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Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti , Márcio Libar e Gardi Hutter.

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dc.contributor.advisor Costa, José da
dc.contributor.author Escobar, Henrique
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:19:41Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:19:41Z
dc.date.issued 2010-11
dc.identifier.citation ESCOBAR, Henrique Viana. Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti, Márcio Libar e Gardi Hater. 2010. 77f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25087>. Acesso em: 16 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11419
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/12 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti , Márcio Libar e Gardi Hutter. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ferracini, Renato
dc.contributor.referee Lima, Tatiana Motta
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho visa uma investigação sobre a linguagem do palhaço contemporâneo, refletindo os estreitos limites entre arte contemporânea e vida cotidiana. Valendo-se do estudo de caso de três diferentes artistas que sofreram influência de um mesmo palhaço, propõe-se a perceber diferenças e semelhanças na maneira como eles, Márcio Libar, Ricardo Puccetti e Gardi Hutter, desenvolvem seus trabalhos. Analisa-se a criação corpo cômico e de suas distintas formações, tendo por base o exercício do picadeiro, desenvolvido inicialmente por Jacques Lecoq , em diferentes oficinas. Tomando como referência a discussão sobre o riso e as maneiras de conceber diferentes tipos de riso, a presente pesquisa aprofunda a discussão sobre o riso inclusivo, correlacionado a uma potência de vida. A análise funda-se em base teórica composta pelos estudos de Vladimir Propp, Georges Minois, e Spinoza. Identificam-se diferentes maneiras de conceber o corpo cômico, e como oficinas distintas dedicam-se em suas técnicas a criação deste corpo cômico. Em demonstração experimental o trabalho ainda analisa o corpo cômico em três espetáculos. Desenvolvem-se também relações com a partitura em diferentes espetáculos, demonstrando-se como esta partitura se apresenta mais ou menos aberta, dependendo do tipo de estratégia que cada artista traça para desenvolver seu espetáculo. Por fim relaciona-se esta maneira mais ou menos aberta ao acaso e ao aqui-agora das partituras com o conceito de dispositivo de poder ,desenvolvido por Foucault e que foi analisado segundo as leituras de Giorgio Agamben e de Gilles Deleuze. pt_BR
dc.subject.pt palhaço pt_BR
dc.subject.pt riso pt_BR
dc.subject.pt corpo cômico pt_BR
dc.subject.pt partitura pt_BR
dc.subject.pt dispositivo pt_BR
dc.subject.pt devir pt_BR
dc.subject.pt memórias pt_BR


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