|