dc.contributor.advisor |
Lucas, Marcos Vieira |
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dc.contributor.author |
Costa, Flávio Collins. |
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dc.date.accessioned |
2018-03-23T17:02:57Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-23T17:02:57Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Flávio Collins. Um estudo de três obras sinfonicas de Ernest Mahle: o encontro entre o compositor e o pedagogo. 2010. 595 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Londrina, 2010. OBS: parceria entre a universidade de Londrina, Londrina. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64761>. Acesso em: 23 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11431 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
restrictedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo de três obras sinfônicas de Ernst Mahle : o encontro entre o compositor e o pedagogo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study of three of Ernst Mahle’s symphonic works: the encounter between the composer and the pedagogue |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simões, Nailson de Almeida |
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dc.contributor.referee |
Bittencourt, Marcus Alessi |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mahle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anthroposophy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gebrauchtmusik |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present Master dissertation proposes an analysis of three symphonic works from the
composer and pedagogue Ernst Mahle, in order to draw a parallel between those compositions
and Paul Hindemith’s neoclassic thoughts, summarized in what has been called
Gebrauchtmusik. Taking as a starting point Mahle’s deep connections with anthroposophy and
with the thoughts of Goethe, which will explain the composer’s predilections for the
predominance of tonal and modal language in his works, the analysis will suggest
emphasizing the common points between the actions of the composer and of the pedagogue,
focusing on the peculiarities of Mahle’s symphonic writing with regards to the idiomatic,
highlighting the importance that this author’s symphonic production has to the practices
developed along with the orchestra of formative trait. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação de mestrado propõe uma análise de três obras sinfônicas do compositor
e pedagogo Ernst Mahle, buscando traçar um paralelo entre essas composições e o
pensamento neoclássico de Paul Hindemith, sintetizados no que se denominou
Gebrauchtmusik. Tendo como ponto de partida as profundas ligações de Mahle com a
Antroposofia e com o pensamento de Goethe, que explicarão as predileções do compositor
pela predominância do idioma tonal e modal em suas obras, a análise proporá destacar o
tangenciamento entre a ação do compositor e do pedagogo, enfocando as peculiaridades da
escrita sinfônica de Mahle no que diz respeito à idiomática, ressaltando a importância que a
produção sinfônica desse autor tem para as práticas desenvolvidas junto às orquestras de
caráter formativo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mahle |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Antroposofia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gebrauchtmusik |
pt_BR |