DSpace Repository

Radamés Gnattali e sua música para cinema

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Márcio da Silva
dc.contributor.author Lovisi, Daniel Menezes
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:06:21Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:06:21Z
dc.date.issued 2011-07
dc.identifier.citation LOVISI, Daniel Menezes. Radamés Gnattali e sua música para cinema. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64769>. Acesso em: 15 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11412
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/07 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Radamés Gnattali e sua música para cinema pt_BR
dc.title.alternative Radamés Gnattali and his film music pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Luiz Paulo de Oliveira
dc.contributor.referee Carrasco, Claudiney Rodrigues
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Radamés Gnatttali pt_BR
dc.subject.en cinema pt_BR
dc.subject.en soundtrack pt_BR
dc.subject.en Grande Sertão pt_BR
dc.description.abstracten This thesis aims to reveal the essential functions and specific characteristics of non-diegetic music of Radames Gnattali, composed for Brazilian films. Having been a composer of recognized importance for the national music, there are few studies that have focused on the particular analysis of his work for film, that despite extensive - fifty-six films in all - stay long forgotten as the subject of Musicology studies. Based mainly in the writings of Claudia Gorbman (1987) and Ney Carrasco (2003), Chapter I provides a historical approach on the use of musical accompaniment in films from the earliest cinematic experiences at the turn of the nineteenth and twentieth centuries, until the period affirmation of a mode of production and composition of film music in the 1930s by American studios during the Golden Age of Hollywood. Chapter II provides discussions on the relations of Gnattali with his music for film and makes notes for verifying that the music of North American productions was an important reference point for the creations of the composer in films in which he worked. In the third and final chapter is an analysis of the audiovisual movie Grande Sertão (1965) with original music composed by Radames. Following the theoretical basis of Gorbman (1987) on the role of music in cinema and audiovisual analysis methodology of Michel Chion (1990), considerations are made about how Gnattali builds the musical material used during the film and how music is articulates the narrative presented events. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem como objetivo primordial revelar as funções e as características específicas da música não-diegética de Radamés Gnattali composta para filmes brasileiros. Tendo sido um compositor de reconhecida relevância para a música nacional, são raros os trabalhos que se concentraram na análise particular de sua obra para cinema, que apesar de extensa – cinquenta e seis filmes ao todo – permaneceu por muito tempo esquecida como tema de estudos em Musicologia. Apoiado principalmente nos textos de Claudia Gorbman (1987) e Ney Carrasco (2003), o Capítulo I traz uma abordagem histórica sobre a utilização do acompanhamento musical nos filmes a partir das primeiras experiências cinematográficas, na virada dos séculos XIX e XX, até o período de afirmação de um modo de produção e de composição de música para cinema na década de 1930, pelos estúdios norte-americanos durante a Era de Ouro de Hollywood. O Capítulo II traz discussões sobre as relações de Gnattali com sua música para filmes e realiza apontamentos que permitem verificar que a música das produções norte-americanas era um importante ponto de referência para as criações do compositor nos filmes em que trabalhava. No terceiro e último capítulo é feita uma análise audiovisual do filme Grande Sertão (1965) com música original composta por Radamés. Seguindo a base teórica de Gorbman (1987) sobre as funções da música no cinema, e a metodologia de análise audiovisual de Michel Chion (1990), são realizadas considerações sobre o modo como Gnattali constrói o material musical utilizado durante o filme e como a música se articula aos eventos narrativos apresentados. pt_BR
dc.subject.pt Radamés Gnatttali pt_BR
dc.subject.pt cinema pt_BR
dc.subject.pt trilha sonora pt_BR
dc.subject.pt Grande Sertão pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|