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O espectador da cena contemporânea : seu lugar em deriva, sua condição não passiva

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dc.contributor.advisor Souza, Walter G. V. de
dc.contributor.author Valdez, Carmen Maria Barros.
dc.date.accessioned 2018-03-19T18:53:28Z
dc.date.available 2019
dc.date.available 2018-03-19T18:53:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation VALDEZ, Carmen Maria Barros. O espectador da cena contemporãnea: seu lugar em deriva, sua condição não passiva. 2010. 95f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25071>. Acesso em: 19 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11426
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/11 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O espectador da cena contemporânea : seu lugar em deriva, sua condição não passiva pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en contempory spectator pt_BR
dc.subject.en open art pt_BR
dc.subject.en post dramatic theater pt_BR
dc.subject.en theater reception pt_BR
dc.description.abstracten The developed research focuses on updating Umberto Eco‟s concept of “open art” mediated by a dialogue with the assumptions of Hans Thies Lehmann‟s “post-dramatic theater”, aiming the structuring of new thinking places to the spectator of the contemporary scene. It is understood that the theater of the last 50 years is marked by the intensity with which he deconstructed the traditional methods of doing theater, paving the way for the development of new processes of scenic experimentation. These processes not only redefine the notion of "final product”, but also began to redefine the strategies of access to the spectator - supplied by different understandings about the reception of performing arts and the current context of organization of social relations. Strategies that passes now, necessarily, by the rupture with the closed status of understanding the signs and scenic thereby installing processes reworking of his senses. For this reason, we opted for using the concept of “bricolage”, developed by Claude Levi-Strauss, as a theoretical tool able to elucidate this scenic reception based on connections and reframes of the definition of elements and new places to the viewer. It was shown, therefore, that this concept shares with the need to construct a new theoretical framework proposed by De Marinis, regarding the definition of the analytical category of model spectator. In this research, the spectator is defined as a “bricoleur”. To discuss such considerations, are considered 22 scenic experiences assumed as post dramatic and with which they are fought with some concerns. It is considered, finally and purposeful, the need to recognize the socio, political and cultural profiles of this viewer, thought by the discourses that profess the democratic access to contemporary art and, therefore, leaving no hierarchies on the relations of production and artistic reception. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa desenvolvida versa sobre a atualização do conceito de obra aberta de Umberto Eco mediada por um diálogo com os pressupostos do teatro pós dramático de Hans Thies Lehmann, objetivando pensar a estruturação de novos lugares do espectador da cena contemporânea. Entende-se que o teatro dos últimos 50 anos é marcado pela intensidade com que se desconstruiu os métodos tradicionais do fazer teatral, abrindo espaços para o desenvolvimento de novos processos de experimentação cênica. Estes processos não apenas redimencionaram a noção de “produto” final, como também passaram a redefinir as estratégias de acesso ao espectador – sustentadas por entendimentos diferenciados sobre a recepção das artes cênicas e o contexto atual de organização das relações sociais. Estratégias que passaram, necessariamente, pela ruptura com a condição fechada de entendimento dos signos cênicos e, desse modo, instalando processos de reelaboração dos seus sentidos. Por este motivo, optou-se pelo recurso ao conceito de bricolagem, numa acepção de Claude Lévi-Strauss, enquanto instrumento teórico capaz de elucidar esta recepção cênica pautada nas conexões e resignificações de elementos e na definição de novos lugares do espectador. Mostrou-se, portanto, que este conceito comunga com a necessidade de estruturação de um novo marco teórico, proposto por De Marinis, no que tange a definição da categoria analítica de espectador modelo. Na presente pesquisa, este espectador é definido como um bricoleur. Para discutir tais considerações, são destacadas 22 experiências cênicas assumidas como pós dramáticas e com as quais são travadas algumas problematizações. Considera-se, por fim e de modo propositivo, a necessidade de reconhecer o perfil sócio, político e cultural deste espectador, pensado a partir dos discursos que professam a democratização do acesso à arte contemporânea e, portanto, a desieraquização das relações de produção e recepção artísticas. pt_BR
dc.subject.pt espectador contemporâneo pt_BR
dc.subject.pt obra aberta pt_BR
dc.subject.pt teatro pós dramático pt_BR
dc.subject.pt recepção teatral pt_BR


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