dc.contributor.advisor |
Gubernikoff, Carole |
|
dc.contributor.author |
Menezes, Fabiano |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T18:28:53Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-19T18:28:53Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
MENEZES, Fabiano. A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Mendes e Ficarelli. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64762>. Acesso em: 19 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11423 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/18 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Lacerda, Mendes e Ficarelli |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Idiomatic Writing in the Horn Works of Blauth, Lacerda, Mendes and Ficarelli |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Sergio Azra |
|
dc.contributor.referee |
Bittencourt, Marcus Alessi |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Horn |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Idiomatism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Esta dissertação possui análises de quatro composições brasileiras para trompa, que são:
Sonatina, de Brenno Blauth; Canção e Dansa, de Osvaldo Lacerda, Interlúdio, de Mario
Ficarelli, para a formação trompa e piano; e a peça Gregoriana, de Gilberto Mendes, para
trompa solo. Por intermédio das análises aqui efetuadas, revela-se a forma como cada um dos
compositores escreve para a trompa. O trabalho é dividido em cinco capítulos, nos quais
constam - entre o segundo e o quinto - uma pequena biografia de cada compositor, além das
análises seguidas de algumas sugestões de interpretação. Incluiu-se também, em seu primeiro
capítulo, uma abordagem histórica da trompa, que abrange desde os primórdios até a
contemporaneidade, mostrando tanto a evolução física quanto a escrita para o instrumento. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação possui análises de quatro composições brasileiras para trompa, que são:
Sonatina, de Brenno Blauth; Canção e Dansa, de Osvaldo Lacerda, Interlúdio, de Mario
Ficarelli, para a formação trompa e piano; e a peça Gregoriana, de Gilberto Mendes, para
trompa solo. Por intermédio das análises aqui efetuadas, revela-se a forma como cada um dos
compositores escreve para a trompa. O trabalho é dividido em cinco capítulos, nos quais
constam - entre o segundo e o quinto - uma pequena biografia de cada compositor, além das
análises seguidas de algumas sugestões de interpretação. Incluiu-se também, em seu primeiro
capítulo, uma abordagem histórica da trompa, que abrange desde os primórdios até a
contemporaneidade, mostrando tanto a evolução física quanto a escrita para o instrumento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trompa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Idiomatismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música brasileira |
pt_BR |