| dc.contributor.advisor | Bento, Maria Enamar Ramos Neherer | |
| dc.contributor.author | Calvente, Ana Lúcia de Alcantara. | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T18:09:52Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-19T18:09:52Z | |
| dc.date.issued | 2010-11-22 | |
| dc.identifier.citation | CALVENTE, Ana Lúcia de Alcântara. (Re) Criando vozes: Um estudo sobre a composição vocal nos musicais biográficos. 2010. 184f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25064>. Acesso em: 16 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11416 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/03 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | (Re)criando vozes : um estudo sobre a composição vocal nos musicais biográficos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Creating voices: a study of the vocal composition in musical biographies | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Andrade, Elza Maria Ferraz de | |
| dc.contributor.referee | Rubim, Mirna | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.en | Musical Theater | pt_BR |
| dc.subject.en | Biographical Musical | pt_BR |
| dc.subject.en | speech | pt_BR |
| dc.subject.en | song, actor’s vocal performance | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The process of vocal construction of roles in Brazilian musical biographies under consideration of the changes in the characteristics of the actor’s voice seeking to assimilate the object of the biography is studied. The performances of Soraya Ravenle as Dolores Duran in the musical Dolores, and of Diogo Vilela as Cauby Peixoto in Cauby!Cauby! are analyzed. The characteristics of the actors’ spontaneous speech and natural song as opposed to their song and speech on the stage are studied on the basis of interviews with the actors, as well as of the parameters characterizing the human voice, in order to observe these changes. Additionally, the characteristics of the similarities between the actors’ voices and those of the singers being played are described based on an analysis of the singers’ voices. The Brandi Spoken Voice Evaluation Scales are used to analyze the spoken voice and the evaluation of the sung voice is based on studies by Françoise Estienne. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O presente trabalho apresenta um estudo do processo de construção vocal do personagem nos Musicais Biográficos Brasileiros, levando em consideração as mudanças realizadas nas características que conferem qualidade à voz do ator em busca de uma aproximação com a voz do cantor biografado. Para tal, são analisadas as performances de Soraya Ravenle para recriar Dolores Duran no musical Dolores e a de Diogo Vilela para representar Cauby Peixoto no espetáculo Cauby!Cauby! Através de entrevista com os atores sobre o processo de construção vocal de seus personagens e a partir do levantamento dos parâmetros que caracterizam a voz humana, a pesquisa investiga as características da fala espontânea e do canto natural do ator em oposição à sua fala e canto em cena para observar as mudanças realizadas. Tais mudanças serão também comparadas à fala e ao canto do cantor biografado a fim de observar se estas visavam a aproximação com a voz do cantor biografado. Foram utilizados como instrumentos de análise da voz falada a Escala Brandi de Avaliação da Voz Falada de Edmée Brandi e para análise da voz cantada foram observados os parâmetros correlatos na voz cantada tendo por base, sobretudo, os estudos de Françoise Estienne. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro Musical | pt_BR |
| dc.subject.pt | Musical Biográfico | pt_BR |
| dc.subject.pt | Voz falada | pt_BR |
| dc.subject.pt | Voz cantada | pt_BR |
| dc.subject.pt | Construção vocal do ator | pt_BR |