dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Lúcia Silva |
|
dc.contributor.author |
Vetromilla, Márcia Hallak Martins da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:10:21Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:10:21Z |
|
dc.date.issued |
2010-03 |
|
dc.identifier.citation |
VETROMILLA, Márcia Hallak Martins da Costa. Ciranda nº 7 de Heitor Villa-Lobos: um estudo da relação entre o texto musical e o enredo implícito na cantiga folclórica utilizada. 2010. 157f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64957>. Acesso em: 16 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11417 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/13 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
‘Ciranda n.7’ de Heitor Villa-Lobos : um estudo da relação entre o texto musical e o enredo implícito na cantiga folclórica utilizada |
pt_BR |
dc.title.alternative |
‘Ciranda nº 7’ by Heitor Villa-Lobos: a study of the relationship between the musical text and the implicit plot of the folk tune. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gerling, Cristina Capparelli |
|
dc.contributor.referee |
Senna, Caio |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cirandas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Xô, Xô Passarinho |
pt_BR |
dc.subject.en |
Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.subject.en |
Octavio Maul |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study deals with the Cirandas for piano solo (1926) by Heitor Villa-
Lobos (1887-1959). The work’s genesis is discussed and the bibliographic survey
includes views and opinions of researchers, historians, comentators and pianists who
performed and recorded this work. Ciranda nº 7 – Xô, Xô Passarinho is the main
focus of this study, a piece which was composed based on the Brazilian folk tune and
tale A menina enterrada viva (The girl buried alive), collected by folklorists and
historians on Brazilian music. The relationship between music and text is analyzed in
this Ciranda, and the discussion is based on the writings of Lawrence Zbikowsky
(2002) about conceptual metaphor in music. In order to expand the possibilities of
this analysis, the Ciranda nº 7 is compared with the work Xô! Passarinho... (1941)
by Octavio Maul (1901-1974), inspired in the same folk tune and tale. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo aborda as Cirandas para piano solo (1926) de Heitor Villa-Lobos
(1887-1959). Discute-se a gênese da obra e o levantamento bibliográfico inclui a
opinião de pesquisadores, historiadores, comentaristas e intérpretes que gravaram
essa obra. Focaliza-se especialmente a Ciranda nº 7 – Xô, Xô Passarinho composta a
partir da lenda e da cantiga brasileira A menina enterrada viva, registrada por
folcloristas e historiadores de música brasileira. A relação entre música e texto é
analisada nesta Ciranda e a discussão se baseia nos escritos de Lawrence Zbikowsky
(2002) sobre metáfora conceitual na música. Para ampliar as possibilidades de
análise, compara-se a Ciranda nº 7 com a obra Xô! Passarinho... (1941) de Octavio
Maul (1901-1974), inspirada na mesma lenda. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cirandas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Xô, Xô Passarinho |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Octavio Maul |
pt_BR |