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Um estudo de três obras sinfônicas de Ernst Mahle : o encontro entre o compositor e o pedagogo

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dc.contributor.advisor Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.author Costa, Flávio Collins.
dc.date.accessioned 2018-03-23T17:02:57Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-23T17:02:57Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation COSTA, Flávio Collins. Um estudo de três obras sinfonicas de Ernest Mahle: o encontro entre o compositor e o pedagogo. 2010. 595 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Londrina, 2010. OBS: parceria entre a universidade de Londrina, Londrina. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64761>. Acesso em: 23 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11431
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights restrictedAccess pt_BR
dc.title Um estudo de três obras sinfônicas de Ernst Mahle : o encontro entre o compositor e o pedagogo pt_BR
dc.title.alternative A study of three of Ernst Mahle’s symphonic works: the encounter between the composer and the pedagogue pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Simões, Nailson de Almeida
dc.contributor.referee Bittencourt, Marcus Alessi
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Mahle pt_BR
dc.subject.en Anthroposophy pt_BR
dc.subject.en Gebrauchtmusik pt_BR
dc.description.abstracten The present Master dissertation proposes an analysis of three symphonic works from the composer and pedagogue Ernst Mahle, in order to draw a parallel between those compositions and Paul Hindemith’s neoclassic thoughts, summarized in what has been called Gebrauchtmusik. Taking as a starting point Mahle’s deep connections with anthroposophy and with the thoughts of Goethe, which will explain the composer’s predilections for the predominance of tonal and modal language in his works, the analysis will suggest emphasizing the common points between the actions of the composer and of the pedagogue, focusing on the peculiarities of Mahle’s symphonic writing with regards to the idiomatic, highlighting the importance that this author’s symphonic production has to the practices developed along with the orchestra of formative trait. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação de mestrado propõe uma análise de três obras sinfônicas do compositor e pedagogo Ernst Mahle, buscando traçar um paralelo entre essas composições e o pensamento neoclássico de Paul Hindemith, sintetizados no que se denominou Gebrauchtmusik. Tendo como ponto de partida as profundas ligações de Mahle com a Antroposofia e com o pensamento de Goethe, que explicarão as predileções do compositor pela predominância do idioma tonal e modal em suas obras, a análise proporá destacar o tangenciamento entre a ação do compositor e do pedagogo, enfocando as peculiaridades da escrita sinfônica de Mahle no que diz respeito à idiomática, ressaltando a importância que a produção sinfônica desse autor tem para as práticas desenvolvidas junto às orquestras de caráter formativo. pt_BR
dc.subject.pt Mahle pt_BR
dc.subject.pt Antroposofia pt_BR
dc.subject.pt Gebrauchtmusik pt_BR


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