| dc.contributor.advisor | Costa Filho, José da | |
| dc.contributor.author | Magela, André Luiz Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T18:16:52Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-19T18:16:52Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.identifier.citation | MAGELA, André Luiz Lopes. A companhia Ueinzz e a profanação da cena teatral. 2010. 197f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25063>. Acesso em: 16 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11418 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/02 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | A Companhia Ueinzz e a profanação da cena teatral | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | theater and political resistance | pt_BR |
| dc.subject.en | theater and mental health | pt_BR |
| dc.subject.en | Companhia Ueinzz | pt_BR |
| dc.subject.en | biopolitics and theater | pt_BR |
| dc.subject.en | resistance art | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This work analyzes the actors’ work of the Companhia Teatral Ueinzz in the play Finnegans Ueinzz, in Ocupação Ueinzz’s presentations, in September of 2009 in SESC Paulista in the city of São Paulo, characterizing their performance as a profanation of the theatrical scene, under the light of the profanation concept, as proposed by Giorgio Agamben in the essay Elogio da profanação (2007). In a political critics perspective related not only to the theater, but to the art and the culture, I will use studies on subjectivities manners and analyses on the current society under the optics of the biopolitics, where devices of social control and their influences are examined in the subjectivity production, particularly in an “actor’s subjectivity”. The research also aims to make reflections on pertinent ways, at the present time, of thinking the relationships between theater and politics. While relating such fields of knowing - the biopolitics, the subjetivation processes and theater - there is a conceptual and practical enrichment of the theatrical field for the contact with the critical analysis of the biopower and an enlargement of the biopolitics’ perspective due to its dialogue with the theatrical universe. In parallel, it will nvestigate if this “profanation of the scene” constitutes a fomentation to the creation of alternative theatrical languages to conventional major forms, configuring a space of artistic-politics resistance. Its perspective, then, is that it’s necessary to propose creation forms that build exterior alternatives in relation to the categories that commonly classify the works and theatrical languages, more specifically in the actors’ work. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta dissertação analisa o trabalho dos atores da Companhia Teatral Ueinzz no espetáculo Finnegans Ueinzz, nas apresentações da Ocupação Ueinzz, em setembro de 2009 no SESC Paulista, caracterizando sua atuação como uma profanação da cena teatral, à luz do conceito de profanação, como proposto por Giorgio Agamben no ensaio Elogio da profanação (2007). Num viés de crítica política relacionada não só ao teatro, mas à arte e à cultura, recorrerei a estudos sobre modos de subjetivação e análises sobre a sociedade atual sob a ótica da biopolítica, onde são examinados dispositivos de controle social e suas influências na produção de subjetividade, particularmente numa “subjetividade ator”. A pesquisa visa também a tecer reflexões sobre maneiras pertinentes na atualidade de pensar as relações entre teatro e política. Ao imbricar tais campos de saber - a biopolítica, os processos de subjetivação e o teatro - há um enriquecimento conceitual e prático do campo teatral pelo contato com a análise crítica do biopoder e um alargamento da perspectiva biopolítica pelo seu diálogo com o universo teatral. Paralelamente, considerar-se-á que esta “profanação da cena” constitui um fomento à criação de linguagens teatrais alternativas a formas hegemônicas, configurando um espaço de resistência artístico-política. Sua perspectiva, então, é a de haver uma necessidade de serem propostas formas de criação que construam alternativas de exterioridade em relação às categorias que comumente classificam os trabalhos e linguagens teatrais, mais especificamente no trabalho de atuação. | pt_BR |
| dc.subject.pt | teatro e resistência política | pt_BR |
| dc.subject.pt | teatro e saúde mental | pt_BR |
| dc.subject.pt | Companhia Ueinzz | pt_BR |
| dc.subject.pt | biopolítica e teatro | pt_BR |
| dc.subject.pt | arte de resistência | pt_BR |