| dc.contributor.advisor | Costa, José da | |
| dc.contributor.author | Escobar, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T18:19:41Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-19T18:19:41Z | |
| dc.date.issued | 2010-11 | |
| dc.identifier.citation | ESCOBAR, Henrique Viana. Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti, Márcio Libar e Gardi Hater. 2010. 77f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25087>. Acesso em: 16 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11419 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/12 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti , Márcio Libar e Gardi Hutter. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Ferracini, Renato | |
| dc.contributor.referee | Lima, Tatiana Motta | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Este trabalho visa uma investigação sobre a linguagem do palhaço contemporâneo, refletindo os estreitos limites entre arte contemporânea e vida cotidiana. Valendo-se do estudo de caso de três diferentes artistas que sofreram influência de um mesmo palhaço, propõe-se a perceber diferenças e semelhanças na maneira como eles, Márcio Libar, Ricardo Puccetti e Gardi Hutter, desenvolvem seus trabalhos. Analisa-se a criação corpo cômico e de suas distintas formações, tendo por base o exercício do picadeiro, desenvolvido inicialmente por Jacques Lecoq , em diferentes oficinas. Tomando como referência a discussão sobre o riso e as maneiras de conceber diferentes tipos de riso, a presente pesquisa aprofunda a discussão sobre o riso inclusivo, correlacionado a uma potência de vida. A análise funda-se em base teórica composta pelos estudos de Vladimir Propp, Georges Minois, e Spinoza. Identificam-se diferentes maneiras de conceber o corpo cômico, e como oficinas distintas dedicam-se em suas técnicas a criação deste corpo cômico. Em demonstração experimental o trabalho ainda analisa o corpo cômico em três espetáculos. Desenvolvem-se também relações com a partitura em diferentes espetáculos, demonstrando-se como esta partitura se apresenta mais ou menos aberta, dependendo do tipo de estratégia que cada artista traça para desenvolver seu espetáculo. Por fim relaciona-se esta maneira mais ou menos aberta ao acaso e ao aqui-agora das partituras com o conceito de dispositivo de poder ,desenvolvido por Foucault e que foi analisado segundo as leituras de Giorgio Agamben e de Gilles Deleuze. | pt_BR |
| dc.subject.pt | palhaço | pt_BR |
| dc.subject.pt | riso | pt_BR |
| dc.subject.pt | corpo cômico | pt_BR |
| dc.subject.pt | partitura | pt_BR |
| dc.subject.pt | dispositivo | pt_BR |
| dc.subject.pt | devir | pt_BR |
| dc.subject.pt | memórias | pt_BR |