DSpace Repository

A criação musical como prática discursiva : uma investigação com estudantes da licenciatura em pedagogia da UNIRIO

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, Mônica de Almeida
dc.contributor.author Oliveira, Janaina Sabino de
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:23:02Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:23:02Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Janaína Sabino. A criação musical como prática discursiva: uma investigação com estudantes do curso de pedagogia da UNIRIO. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64950>. Acesso em: 19 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11420
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/15 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A criação musical como prática discursiva : uma investigação com estudantes da licenciatura em pedagogia da UNIRIO pt_BR
dc.title.alternative The Musical Criation as Discursive Practice: a research student ’s degree in Education from UNIRIO pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Musical Creation pt_BR
dc.subject.en Musical Discourse pt_BR
dc.subject.en Pedagogical Tool pt_BR
dc.description.abstracten This research addresses the issue of the process of production of musical discourses by individuals who are not specialists in music. The studied group was composed by undergraduate students majoring in Education at UNIRIO federal university, in Rio de Janeiro, Brazil. The investigation demanded the organization of activities based on musical practices – perception, performance and composition – and observation of how those individual develop the activity of musical creation and of how they build their musical discourses. The musical proposal applied to the students was built in accordance with the musical interests presented by the students themselves and with the philosophical principals of Musical Education as expressed by Swanwick and by the sociointeractionist perspective of the relations of teaching and learning, as presented by Vigotski. Data were collected in the forms of journals, questionnaires and recordings of the musical discourses produced by students. These data were analyzed according to the theoretical framework adopted for the research and to the Rhetoric (REBOUL, 2004) and the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2009). The findings indicate that it is possible to develop activities of musical creation in a deliberate manner with individuals who are not specialists in music and to identify the most common pathways that they use to produce their musical discourses. We noticed also that this activity is as an important pedagogical tool for music professors and showed possibilities of being used by future educators. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa trata de uma investigação dos processos de produção de discursos musicais de indivíduos não especialistas em música. O público escolhido para a realização da pesquisa compõe-se de estudantes de Pedagogia da UNIRIO na disciplina Artes e Educação. Para realizar a investigação foi necessário promover atividades musicais a partir das práticas musicais – percepção, performance e composição – e observar como estes indivíduos desenvolvem a atividade de criação musical e como constroem seus discursos musicais. A proposta musical aplicada aos grupos de estudantes foi construída a partir dos interesses musicais deflagrados pelos estudantes, a partir dos princípios filosóficos de Swanwick para a Educação Musical e da perspectiva sociointeracionista das relações de ensino e aprendizagem de acordo com Vigotski. Os dados coletados constituem-se em diários, questionários e gravações dos discursos musicais produzidos pelos estudantes. Estes dados foram analisados de acordo com o referencial teórico adotado na pesquisa e de acordo com a Retórica (REBOUL, 2004) e com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009). Conclui-se com esta pesquisa ser possível desenvolver atividades de criação musical de forma deliberada com indivíduos não especialistas em música e conhecer os caminhos mais recorrentes que utilizam para a produção de seus discursos musicais. Observamos que esta atividade serviu como importante ferramenta pedagógica ao professor de música e mostrou possibilidades de utilização pelos futuros pedagogos. pt_BR
dc.subject.pt Criação Musical pt_BR
dc.subject.pt Discurso Musical pt_BR
dc.subject.pt Ferramenta Pedagógica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|