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As transformações da construção melódica e harmônica nas Sonatinas n. 1, n.3, n.4 e n.5 de Camargo Guarnieri

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dc.contributor.advisor Barrenechea, Lúcia
dc.contributor.author Silva, Luiz Eduardo de Castro Domingues da.
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:06:59Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:06:59Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SILVA, Luiz Eduardo de Castro Domingues da. As transformações da construção melódica e harmônica nas sonatinas no. 1º, no. 3º, no. 4º e no. 5º de Camargo Guarnieri. 2011. vii, 187p. Tese/Doutorado em música, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=70351>. Acesso em: 15 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11413
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2011/09 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title As transformações da construção melódica e harmônica nas Sonatinas n. 1, n.3, n.4 e n.5 de Camargo Guarnieri pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Camargo Guarnieri pt_BR
dc.subject.en sonatine pt_BR
dc.subject.en musical analysis pt_BR
dc.subject.en harmony pt_BR
dc.subject.en neoclassicism pt_BR
dc.subject.en nacionalism pt_BR
dc.subject.fr Camargo Guarnieri pt_BR
dc.subject.fr sonatine pt_BR
dc.subject.fr analyse musical pt_BR
dc.subject.fr harmonie pt_BR
dc.subject.fr néoclassicisme pt_BR
dc.subject.fr nacionalisme pt_BR
dc.description.abstracten This work investigates the melodic and harmonic aspects of the Sonatines nº 1, nº 3, nº 4 e nº 5 by Brazilian composer M. Camargo Guarnieri. The composer's relationship with Modernism, Nationalism, Neoclassicism and Mario de Andrade is discussed. The genre sonatina is viewed from its origins up to its prestigious position, reached in the first half of the 20th century, among the composers linked to the Neoclassical movement, including Guarnieri. Based on the writings of Arnold Schoenberg, Vincent Persichetti. e César Guerra- Peixe, the sonatines are analysed in order to deepen the knowledge of the aspects mentioned above, and through a comparative study of these analysis, this work identifies the innovations and transformations that occur from one sonatine to the other. pt_BR
dc.description.abstractfr Dans ce travail sont étudiés les aspects mélodiques et harmoniques des sonatines n.1, n.3, n.4 et n.5 pour le piano du compositeur brésilien M. Camargo Guarnieri. Le compositeur est remarqué par ses relations avec le modernisme, le nationalisme, le néoclassicisme et avec Mário de Andrade. La sonatine, telle qu’un genre, est abordée dès son origine jusqu’à la position de grand prestige obtenue à la première partie du XX siècle dans l’univers des compositeurs attachés, d’une certaine manière, au mouvement néoclassique, parmi lesquels se trouve le compositeur des pièces analysées au cours de ce travail. On considère aussi l’importance du genre sonatine dans l’oeuvre de Camargo Guarnieri. D’après les idées d’Arnold Schoenberg, Vicent Persichetti et César Guerra-Peixe, les sonatines sont analysées avec l’objectif d’approfondir la compréhension des aspects mélodiques et harmoniques dans chaque pièce et d’identifier, au travers des comparaisons, les innovations et les transformations qui se produisent d’une pièce à l’autre. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Neste trabalho são investigados os aspectos melódicos e harmônicos das Sonatinas nº 1, nº 3, nº 4 e nº 5 para piano do compositor brasileiro M. Camargo Guarnieri. O compositor é focalizado em suas relações com o modernismo, o nacionalismo, o neoclassicismo e com Mário de Andrade. A sonatina é abordada enquanto gênero desde sua origem até a posição prestigiosa alcançada por este na primeira metade do século XX no âmbito dos compositores filiados de alguma maneira ao movimento neoclássico, entre os quais se enquadra o compositor das obras aqui estudadas. Também é considerada a importância deste gênero no conjunto da obra de Camargo Guarnieri. A partir dos pressupostos de Arnold Schoenberg, Vincent Persichetti e César Guerra-Peixe as sonatinas são analisadas com o intuito de aprofundar a compreensão dos aspectos acima mencionados em cada obra e, por meio de comparações, identificar quais são as inovações e transformações que ocorrem de uma para outra. pt_BR
dc.subject.pt Camargo Guarnieri pt_BR
dc.subject.pt sonatina pt_BR
dc.subject.pt análise musical pt_BR
dc.subject.pt harmonia pt_BR
dc.subject.pt neoclassicismo pt_BR
dc.subject.pt nacionalismo pt_BR


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