dc.contributor.advisor |
Duarte, Mônica de A. |
|
dc.contributor.author |
Pellizzon, Marcos de Alencar |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:28:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:28:11Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
PELISSON, Marcos de Alencar. O ensino não formal em música: um estudo de caso sobre concepcões pedagógico-musicais e a formação da identidade profissional do músico trompista de orquestra sinfônica. 2010. 199 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64948>. Acesso em: 19 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11422 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/19 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino não formal em música : um estudo de caso sobre concepções pe- dagógico-musicais e a formação da identidade profissional do músico trom- pista de orquestra sinfônica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Non-formal education in music: a case study of music-pedagogical concepts and the formation of the professional identity of the symphony orchestra French horn musicians |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
|
dc.contributor.referee |
Grosso, Hideraldo Luiz |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Formation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Non-formal Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Representations |
pt_BR |
dc.subject.en |
Symphonic Orchestra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Professional Identity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aims to get to know the trajectory of the formation of the orchestra musician and French horn teacher in its context in the realm of non-formal education as well as to get to know and analyze through the Social Representations Theory and Rhetoric Analysis the practical didactic of this teacher and its relation with the work environment. Observing the success reached by some professional symphonic orchestra musicians graduated outside of the academic world in forming new orchestra musicians throughout their carriers, we proposed, based on a case study, to investigate the trajectory of a music professor who we will call JS. Our research was conducted within the paradigms of qualitative research through the semi-structured interview so we considered the historic, social, cultural and territorial of our study unit and of its other research participants. To better analyze and understand our objective we researched the musical formation trajectory of five people, the professor and four of his students, three of them being professionals with more than ten years of experience in bands and symphonic orchestras. Added to recent studies that tackle the question of the practical experience of the professor musician, identified as productive competence proven and socially legitimated, this study seeks to contribute with the discussion about non-formal education together with the formal teaching proposing a dialog based understanding that can aid in the comprehension of the processes of musical education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação visa conhecer o trajeto de formação de um músico de orquestra e professor de trompa e seu contexto no âmbito da educação não formal, bem como conhecer e analisar por meio da Teoria das Representações Sociais e Análise Retórica a prática didática deste professor e sua relação com o mundo do trabalho. Observando o êxito alcançado por alguns músicos de orquestra sinfônica profissional, formados fora do âmbito acadêmico, em preparar novos músicos de orquestra, ao longo de suas carreiras, propomo-nos, com base num estudo de caso, investigar a trajetória de um músico professor, que chamamos de JS. Nossa pesquisa foi conduzida dentro dos paradigmas da pesquisa qualitativa, mediante a entrevista semiestruturada, portanto consideramos o contexto histórico, social, cultural e territorial de nossa unidade de estudo e dos demais participantes da pesquisa. Para melhor analisar e compreender nosso objeto pesquisamos a trajetória de formação musical de cinco pessoas, o professor e quatro de seus alunos, sendo três destes profissionais com mais de 10 anos de experiência em bandas e orquestras sinfônicas. Somado a recentes estudos que abordam a questão da experiência prática do músico professor, identificada como competência produtiva comprovada e legitimada socialmente, este estudo procura contribuir com a discussão sobre a educação não formal em concomitância com o ensino formal, propondo um entendimento dialógico que possa auxiliar na compreensão dos processos de educação musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação não formal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representações Sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Orquestra Sinfônica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade profissional |
pt_BR |