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A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Lacerda, Mendes e Ficarelli

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dc.contributor.advisor Gubernikoff, Carole
dc.contributor.author Menezes, Fabiano
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:28:53Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-19T18:28:53Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MENEZES, Fabiano. A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Mendes e Ficarelli. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64762>. Acesso em: 19 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11423
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/18 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A escrita idiomática em obras para trompa de Blauth, Lacerda, Mendes e Ficarelli pt_BR
dc.title.alternative The Idiomatic Writing in the Horn Works of Blauth, Lacerda, Mendes and Ficarelli pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Barrenechea, Sergio Azra
dc.contributor.referee Bittencourt, Marcus Alessi
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Horn pt_BR
dc.subject.en Musical Analysis pt_BR
dc.subject.en Idiomatism pt_BR
dc.subject.en Brazilian Music pt_BR
dc.description.abstracten Esta dissertação possui análises de quatro composições brasileiras para trompa, que são: Sonatina, de Brenno Blauth; Canção e Dansa, de Osvaldo Lacerda, Interlúdio, de Mario Ficarelli, para a formação trompa e piano; e a peça Gregoriana, de Gilberto Mendes, para trompa solo. Por intermédio das análises aqui efetuadas, revela-se a forma como cada um dos compositores escreve para a trompa. O trabalho é dividido em cinco capítulos, nos quais constam - entre o segundo e o quinto - uma pequena biografia de cada compositor, além das análises seguidas de algumas sugestões de interpretação. Incluiu-se também, em seu primeiro capítulo, uma abordagem histórica da trompa, que abrange desde os primórdios até a contemporaneidade, mostrando tanto a evolução física quanto a escrita para o instrumento. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação possui análises de quatro composições brasileiras para trompa, que são: Sonatina, de Brenno Blauth; Canção e Dansa, de Osvaldo Lacerda, Interlúdio, de Mario Ficarelli, para a formação trompa e piano; e a peça Gregoriana, de Gilberto Mendes, para trompa solo. Por intermédio das análises aqui efetuadas, revela-se a forma como cada um dos compositores escreve para a trompa. O trabalho é dividido em cinco capítulos, nos quais constam - entre o segundo e o quinto - uma pequena biografia de cada compositor, além das análises seguidas de algumas sugestões de interpretação. Incluiu-se também, em seu primeiro capítulo, uma abordagem histórica da trompa, que abrange desde os primórdios até a contemporaneidade, mostrando tanto a evolução física quanto a escrita para o instrumento. pt_BR
dc.subject.pt Trompa pt_BR
dc.subject.pt Análise Musical pt_BR
dc.subject.pt Idiomatismo pt_BR
dc.subject.pt Música brasileira pt_BR


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