dc.contributor.advisor |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Janaina Sabino de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:23:02Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:23:02Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Janaína Sabino. A criação musical como prática discursiva: uma investigação com estudantes do curso de pedagogia da UNIRIO. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64950>. Acesso em: 19 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11420 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/15 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A criação musical como prática discursiva : uma investigação com estudantes da licenciatura em pedagogia da UNIRIO |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Musical Criation as Discursive Practice: a research student ’s degree in Education from UNIRIO |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Creation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Discourse |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogical Tool |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research addresses the issue of the process of production of musical discourses by
individuals who are not specialists in music. The studied group was composed by
undergraduate students majoring in Education at UNIRIO federal university, in Rio de
Janeiro, Brazil. The investigation demanded the organization of activities based on
musical practices – perception, performance and composition – and observation of how
those individual develop the activity of musical creation and of how they build their
musical discourses. The musical proposal applied to the students was built in
accordance with the musical interests presented by the students themselves and with the
philosophical principals of Musical Education as expressed by Swanwick and by the
sociointeractionist perspective of the relations of teaching and learning, as presented by
Vigotski. Data were collected in the forms of journals, questionnaires and recordings of
the musical discourses produced by students. These data were analyzed according to the
theoretical framework adopted for the research and to the Rhetoric (REBOUL, 2004)
and the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2009). The findings indicate
that it is possible to develop activities of musical creation in a deliberate manner with
individuals who are not specialists in music and to identify the most common pathways
that they use to produce their musical discourses. We noticed also that this activity is as
an important pedagogical tool for music professors and showed possibilities of being
used by future educators. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa trata de uma investigação dos processos de produção de discursos
musicais de indivíduos não especialistas em música. O público escolhido para a
realização da pesquisa compõe-se de estudantes de Pedagogia da UNIRIO na disciplina
Artes e Educação. Para realizar a investigação foi necessário promover atividades
musicais a partir das práticas musicais – percepção, performance e composição – e
observar como estes indivíduos desenvolvem a atividade de criação musical e como
constroem seus discursos musicais. A proposta musical aplicada aos grupos de
estudantes foi construída a partir dos interesses musicais deflagrados pelos estudantes, a
partir dos princípios filosóficos de Swanwick para a Educação Musical e da perspectiva
sociointeracionista das relações de ensino e aprendizagem de acordo com Vigotski. Os
dados coletados constituem-se em diários, questionários e gravações dos discursos
musicais produzidos pelos estudantes. Estes dados foram analisados de acordo com o
referencial teórico adotado na pesquisa e de acordo com a Retórica (REBOUL, 2004) e
com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009). Conclui-se com esta
pesquisa ser possível desenvolver atividades de criação musical de forma deliberada
com indivíduos não especialistas em música e conhecer os caminhos mais recorrentes
que utilizam para a produção de seus discursos musicais. Observamos que esta atividade
serviu como importante ferramenta pedagógica ao professor de música e mostrou
possibilidades de utilização pelos futuros pedagogos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ferramenta Pedagógica |
pt_BR |