dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Paulo |
|
dc.contributor.author |
Moreira, José Estevão |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:04:50Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:04:50Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, José Estevão. O que é isso que chamam de música?: investigações filosóficas sobre linguagem música e educação. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64965>. Acesso em: 15 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11411 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O que é isso que chamam de música? Investigações filosóficas sobre linguagem música e educação / José Estevão Moreira. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação se propõe a realizar uma ?investigação filosófica? sobre música, linguagem e educação a partir da pragmática wittgensteiniana1. No entanto, tal delimitação ? música, linguagem e educação ? seria insuficiente para dar a tônica da investigação aqui realizada, pois a abrangência deste recorte poderia escapar por entre os dedos, devido à sua dimensão e volatilidade. Mesmo antes de definir os campos da filosofia, música e educação aqui estudados, é preciso dizer que a presente pesquisa tem como proposta a apresentação de uma abordagem da educação musical do ponto de vista da linguagem. A hipótese motriz deste trabalho reside na suspeita de que a palavra ?música? ? e todo um léxico ? evoca diversas e até divergentes concepções, que não são possíveis de se conhecer senão na práxis, nas ações, e tais questões são consideradas a partir dos conceitos de jogos de linguagem, formas de vida e o argumento da impossibilidade de uma linguagem privada, de Wittgenstein. Desenvolve-se, a partir do conceito dos jogos de linguagem, a ideia de que pressupostos tácitos são partilhados em contextos específicos, nos quais se empregue a palavra ?música?. Problematiza-se também a corriqueira ideia de ?linguagem musical? ? a partir das diferentes concepções de linguagem ? bem como suas implicações para o campo da música e da educação abrangendo assim a dimensão ética e estética da educação musical a partir da ótica wittgensteiniana. Trata-se, portanto do campo dos valores, daquilo que não se diz e que é silenciado não podendo ser enunciado. A partir destas questões, busca-se pensar em algumas propostas para a educação e, sobretudo, para a educação musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Filosofia da linguagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Wittgenstein |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pragmática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ética e estética |
pt_BR |