dc.contributor.advisor |
Costa, José da |
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dc.contributor.author |
Escobar, Henrique |
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dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:19:41Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-19T18:19:41Z |
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dc.date.issued |
2010-11 |
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dc.identifier.citation |
ESCOBAR, Henrique Viana. Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti, Márcio Libar e Gardi Hater. 2010. 77f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25087>. Acesso em: 16 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11419 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Considerações ao palhaço contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Pucceti , Márcio Libar e Gardi Hutter. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferracini, Renato |
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dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana Motta |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho visa uma investigação sobre a linguagem do palhaço contemporâneo, refletindo os estreitos limites entre arte contemporânea e vida cotidiana. Valendo-se do estudo de caso de três diferentes artistas que sofreram influência de um mesmo palhaço, propõe-se a perceber diferenças e semelhanças na maneira como eles, Márcio Libar, Ricardo Puccetti e Gardi Hutter, desenvolvem seus trabalhos. Analisa-se a criação corpo cômico e de suas distintas formações, tendo por base o exercício do picadeiro, desenvolvido inicialmente por Jacques Lecoq , em diferentes oficinas.
Tomando como referência a discussão sobre o riso e as maneiras de conceber diferentes tipos de riso, a presente pesquisa aprofunda a discussão sobre o riso inclusivo, correlacionado a uma potência de vida. A análise funda-se em base teórica composta pelos estudos de Vladimir Propp, Georges Minois, e Spinoza.
Identificam-se diferentes maneiras de conceber o corpo cômico, e como oficinas distintas dedicam-se em suas técnicas a criação deste corpo cômico. Em demonstração experimental o trabalho ainda analisa o corpo cômico em três espetáculos.
Desenvolvem-se também relações com a partitura em diferentes espetáculos, demonstrando-se como esta partitura se apresenta mais ou menos aberta, dependendo do tipo de estratégia que cada artista traça para desenvolver seu espetáculo. Por fim relaciona-se esta maneira mais ou menos aberta ao acaso e ao aqui-agora das partituras com o conceito de dispositivo de poder ,desenvolvido por Foucault e que foi analisado segundo as leituras de Giorgio Agamben e de Gilles Deleuze. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaço |
pt_BR |
dc.subject.pt |
riso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpo cômico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
partitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
dispositivo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
devir |
pt_BR |
dc.subject.pt |
memórias |
pt_BR |