dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Lúcia |
|
dc.contributor.author |
Silva, Luiz Eduardo de Castro Domingues da. |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:06:59Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:06:59Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Luiz Eduardo de Castro Domingues da. As transformações da construção melódica e harmônica nas sonatinas no. 1º, no. 3º, no. 4º e no. 5º de Camargo Guarnieri. 2011. vii, 187p. Tese/Doutorado em música, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=70351>. Acesso em: 15 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11413 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2011/09 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
As transformações da construção melódica e harmônica nas Sonatinas n. 1, n.3, n.4 e n.5 de Camargo Guarnieri |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Camargo Guarnieri |
pt_BR |
dc.subject.en |
sonatine |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
harmony |
pt_BR |
dc.subject.en |
neoclassicism |
pt_BR |
dc.subject.en |
nacionalism |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Camargo Guarnieri |
pt_BR |
dc.subject.fr |
sonatine |
pt_BR |
dc.subject.fr |
analyse musical |
pt_BR |
dc.subject.fr |
harmonie |
pt_BR |
dc.subject.fr |
néoclassicisme |
pt_BR |
dc.subject.fr |
nacionalisme |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work investigates the melodic and harmonic aspects of the Sonatines nº 1, nº 3, nº 4 e nº
5 by Brazilian composer M. Camargo Guarnieri. The composer's relationship with
Modernism, Nationalism, Neoclassicism and Mario de Andrade is discussed. The genre
sonatina is viewed from its origins up to its prestigious position, reached in the first half of the
20th century, among the composers linked to the Neoclassical movement, including
Guarnieri. Based on the writings of Arnold Schoenberg, Vincent Persichetti. e César Guerra-
Peixe, the sonatines are analysed in order to deepen the knowledge of the aspects mentioned
above, and through a comparative study of these analysis, this work identifies the innovations
and transformations that occur from one sonatine to the other. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Dans ce travail sont étudiés les aspects mélodiques et harmoniques des sonatines n.1,
n.3, n.4 et n.5 pour le piano du compositeur brésilien M. Camargo Guarnieri. Le compositeur
est remarqué par ses relations avec le modernisme, le nationalisme, le néoclassicisme et avec
Mário de Andrade. La sonatine, telle qu’un genre, est abordée dès son origine jusqu’à la
position de grand prestige obtenue à la première partie du XX siècle dans l’univers des
compositeurs attachés, d’une certaine manière, au mouvement néoclassique, parmi lesquels se
trouve le compositeur des pièces analysées au cours de ce travail. On considère aussi
l’importance du genre sonatine dans l’oeuvre de Camargo Guarnieri. D’après les idées
d’Arnold Schoenberg, Vicent Persichetti et César Guerra-Peixe, les sonatines sont analysées
avec l’objectif d’approfondir la compréhension des aspects mélodiques et harmoniques dans
chaque pièce et d’identifier, au travers des comparaisons, les innovations et les
transformations qui se produisent d’une pièce à l’autre. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho são investigados os aspectos melódicos e harmônicos das Sonatinas nº
1, nº 3, nº 4 e nº 5 para piano do compositor brasileiro M. Camargo Guarnieri. O compositor é
focalizado em suas relações com o modernismo, o nacionalismo, o neoclassicismo e com
Mário de Andrade. A sonatina é abordada enquanto gênero desde sua origem até a posição
prestigiosa alcançada por este na primeira metade do século XX no âmbito dos compositores
filiados de alguma maneira ao movimento neoclássico, entre os quais se enquadra o
compositor das obras aqui estudadas. Também é considerada a importância deste gênero no
conjunto da obra de Camargo Guarnieri. A partir dos pressupostos de Arnold Schoenberg,
Vincent Persichetti e César Guerra-Peixe as sonatinas são analisadas com o intuito de
aprofundar a compreensão dos aspectos acima mencionados em cada obra e, por meio de
comparações, identificar quais são as inovações e transformações que ocorrem de uma para
outra. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Camargo Guarnieri |
pt_BR |
dc.subject.pt |
sonatina |
pt_BR |
dc.subject.pt |
análise musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
harmonia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
neoclassicismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
nacionalismo |
pt_BR |