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O ensino não formal em música : um estudo de caso sobre concepções pe- dagógico-musicais e a formação da identidade profissional do músico trom- pista de orquestra sinfônica

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dc.contributor.advisor Duarte, Mônica de A.
dc.contributor.author Pellizzon, Marcos de Alencar
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:28:11Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:28:11Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation PELISSON, Marcos de Alencar. O ensino não formal em música: um estudo de caso sobre concepcões pedagógico-musicais e a formação da identidade profissional do músico trompista de orquestra sinfônica. 2010. 199 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64948>. Acesso em: 19 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11422
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/19 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ensino não formal em música : um estudo de caso sobre concepções pe- dagógico-musicais e a formação da identidade profissional do músico trom- pista de orquestra sinfônica pt_BR
dc.title.alternative Non-formal education in music: a case study of music-pedagogical concepts and the formation of the professional identity of the symphony orchestra French horn musicians pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, José Nunes
dc.contributor.referee Grosso, Hideraldo Luiz
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Musical Formation pt_BR
dc.subject.en Non-formal Education pt_BR
dc.subject.en Social Representations pt_BR
dc.subject.en Symphonic Orchestra pt_BR
dc.subject.en Professional Identity pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation aims to get to know the trajectory of the formation of the orchestra musician and French horn teacher in its context in the realm of non-formal education as well as to get to know and analyze through the Social Representations Theory and Rhetoric Analysis the practical didactic of this teacher and its relation with the work environment. Observing the success reached by some professional symphonic orchestra musicians graduated outside of the academic world in forming new orchestra musicians throughout their carriers, we proposed, based on a case study, to investigate the trajectory of a music professor who we will call JS. Our research was conducted within the paradigms of qualitative research through the semi-structured interview so we considered the historic, social, cultural and territorial of our study unit and of its other research participants. To better analyze and understand our objective we researched the musical formation trajectory of five people, the professor and four of his students, three of them being professionals with more than ten years of experience in bands and symphonic orchestras. Added to recent studies that tackle the question of the practical experience of the professor musician, identified as productive competence proven and socially legitimated, this study seeks to contribute with the discussion about non-formal education together with the formal teaching proposing a dialog based understanding that can aid in the comprehension of the processes of musical education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação visa conhecer o trajeto de formação de um músico de orquestra e professor de trompa e seu contexto no âmbito da educação não formal, bem como conhecer e analisar por meio da Teoria das Representações Sociais e Análise Retórica a prática didática deste professor e sua relação com o mundo do trabalho. Observando o êxito alcançado por alguns músicos de orquestra sinfônica profissional, formados fora do âmbito acadêmico, em preparar novos músicos de orquestra, ao longo de suas carreiras, propomo-nos, com base num estudo de caso, investigar a trajetória de um músico professor, que chamamos de JS. Nossa pesquisa foi conduzida dentro dos paradigmas da pesquisa qualitativa, mediante a entrevista semiestruturada, portanto consideramos o contexto histórico, social, cultural e territorial de nossa unidade de estudo e dos demais participantes da pesquisa. Para melhor analisar e compreender nosso objeto pesquisamos a trajetória de formação musical de cinco pessoas, o professor e quatro de seus alunos, sendo três destes profissionais com mais de 10 anos de experiência em bandas e orquestras sinfônicas. Somado a recentes estudos que abordam a questão da experiência prática do músico professor, identificada como competência produtiva comprovada e legitimada socialmente, este estudo procura contribuir com a discussão sobre a educação não formal em concomitância com o ensino formal, propondo um entendimento dialógico que possa auxiliar na compreensão dos processos de educação musical. pt_BR
dc.subject.pt Formação Musical pt_BR
dc.subject.pt Educação não formal pt_BR
dc.subject.pt Representações Sociais pt_BR
dc.subject.pt Orquestra Sinfônica pt_BR
dc.subject.pt Identidade profissional pt_BR


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