DSpace Repository

‘Ciranda n.7’ de Heitor Villa-Lobos : um estudo da relação entre o texto musical e o enredo implícito na cantiga folclórica utilizada

Show simple item record

dc.contributor.advisor Barrenechea, Lúcia Silva
dc.contributor.author Vetromilla, Márcia Hallak Martins da Costa
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:10:21Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:10:21Z
dc.date.issued 2010-03
dc.identifier.citation VETROMILLA, Márcia Hallak Martins da Costa. Ciranda nº 7 de Heitor Villa-Lobos: um estudo da relação entre o texto musical e o enredo implícito na cantiga folclórica utilizada. 2010. 157f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64957>. Acesso em: 16 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11417
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/13 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title ‘Ciranda n.7’ de Heitor Villa-Lobos : um estudo da relação entre o texto musical e o enredo implícito na cantiga folclórica utilizada pt_BR
dc.title.alternative ‘Ciranda nº 7’ by Heitor Villa-Lobos: a study of the relationship between the musical text and the implicit plot of the folk tune. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gerling, Cristina Capparelli
dc.contributor.referee Senna, Caio
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Cirandas pt_BR
dc.subject.en Xô, Xô Passarinho pt_BR
dc.subject.en Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.en Octavio Maul pt_BR
dc.description.abstracten The present study deals with the Cirandas for piano solo (1926) by Heitor Villa- Lobos (1887-1959). The work’s genesis is discussed and the bibliographic survey includes views and opinions of researchers, historians, comentators and pianists who performed and recorded this work. Ciranda nº 7 – Xô, Xô Passarinho is the main focus of this study, a piece which was composed based on the Brazilian folk tune and tale A menina enterrada viva (The girl buried alive), collected by folklorists and historians on Brazilian music. The relationship between music and text is analyzed in this Ciranda, and the discussion is based on the writings of Lawrence Zbikowsky (2002) about conceptual metaphor in music. In order to expand the possibilities of this analysis, the Ciranda nº 7 is compared with the work Xô! Passarinho... (1941) by Octavio Maul (1901-1974), inspired in the same folk tune and tale. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo aborda as Cirandas para piano solo (1926) de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Discute-se a gênese da obra e o levantamento bibliográfico inclui a opinião de pesquisadores, historiadores, comentaristas e intérpretes que gravaram essa obra. Focaliza-se especialmente a Ciranda nº 7 – Xô, Xô Passarinho composta a partir da lenda e da cantiga brasileira A menina enterrada viva, registrada por folcloristas e historiadores de música brasileira. A relação entre música e texto é analisada nesta Ciranda e a discussão se baseia nos escritos de Lawrence Zbikowsky (2002) sobre metáfora conceitual na música. Para ampliar as possibilidades de análise, compara-se a Ciranda nº 7 com a obra Xô! Passarinho... (1941) de Octavio Maul (1901-1974), inspirada na mesma lenda. pt_BR
dc.subject.pt Cirandas pt_BR
dc.subject.pt Xô, Xô Passarinho pt_BR
dc.subject.pt Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.pt Octavio Maul pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|