dc.contributor.advisor |
Pereira, Márcio da Silva |
|
dc.contributor.author |
Lovisi, Daniel Menezes |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:06:21Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:06:21Z |
|
dc.date.issued |
2011-07 |
|
dc.identifier.citation |
LOVISI, Daniel Menezes. Radamés Gnattali e sua música para cinema. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64769>. Acesso em: 15 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11412 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Radamés Gnattali e sua música para cinema |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Radamés Gnattali and his film music |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Luiz Paulo de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Carrasco, Claudiney Rodrigues |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Radamés Gnatttali |
pt_BR |
dc.subject.en |
cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
soundtrack |
pt_BR |
dc.subject.en |
Grande Sertão |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis aims to reveal the essential functions and specific characteristics of non-diegetic music of Radames Gnattali, composed for Brazilian films. Having been a composer of recognized importance for the national music, there are few studies that have focused on the particular analysis of his work for film, that despite extensive - fifty-six films in all - stay long forgotten as the subject of Musicology studies. Based mainly in the writings of Claudia Gorbman (1987) and Ney Carrasco (2003), Chapter I provides a historical approach on the use of musical accompaniment in films from the earliest cinematic experiences at the turn of the nineteenth and twentieth centuries, until the period affirmation of a mode of production and composition of film music in the 1930s by American studios during the Golden Age of Hollywood. Chapter II provides discussions on the relations of Gnattali with his music for film and makes notes for verifying that the music of North American productions was an important reference point for the creations of the composer in films in which he worked. In the third and final chapter is an analysis of the audiovisual movie Grande Sertão (1965) with original music composed by Radames. Following the theoretical basis of Gorbman (1987) on the role of music in cinema and audiovisual analysis methodology of Michel Chion (1990), considerations are made about how Gnattali builds the musical material used during the film and how music is articulates the narrative presented events. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem como objetivo primordial revelar as funções e as características
específicas da música não-diegética de Radamés Gnattali composta para filmes brasileiros.
Tendo sido um compositor de reconhecida relevância para a música nacional, são raros os
trabalhos que se concentraram na análise particular de sua obra para cinema, que apesar de
extensa – cinquenta e seis filmes ao todo – permaneceu por muito tempo esquecida como
tema de estudos em Musicologia.
Apoiado principalmente nos textos de Claudia Gorbman (1987) e Ney Carrasco
(2003), o Capítulo I traz uma abordagem histórica sobre a utilização do acompanhamento
musical nos filmes a partir das primeiras experiências cinematográficas, na virada dos séculos
XIX e XX, até o período de afirmação de um modo de produção e de composição de música
para cinema na década de 1930, pelos estúdios norte-americanos durante a Era de Ouro de
Hollywood.
O Capítulo II traz discussões sobre as relações de Gnattali com sua música para filmes
e realiza apontamentos que permitem verificar que a música das produções norte-americanas
era um importante ponto de referência para as criações do compositor nos filmes em que
trabalhava.
No terceiro e último capítulo é feita uma análise audiovisual do filme Grande Sertão
(1965) com música original composta por Radamés. Seguindo a base teórica de Gorbman
(1987) sobre as funções da música no cinema, e a metodologia de análise audiovisual de
Michel Chion (1990), são realizadas considerações sobre o modo como Gnattali constrói o
material musical utilizado durante o filme e como a música se articula aos eventos narrativos
apresentados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Radamés Gnatttali |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
trilha sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grande Sertão |
pt_BR |